Influenciadores digitais recebem homenagem na Câmara Municipal

por João Cândido Martins de Oliveira Santos | Revisão: Ricardo Marques — publicado 18/05/2023 16h15, última modificação 18/05/2023 16h37
Para Alexandre Leprevost os influenciadores digitais são agentes de transformação.
Influenciadores digitais recebem homenagem na Câmara Municipal

A Câmara de Curitiba promoveu uma homenagem aos influenciadores digitais, por iniciativa do vereador Alexandre Leprevost. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O Dia do Influenciador Digital foi comemorado pela Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta-feira (18), num evento que teve a iniciativa e que foi presidido pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). Ele foi o autor do projeto que deu origem ao Dia do Influenciador Digital (lei 16.030/2022). Para o vereador, os influenciadores desempenham papel fundamental no desenvolvimento cultural, social e econômico de Curitiba.

Veja a sessão solene no Canal da Câmara Municipal no Youtube.

Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara.

A mesa do evento foi composta pelo vereador Alexandre Leprevost; Ney Leprevost, deputado estadual; Cinthia Genguini, secretária de Comunicação Social de Curitiba, representando o prefeito Rafael Greca; Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; Gabriel Tomasoni, relações públicas e influenciador digital, representando os homenageados. A sessão também teve a participação da cantora e influenciadora Rafa Gomes, vencedora do The Voice Kids 2016.

Saudação

Para Leprevost, proponente da homenagem aos influenciadores digitais, a data tem um significado especial, pois coincide com o Dia Mundial da Internet e o Dia Internacional das Telecomunicações. “Quem nunca comprou um produto baseado na opinião de um desconhecido? Quem nunca viajou para um destino após ver fotos expostas no Instagram ou quem nunca foi a um restaurante após ler uma avaliação positiva? Quem nunca buscou informações sobre saúde em perfis de profissionais da área? E quem nunca ousou trocar a marca de roupa preferida, após ouvir uma consultoria especializada on-line que recomendou uma nova coleção?”, perguntou o vereador.

Leprevost revelou seguir vários influenciadores e garantiu que a troca acrescenta muito à sua rotina. “Nesse contexto histórico, ressalto a importância do acesso coletivo a informações e à educação, além do papel fundamental da internet no desenvolvimento social e econômico”, disse ele. Para o parlamentar, o advento das redes sociais propiciou o surgimento dessa nova categoria de profissionais autônomos, especialistas em diversos setores como tecnologia, moda beleza, educação, política, turismo, gastronomia, esporte e comportamento, entre outros. “São agentes de transformação que compartilham conhecimentos, experiências e atendem demandas da coletividade”, declarou.

“Durante a pandemia”, lembrou Leprevost, “a presença online dos influenciadores foi um alento. Eles souberam se reinventar e, com criatividade e dedicação, impulsionaram empresas e produtos naqueles momentos de incertezas”. O propositor da homenagem destacou que, de acordo com dados levantados em 2021 pelo IBGE, 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet. Para ele, esse fato - associado à recentemente verificada liderança do Brasil no ranking dos países em que influenciadores digitais exercem mais poder sobre os consumidores - deixa claro que a categoria estabelece um canal de relacionamento direto entre as marcas e seus consumidores. “Tanto micro quando grandes empresas reconhecem a importância dos influenciadores."

“E é necessário da mesma forma enfatizar a relevância dos influenciadores como guias, pois, ao mostrarem os pontos turísticos da cidade, orientam visitantes e aquecem o turismo local”, disse o vereador. “Vocês são os pioneiros dessa profissão que exige comprometimento, dedicação e bom relacionamento. Obrigado a vocês por impactar positivamente a vida de milhares de seguidores e projetar Curitiba para o Brasil e para o mundo por meio da internet."

Pedido e convite

Ney Leprevost, deputado estadual, disse que tinha um pedido e um convite para fazer aos influenciadores homenageados por seu irmão, o vereador Alexandre Leprevost. O pedido foi para que os influenciadores, com seu conhecimento e sua presença on-line, possam contribuir no monitoramento de crimes sexuais praticados contra menores no ambiente virtual. “Não precisa nem ir à delegacia. Pode endereçar a denúncia de forma anônima ao meu gabinete e a gente encaminha às autoridades competentes que vão proceder as investigações”, afirmou.

Em seguida, o deputado explicou que seu convite diz respeito à intenção de implantar um programa no Paraná, aos moldes do que foi criado pelo governo estadual de São Paulo. “Preciso de voluntários com experiência como influenciadores para que ensinem jovens da periferia a influenciar e a multiplicar seus seguidores”, apontou. “A ideia é que esses novos influenciadores também consigam se tornar empreendedores digitais. Quando a gente melhora a vida de quem passa por dificuldades, a gente constrói uma cidade mais humana e solidária. Ninguém tem uma vida de qualidade onde convive com quem passa necessidade”, afirmou Ney Leprevost. 

