Guarda Municipal é homenageada por redução da violência em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 12/06/2019 12h25, última modificação 09/11/2021 07h15

Pelos resultados da parceria com a Polícia Militar do Paraná para a redução da violência na capital, a Guarda Municipal (GM) de Curitiba foi homenageada nesta quarta-feira (12) pelo Legislativo. A cidade vem obtendo sucessivos recordes na redução das mortes violentas, como destacou o secretário da Defesa Social, Guilherme Rangel, que esteve na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para receber os votos de louvor e congratulações, em nome da corporação, das mãos do presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), autor da proposta (077.00214.2019).

“A média nacional é de 25 mortes violentas para 100 mil habitantes. Em Curitiba, que registrou uma queda de 38% nos homicídios dolosos, temos 12 mortes violentas por 100 mil habitantes. É menos da metade”, destacou Rangel, agradecendo a parceria da CMC com a Prefeitura de Curitiba, que resultou na destinação de R$ 5 milhões de economias do Legislativo para a Guarda Municipal. Em março, os equipamentos comprados com esses recursos foram recebidos pela GM (leia mais). A lista inclui novas viaturas, módulos móveis, kits anti tumulto, pistolas e câmeras de monitoramento.

Confira um vídeo com o resumo da homenagem em nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

“Foram 10 novas viaturas, que com as outras 90 que a gente já possuía, reforçam o policiamento [ostensivo]. E com a integração entre as forças policiais, a população não quer saber a cor da farda. Ela quer segurança. E não existe isso de ‘sensação de segurança’. Segurança ou você tem, ou você não tem. E graças ao apoio da Câmara conseguimos investir também em tecnologia e a Muralha Digital está finalmente caminhando”, continuou Guilherme Rangel.

Muralha Digital é o nome dado ao sistema de câmeras em pontos-chave da cidade, ligadas a programas de reconhecimento facial e de veículos, cujos dados seriam usados pelas forças de segurança pública para monitoramento de crimes. Em março, os vereadores de Curitiba aprovaram a Política Municipal de Videomonitoramento, que estabelece a base jurídica para a implantação do sistema (leia mais). “Eu me sinto honrado em receber esta homenagem da CMC, porque o reconhecimento é importante. Muitas vezes as forças de segurança acabam deixadas de lado [pela sociedade], então ter o respaldo de uma instituição como a Câmara de Curitiba é importante”, agradeceu o secretário da Defesa Social.

“Parabéns pela condução da secretaria”, disse Sabino Picolo a Guilherme Rangel, estendendo aos demais parlamentares a autoria da homenagem. “É uma iniciativa de todos os vereadores da CMC homenagear a Guarda Municipal pelo comprometimento que a GM tem com a cidade. A Câmara vem fazendo um trabalho de economizar recursos públicos desde [a gestão dos ex-presidentes] Paulo Salamuni, Ailton Araújo, Serginho do Posto. Deixamos de fazer muitas melhorias na CMC para ajudar a prefeitura no momento mais difícil. Para a Guarda Municipal, foram R$ 5 milhões que a Câmara deu para a cidade”, destacou o presidente do Legislativo.

Femoclam
O vereador Zezinho Sabará (PDT) também exaltou a passagem pelos 33 anos de criação da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), entidade que, segundo ele, pratica um “belíssimo trabalho”, junto às associações de moradores. Estavam presentes Nilson Pereira, presidente; João Pereira, fundador da entidade que foi ainda presidente por três gestões; e outros integrantes da Federação.