Homenagem póstuma: servidor de Curitiba dará nome a rua do Cajuru

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/02/2024 11h35, última modificação 29/02/2024 17h03
José Machado Filho dará nome a rua no Cajuru, em Curitiba. Servidor municipal faleceu por complicações da covid-19.
Homenagem póstuma: servidor de Curitiba dará nome a rua do Cajuru

Serginho do Posto explicou que a denominação é especificada e deve ser formalizada nos próximos meses. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (28), o plenário aprovou homenagem póstuma ao servidor municipal José Machado Filho, falecido em julho de 2022, aos 56 anos de idade, por complicações da covid-19. Aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em primeiro turno unânime, com 30 votos “sim”, o projeto de lei dá o nome do funcionário público a uma rua do bairro Cajuru. 

Autor da proposta, o vereador Serginho do Posto (União) reforçou que a denominação é especificada – isto é, já foi reservado um logradouro para a homenagem – e deve ser formalizada pelo Executivo nos próximos meses. “Este logradouro foi recentemente passado a domínio público, nós temos uma escola e um Centro Municipal de Ensino Infantil [Cmei] nesta localização, [...] este local é muito especial para a comunidade do bairro Cajuru, e ele tem familiares muito próximos deste local”, pontuou.

Criado pelo decreto municipal 1.724/2022, o logradouro foi codificado como S.934.S (008.00009.2023). Tecnólogo em Gestão Pública, José Machado Filho ingressou na Prefeitura de Curitiba em 1995. Ele chegou a ser chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e, ao falecer, era chefe de gabinete da Secretaria do Governo Municipal (SGM). 

Serginho do Posto lembrou que o homenageado recebeu, por sua iniciativa, o Prêmio Servidor Público Padrão, em 2006. “A gente acaba admirando algumas pessoas ao longo da nossa caminhada”, disse o autor. Machado Fillho, continuou, “era uma pessoa de muita retidão, de muita seriedade no que fazia e que auxiliava muito as demandas do Poder Legislativo, para que pudesse dar andamento”. 

“Primeiro, [ele] sempre [foi] muito discreto, [...] Curitiba tem um quadro de muitos servidores técnicos, isso é uma grande verdade, nas mais diversas secretarias. Na Secretaria do Governo, então, todos são muito comprometidos”, elogiou Pier Petruzziello (PP). Ele lamentou a “morte muito rápida” do “Zé”, como o homenageado era conhecido.

Ele realmente fez um serviço para a cidade de Curitiba, não é para o vereador ou para o secretário”, completou Petruzziello. Sidnei Toaldo (PRD) reforçou o comprometimento de Machado Filho com o serviço público. “Ele sempre nos atendeu com muita presteza”, afirmou. “Um servidor que nunca teve vaidades. Eu nunca vi o Zé querendo aparecer numa foto”, complementou Mauro Bobato (Pode). O projeto de  lei retorna à pauta, para a confirmação pelo plenário, na sessão da próxima segunda (4).