Influenciadora Katherine Bittencourt recebe homenagem da CMC

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 23/11/2023 11h35, última modificação 23/11/2023 11h46
Além da influenciadora, a Câmara reconheceu o trabalho de startup, de agente da Polícia Civil e de empresário de Curitiba.
Influenciadora Katherine Bittencourt recebe homenagem da CMC

Com 156 mil seguidores no Instagram, Kat promove sustentabilidade e dá visibilidade aos catadores de recicláveis. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A influenciadora digital Katherine Fontinelly Bittencourt recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) durante a sessão plenária desta terça-feira (21). A homenagem, de autoria do vereador Marcos Vieira (PDT), reconhece o trabalho dela na promoção da sustentabilidade e por dar visibilidade aos profissionais catadores de recicláveis no perfil "Papel e Moeda", da rede social Instagram, que atualmente conta com 156 mil seguidores.

“A Kat, como é conhecida por nós”, disse Vieira, “tem uma linda história, trajetória de vida, juntamente com sua mãe. Em 2017, no meu primeiro ano de vereador, eu já tive a honra de conceder o Prêmio de Ecologia e Ambientalismo para a associação que a Sandra [Mara de Lemos, mãe da homenageada] era presidente”. Além de divulgar a ação dos catadores, que são responsáveis pela coleta de mais de 80% do material reciclável da cidade, Kat também é catadora da Associação Projeto Mutirão.

“Mesmo hoje, com toda sua fama, você acredita nesse trabalho, que faz um bem enorme para a cidade e para o meio ambiente”, acentuou o vereador. “Essa menina que cresceu na periferia da cidade se tornou uma jovem, uma mãe, e hoje, uma mulher de resistência, que não desiste, que luta e que é um exemplo para todos nós”, concluiu o vereador. A homenageada estava acompanhada da mãe e das filhas, Isabella e Sophia (077.00699.2023).

Petruzziello entrega prêmio à empresa Earth Renewable TechnologiesCMC entrega Prêmio Ecologia e Ambientalismo à Earth Renewable Technologies

Na mesma sessão plenária, a empresa ERT - Earth Renewable Technologies recebeu o Prêmio Ecologia e Ambientalismo de Pier Petruzziello (PP). A homenagem foi entregue ao CEO da empresa, Kim Gurtensten Fabri, que estava acompanhado da esposa, Camila Fabri de Saab.

O homenageado não pôde estar presente na solenidade de entrega do prêmio, realizada em setembro deste ano. A ERT, relatou Petruzziello, “surgiu há 12 anos como uma startup na Clemson University, no estado americano da Carolina do Sul”. Há dois anos, Kim iniciou uma pesquisa com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), focada no desenvolvimento de polímeros fabricados a partir da cana-de-açúcar (030.00004.2023).

“Imaginem uma sacola plástica feita com esse material”, sugeriu o vereador, que se decompõe, “que desaparece no ecossistema, ou seja, ajuda muito a questão ambiental”. “É a primeira fábrica da América Latina focada na produção de plásticos com base em polímeros biodegradáveis. Isso significa que, pela primeira vez na história, uma empresa passa a produzir em território nacional uma solução alternativa ao plástico derivado de petróleo. O material produzido é biodegradável, de base orgânica, e renovável”, concluiu o parlamentar.

Kuzma entrega homenagem a Sebastião Afonso FerreiraAgente Afonso Ninja recebe Votos de Congratulações

Já na sessão da segunda-feira (20), Tico Kuzma (PSD) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao agente de polícia judiciária Sebastião Afonso Ferreira. Conhecido como Afonso Ninja, atualmente o homenageado está lotado na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná. 

“A Polícia Civil do Paraná foi criada no dia 28 de setembro de 1853, com a assinatura de Dom Pedro II no decreto imperial n° 1237. A instituição é formada por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados”, explica Kuzma na justificativa da proposição (077.00664.2023). Outras homenagens foram entregues pelos vereadores no fim de outubro, em função dos 170 anos da Polícia Civil do Paraná (PC/PR), mas ele não pôde comparecer na ocasião.

Tito entrega homenagemRestaurante Gado Nobre recebe congratulações da Câmara

Por fim, nesta quarta-feira (22), o Restaurante Gado Nobre recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos “pela qualidade e atendimento aprimorado dentro do mais elevado padrão gastronômico”. A homenagem foi entregue pelo vereador Tito Zeglin (PDT) ao proprietário do estabelecimento, José Roberto Karpinkski (077.00708.2023).

“O estabelecimento tem o nível de satisfação de seus clientes expresso na constante lotação. Com destaque no atendimento de sua equipe, sempre disponível com extrema cortesia e na qualidade das refeições que atendem os paladares mais exigentes”, elogiou o parlamentar.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques