Inscrições para o cargo de ouvidor iniciam na segunda-feira

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2014 15h45, última modificação 28/09/2021 08h32

A Câmara Municipal recebe, entre segunda e quarta-feira (1º a 3), as inscrições dos interessados em disputar a eleição para o cargo de ouvidor de Curitiba. A informação está disponível no edital 5/2014, publicado no Diário da Câmara nesta sexta-feira (28). O documento confirma para a próxima sexta-feira (5) a reunião em que os candidatos serão avaliados pela comissão eleitoral, que vai escolher três a serem sabatinados pelos vereadores no plenário da Casa. Destes, um será eleito pelos parlamentares (saiba mais).

O edital também tornou público as três entidades da sociedade civil que vão integrar a comissão eleitoral: a Federação Comunitária e Associações de Moradores do Paraná (Femoclan), a União das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes, Esportivas e Sociais da Regional Cajuru (Uamcebes) e o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol). A eleição ocorreu nesta sexta-feira (28), em reunião que teve a participação de 57 instituições. Além das entidades, comporão o colegiado três vereadores e três representantes da prefeitura, estes já indicados (veja a lista completa abaixo).

Na opinião do presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV), que conduziu a reunião, a participação da sociedade civil foi expressiva e corrobora a amplitude e a transparência na escolha do ouvidor. “Todo o processo está sendo público. Não convidamos "esta" ou "aquela" entidade, pois foi oportunizado a todas as instituições. Aqueles que quiseram, vieram e exerceram a democracia”, afirmou.

Entidades
Inicialmente, 90 entidades se inscreveram para participar da comissão eleitoral. Destas, 86 tiveram a inscrição homologada e 57 compareceram à eleição. Foram totalizados 171 votos, pois cada entidade teve que indicar outras três. A Femoclan recebeu 46 votos, seguida por Uamcebes, com 41 e pelo Sinclapol, com 37. Outros 47 votos foram distribuídos entre outras 11 instituições.

A reunião foi secretariada por Serginho do Posto (PSDB). Também acompanharam a votação os vereadores Chico do Uberaba (PMN), Chicarelli (PSDC) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).

Veja como ficou a comissão eleitoral
Representantes do Legislativo, indicados pelo presidente Paulo Salamuni:
Pier Petruzziello (PTB), Serginho do Posto (PSDB) e Cristiano Santos (PV).

Representantes da Prefeitura de Curitiba, indicados pelo prefeito Gustavo Fruet:
Secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado, secretária da Mulher, Roseli Isidoro e o procurador Joel Macedo Soares Pereira Neto.

Representantes da sociedade civil, eleitos entre as entidades inscritas:
Federação Comunitária e Associações de Moradores do Paraná (Femoclan), União das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes, Esportivas e Sociais da Regional Cajuru (Uamcebes) e o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol).