Frente do Carnaval homenageia escolas e blocos e comemora 50 mil espectadores

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/02/2024 10h05, última modificação 08/03/2024 14h26
O trabalho dos carnavalescos foi exaltado. A Frente Parlamentar do Carnaval direcionou R$ 480 mil em emendas para o Carnaval e para a manutenção das escolas.
Frente do Carnaval homenageia escolas e blocos e comemora 50 mil espectadores

Escolas de samba e blocos carnavalescos foram homenageados em sessão solene pelos vereadores que compõem a Bancada do Carnaval. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou escolas de samba e blocos carnavalescos pelo seu empenho na realização do Carnaval 2024. A iniciativa foi promovida pela Frente Parlamentar do Samba, do Carnaval e das Políticas Culturais do Município de Curitiba. Compuseram a mesa: Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da Frente, representando o presidente, vereador Angelo Vanhoni (PT); os vereadores Rodrigo Reis (União), Dalton Borba (PDT), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Professora Josete (PT), todos integrantes da Frente Parlamentar; Edson Bueno, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), representando Ana Cristina de Castro, presidente do órgão; e Jefferson Pires de Assis, presidente da Liga das Escolas de Samba.

Assista à sessão solene no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos do evento no Flickr da Câmara

Saudação

Alexandre Leprevost agradeceu a todos pela presença na sessão e disse estar representando o vereador Angelo Vanhoni, presidente da Frente Parlamentar, que não pôde comparecer por motivos de saúde. Leprevost afirmou que eventos como essa sessão e também a homenagem aos carnavalescos realizada na terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por iniciativa dos deputados Ney Leprevost e Alexandre Cury, têm por finalidade o fortalecimento do Carnaval em Curitiba. “Neste ano”, continuou Alexandre Leprevost, “tive o privilégio de acompanhar diversos ensaios e fui bem acolhidos em todos os lugares em que estive. Foi bonito de ver como essa festa reúne pessoas de todas as idades, desde crianças até os idosos. Uma festa para toda a família”.

Refutando a visão de que em Curitiba não há Carnaval, ou de que seria um Carnaval fraco, Leprevost citou uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), segundo a qual o movimento nos estabelecimentos comerciais da cidade teve um aumento de 20% no Carnaval de 2024. O vice-presidente da Bancada do Carnaval lembrou da importância dos enredos das escolas de samba, pois são eles que vão tratar de questões históricas, culturais e sociais, orientando o desenvolvimento das demais atividades, como a montagem de figurinos, cenografias e coreografias. De acordo com o parlamentar, a soma desses esforços enriquece a experiência do público. “É a sintonia entre os envolvidos que possibilita a realização do espetáculo apresentado na avenida. Foram desfiles memoráveis que celebraram a diversidade cultural brasileira”.

Leprevost comentou que fez questão de levar seu filho para assistir os desfiles na avenida Marechal Deodoro e revelou que em certos momentos, ficou emocionado com a passagem das escolas. Na condição de vice da Frente Parlamentar do Carnaval, o vereador reforçou seu compromisso com a defesa da festa popular em Curitiba e apontou que uma possibilidade para melhorar ainda mais a realização do evento seria a proposição de parcerias público-privadas. Leprevost finalizou salientando a importância da Frente Parlamentar do Carnaval, não só pelo encaminhamento de emendas parlamentares ao orçamento do Município em prol das escolas e blocos, mas também por meio da criação de políticas públicas que deem atenção a essas entidades não só durante o carnaval.

Carnaval é legítimo representante da cultura da cidade

Acometido pela covid, o vereador Angelo Vanhoni, presidente da Frente Parlamentar do Carnaval, não pôde comparecer ao evento, mas encaminhou um vídeo no qual cumprimentou os vereadores e vereadoras que ajudaram a construir o que, de acordo com ele, foi o melhor Carnaval de Curitiba todo os tempos. “Nos encontros da Frente, debatemos o Carnaval durante um ano e pudemos encaminhar uma emenda de valor significativo, não somente para cobrir os custos da realização do evento, mas também para proporcionar apoio à manutenção das escolas. Os vereadores da Frente estão nessa luta para que o Carnaval represente de forma legítima a cultura curitibana”, afirmou Vanhoni.

“Não posso deixar de me curvar à grandeza de todos que estão aqui. Esse Carnaval foi fruto de um trabalho árduo de perseverança e fé”, afirmou o vereador Dalton Borba, que também integra a Bancada do Carnaval. Ele comentou que participou do desfile da escola Enamorados. “Fui acolhido e tive uma sensação maravilhosa de pertencimento. Só quem desfila sabe do que estou falando”, disse Borba. Ele destacou que a Frente não vai poupar esforços para que o carnaval de Curitiba cresça mais e traga orgulho para a cidade.

Rodrigo Braga Reis (União) reforçou o sucesso do carnaval realizado em Curitiba. “É importante divulgar o Carnaval. Quem critica essa festa, é porque não a conhece”, disse o vereador, que também salientou a importância da emenda ao orçamento proposta pela Frente do Carnaval. Para a vereadora Professora Josete (PT), a importância da homenagem aos integrantes das escolas e blocos, visa também exaltar a divulgação da cultura promovida por estas entidades. “Como professora, destaco esse aspecto da festa”, disse Josete, que finalizou enfatizando a importância dos eventos pré-carnavalescos em Curitiba.