Cinthia Genguini, secretária de Comunicação Social de Curitiba, disse que sua função de origem antes de assumir a pasta era justamente a de administrar as redes sociais da prefeitura. “Trago um abraço do prefeito Rafael Greca, que também é um influenciador digital, e quero cumprimentar todos os homenageados. Que vocês continuem criando bons conteúdos sempre com mais engajamento”, disse ela. A jornalista Michelle Stival, gestora das redes sociais da Diretoria de Comunicação Social da CMC, agradeceu o reconhecimento e pediu aos influenciadores homenageados que auxiliem na disseminação dos temas políticos por meio de collabs. “A política está em todos os lugares, no comércio, no meio ambiente, no asfalto. É um tema que às vezes pode ser complexo, mas nada impede que seja explicado por meio de uma linguagem simples”, apontou. 

Agradecimento

Para Ilan Kriger, influenciador, essa data ficará marcada na vida dos homenageados e de futuros influenciadores de Curitiba. “Mas o que é um influenciador?”, perguntou ele. “Ser influenciador é mais do que uma nova moda. Somos contadores de história, catalisadores de mudanças. Eu mesmo sou testemunha do poder de transformação que um influenciador pode ter. E há muitos mal entendidos por parte dos que tentam desqualificar os influenciadores como se seu trabalho fosse algo irrelevante”, afirmou. 

O influenciador entende que a atividade de influenciar pessoas no ambiente das redes sociais é uma forma de dar voz às causas sociais e de mobilizar a população em prol de causas de impacto real. “Seja informando, ou explicando ou fazendo comédia, somos produtores de conteúdos que ressoam por todo o Brasil, nos corações e mentes das pessoas. Nesse sentido, reafirmamos nosso compromisso de usar nosso poder de influência de forma positiva, pois juntos somos transformadores e podemos mudar o mundo”, concluiu. 

Homenageados

Amanda Albuquerque; Amanda Capellani; Amanda Carreira Sena; Ana Maria Vanin Kuklik; André Henning Ferreira; Anna Bruna Garau - do perfil Onde Vamos Hoje Curitiba; Auro Siqueira Ottoni; Bianca Valente Müller Rubini; Câmara de Curitiba; Carolina Amaral Kleinbrod; Ceres Taciana Battistelli; Daniel Castellano; Daniel Fiedler Rodrigues - do perfil Onde ir Curitiba; Daniel Monteiro da Silva - do perfil Visit Curitiba; Debora Venturi Nabhan - do perfil Curiti Kids; Eudes Henrique Grosse Holanda; Fernanda Cassou Nacli; Fernanda Cavalcanti de Albuquerque Pimpão; Fernanda Claudino dos Santos - do perfil Dia a dia Diabetes; Fernanda Faiçal Moran; Fernanda Regina Grzybowski - do perfil Passeios Curitiba; Frederico Fonseca; Gabriel Bernardo; Gabriel Tomasoni; Gabriela Dias Menta; Gianlucca Rodrigues Roldan - do perfil Comer em Curitiba; Giovana Reis Torquato e Mario Leonardo Torquato - do perfil Curitibando em Família; Ilan Kriger; Isabella Figueiredo Lee - do perfil Atualiza Curitiba; João Carlos Frigério - do perfil Plantão 190; Juliano Lorenz Oscar - do perfil Trétis; Julio Bino do Vale Neto - do perfil Dicas em Curitiba; Karolina Becker Trápaga - do perfil República de Curitiba; Kimberli Carvalho de Albuquerque; Leonardo Van der Neut de Mattos; Lívia Pulchério Almeida e Lorena Oliva Ramos - do perfil Hashtag Curitiba; Lucas Kessler Rocha Manoel; Luciana Gomes Roberto Varaschin - do perfil Muralzinho de Ideias; Manoela Medeiros de Medeiros; Marcos Slaviero - do perfil On the List; Mariah Luz - do perfil O Que Fazer Curitiba; Mariana Brandalise Destro; Marina Mendonça Cavalin - do perfil Guria da Insulina; Mario de Lima - O Marinho do RAP; Max Porto; Melina Figueiredo Lee - do perfil Seu Guia Curitiba; Michael Devis; Michele Aparecida Parente; Monique Liane da Silva; Natalia Bianchini Bueno de Oliveira - do perfil Rolês Curitiba; Pablo Vaz; Pamela Isabeli Perussi; Paola Carrijo; Patricia Bianco; Pedro Montes Réa; Prefeitura de Curitiba; Priscilla Gomes Bastos Cruz - do perfil Tagueando o Bigorrilho; Rafa Gomes; Rafael de Britto Rodrigues; Rafaela Sionek; Renata Tajes Lindner - do perfil Qual a Boa Hoje Curitiba; Ricardo Augusto Tortato - do perfil Curitiba Cult; Samuel da Costa - do perfil Associação dos Rimadores; Sandro Dalpícolo; Thayane C. Kuenzer Goes Milani; Vinicius Matheus França -do perfil Sabores de Curitiba; Wagner Santiago; Yannih Tsushima - do perfil Curitibanas.