Incentivo ao esporte em Curitiba será debatido com a Smelj

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/10/2023 08h30, última modificação 16/10/2023 18h01
Smelj vai apresentar políticas públicas de incentivo ao esporte na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba, na próxima quarta (18).
Incentivo ao esporte em Curitiba será debatido com a Smelj

O secretário municipal do Esporte, Carlos Eduardo Pijak Junior, durante fala na Câmara em junho passado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

*** A participação do secretário na Tribuna Livre foi adiada. O debate agora será sobre a importância dos primeiros socorro (076.00047.2023).

O tema em pauta na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), durante a sessão plenária da próxima quarta-feira, serão as políticas públicas de incentivo ao esporte. O convidado para o espaço democrático de debates do Legislativo é o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior.

A proposição partiu do vereador João da 5 Irmãos (União). Ele destaca as atividades realizadas pelo Departamento de Lazer da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que desenvolve ações gratuitas para a comunidade dentro do conceito em que a prática da atividade física é associada tanto à qualidade de vida e quanto à ludicidade.

O secretário municipal Carlos Eduardo Pijak Junior é licenciado em Educação Física e mestre em Sociologia do Esporte, História e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2006, é professor concursado das redes municipal e estadual de ensino. Tem experiência em gestão pública: já teve cargos de coordenação no Governo do Paraná e, na Smelj, foi diretor pela primeira vez de 2011 a 2012, no Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social. 

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas em pauta são sugeridos pelos próprios parlamentares, que, por meio de um requerimento, indicam uma entidade para dialogar no plenário, sobre um tema de livre escolha.

As falas neste espaço podem servir, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização. Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente.

Veja aqui os temas já debatidos no ano de 2023.