Galdino questiona Prefeitura sobre arrecadação do IPTU pago pelos shoppings

por Assessoria Comunicação publicado 17/01/2014 16h10, última modificação 21/09/2021 11h03

Requerimento protocolado pelo vereador Professor Galdino (PSDB), nesta semana, na Câmara Municipal, solicita à Prefeitura que forneça informações quanto à arrecadação de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) dos shopping centers instalados em Curitiba. Para o vereador, tais estabelecimentos são concentradores de riqueza que dificultam o andamento do comércio convencional estabelecido em seu entorno.    

Galdino pergunta qual o valor de IPTU arrecadado em 2013, de cada um dos centros comerciais e shopping centers da capital. O vereador solicita à Prefeitura (062.00002.2014) a lista completa e detalhada dos estabelecimentos, com os respectivos valores pagos.

“Considerando a verdadeira intervenção urbana que representa a instalação e a manutenção de um shopping, qual a contrapartida tributária que tais estabelecimentos oferecem ao município? A sociedade é compensada financeiramente pelos eventuais transtornos decorrentes da implantação destes locais?”, indaga Galdino. “Certamente estas informações podem contribuir para a melhor compreensão do sistema urbanístico e econômico da cidade e, até servir para potencializar novas proposições”, enfatiza o parlamentar.