Giorgia Prates disse que sempre acompanhou o Carnaval, inclusive como fotógrafa profissional e, para ela, nos últimos anos houve avanços. Somente agora, como vereadora, Giorgia teve a oportunidade de visitar os galpões onde são confeccionados figurinos e adereços. “Vendo todo aquele trabalho, pude ter um entendimento melhor do funcionamento das escolas”, disse a vereadora, que também destacou o fato de que boa parte dos enredos trata das questões populares, fato que, na sua visão, é natural, considerando que é uma festa feita pelo povo. “Talvez esse tenha sido o motivo do preconceito que vigorou por tantos anos contra o Carnaval em Curitiba. Porque é uma festa feita pelo povo”, afirmou ela. Giorgia finalizou, destacando que o trabalho desenvolvido pela Frente do Carnaval não é um favor que os vereadores prestam aos carnavalescos. “São vocês que realmente fazem a festa”, concluiu.

50 mil espectadores e a possibilidade de patrocínio na avenida

De acordo com Edson Bueno, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Carnaval de Curitiba atingiu um nível muito alto nos últimos anos, e isso é verificável não só pela qualidade dos desfiles, mas também pela presença massiva do público. Segundo ele, 50 mil pessoas assistiram e participaram do Carnaval de Curitiba no ano de 2024. Para Bueno, o sucesso da festa rompe definitivamente com uma mentira que circulou por anos, de que Curitiba não teria Carnaval. “Quem faz o Carnaval de Curitiba não somos nós. São vocês, os carnavalescos. São vocês que trazem a beleza, o encantamento e a energia”. Edson Bueno frisou a relevância da Frente Parlamentar do Carnaval. “Em Curitiba, a legislação não permite a exposição de publicidade mediante patrocínio de empresas na avenida, mas os vereadores podem mudar isso”, observou.

Não temos voz na Comissão do Carnaval”, diz presidente da Liga das Escolas

Jefferson Pires de Lima de Assis, presidente da Liga das Escolas de Samba de Curitiba, disse que a existência de uma Frente na Câmara Municipal voltada especificamente para as questões que envolvem a realização do Carnaval em Curitiba representa o melhor momento político já vivido por esta festa na cidade, mas pontuou que o Carnaval em Curitiba ainda merece reparo em vários aspectos. “Agradecemos à bancada e à FCC, mas não se trata apenas de uma questão de verbas públicas e leis. Precisamos ter voz na Comissão do Carnaval. Hoje é um momento de agradecimento, mas os carnavalescos não participam das decisões e não têm voz na Comissão do Carnaval”, declarou Assis. 

Ainda de acordo com o presidente da Liga das Escolas de Samba de Curitiba, “a Fundação faz um trabalho bem feito, mas tudo que está relacionado à festa é decidido pela Prefeitura e, muitas vezes, é necessário praticamente implorar para se conseguir a solução de determinadas demandas. Não há possibilidade de negociação”. Para Assis, é necessário que a lei que instituiu a Comissão seja revista no sentido de que as decisões sejam tomadas com a participação de representantes das escolas e blocos.

Aqueles que trabalham nos galpões

No entendimento de Paulo Roberto Scheunemann, presidente da escola Acadêmicos da Realeza, que foi a vencedora do Carnaval de Curitiba de 2024, os verdadeiros executores do Carnaval são aqueles que trabalham nos galpões. “Fomos campeões nesse ano, mas isso não diminui o trabalho desenvolvido por outras escolas e o que se percebe é que o Carnaval de Curitiba subiu muito a régua. Hoje, estamos no mesmo nível dos melhores carnavais do Sul do Brasil”, afirmou o presidente da Escola Realeza. Altamir Jorge Lemos, presidente da escola Mocidade Azul, disse que um título é muito importante para os carnavalescos, mas tão importante quanto isso é o reconhecimento pelo trabalho, como o que aconteceu no evento realizado na Alep e na sessão realizada pela Câmara Municipal de Curitiba.

Premiações

Receberam Votos de Congratulações e Aplausos as escolas: Acadêmicos da Realeza (1º lugar do Grupo Especial); Mocidade Azul (2º lugar do Grupo Especial); Deixa Falar (3º lugar no desfile do Grupo Especial); Enamorados do Samba; e Leões da Mocidade (1º lugar do Grupo de Acesso).

Escolas e Blocos homenageados

Escola de Samba Acadêmicos da Realeza; Escola de Samba Os Internautas de Pinhais; Grupo Rancho das Flores; Associação Afoxé; Escola de Samba Embaixadores da Alegria; Bloco Boêmios e Madames; Escola de Samba Enamorados do Samba; Bloco Púrpura; Escola de Samba Leões da Mocidade; Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis e Sacis; Escola de Samba Imperatriz da Liberdade Bloco As Extraordinárias; Escola de Samba Deixa Falar; Associação de Cultura Chinesa do Paraná Bloco de Samba Boca Negra; Escola de Samba Mocidade Azul; Bloco Afro Pretinhosidade; Bloco de Maracatu Aroeira.

Também integram a Frente Parlamentar do Samba, do Carnaval e das Políticas Culturais os vereadores: Beto Moraes (PSD), João da 5 Irmãos (União), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV) e Oscalino do Povo (PP).