Câmara apoia pedido de novas calçadas no entorno da futura Regional CIC

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 18/05/2023 11h45, última modificação 18/05/2023 11h48
Toninho da Farmácia elogiou projeto da Prefeitura de Curitiba para a região, mas disse que novas calçadas são questão de segurança.
Câmara apoia pedido de novas calçadas no entorno da futura Regional CIC

Das indicações ao Executivo na pauta de quarta-feira, apenas as duas de Toninho da Farmácia foram votadas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Com a construção da nova Administração Regional do CIC, que irá, com certeza, valorizar muito a região, e é de grande importância para a comunidade, é que eu peço a padronização das calçadas [no entorno do novo prédio]. Temos que garantir mais segurança para as pessoas que irão circular por aquele trecho”, disse o vereador Toninho da Farmácia (União), na quarta-feira (17), pouco antes de conquistar os votos necessários para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) enviar seu pedido ao Executivo (205.00200.2023).

“Queremos uma Regional muito bonita, à altura da grande estrutura do maravilhoso projeto que nos foi apresentado [pela Prefeitura de Curitiba]. Mas a padronização das calçadas é necessária para garantir a segurança das pessoas que vão frequentar a nova Regional e utilizar seus serviços públicos. Acontece que a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais [onde será feita a obra] é um dos conjuntos habitacionais mais antigos de Curitiba e suas ruas são estreitas, além de um lado e do outro serem binários [vias de tráfego mais rápido]”, argumentou Toninho da Farmácia. 

Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população e são submetidas ao plenário, que tem poder para recusá-las ou endossá-las. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou a medida – a não ser os registros verbais durante o debate, que ficam disponíveis à população no canal do YouTube ou nas notas taquigráficas.

US Vila Verde

Os vereadores de Curitiba também apoiaram outro pedido de Toninho da Farmácia ao Executivo, no qual ele pede a colocação de calhas no entorno da Unidade de Saúde (US) Vila Verde, no bairro CIC (205.00199.2023). “Ali, na Unidade de Saúde, justamente por onde os funcionários passam, a água da calha, em dias de chuva, [extravasa o duto e] cai na calçada da área de serviço. Por isso, é importante melhorar a captação e até colocar uma cobertura naquele corredor”, argumentou o vereador.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba