Frente Parlamentar dos Taxistas de Curitiba debate pautas da categoria

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 05/04/2024 16h30, última modificação 05/04/2024 16h43
Nova Lei do Táxi e aplicativo público foram alguns dos temas debatidos na reunião da Frente Parlamentar dos Taxistas da Câmara de Curitiba, nesta quinta (4).
Frente Parlamentar dos Taxistas de Curitiba debate pautas da categoria

Reivindicações apresentadas pelos taxistas serão levadas ao Executivo; sugestão à Prefeitura deve ser votada na próxima semana. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

Em reunião na tarde desta quinta-feira (4), a Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas recebeu representantes de cooperativas e de entidades de classe da categoria, além de motoristas autônomos. Os principais temas em pauta foram a revisão da Lei Geral do Táxi, em discussão pelo Executivo, e a criação de um novo aplicativo público para ofertar o serviço à população e aos turistas que visitam a cidade. Também foram abordados os pontos semiprivativos e os corredores para táxis em grandes eventos; o valor e a transferência da outorga; e o aluguel dos táxis elétricos.

Na avaliação do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas, vereador Alexandre Leprevost (União), a reunião foi produtiva, “com considerações relevantes à classe”. “Vamos encaminhar imediatamente à Prefeitura requerimentos com ajustes necessários sobre pautas que foram alinhadas neste encontro, como questões relacionadas às vistorias, transferências de licenças e outorga. Nós precisamos evoluir na nova lei do táxi e vamos cobrar celeridade do Executivo para que as discussões avancem na Câmara Municipal”, aponta.

Os taxistas precisam do nosso apoio. Além de serem o cartão-postal da cidade, são fundamentais para proporcionar um transporte eficiente, com qualidade e segurança para moradores e turistas”, prossegue Leprevost. Membro do grupo de trabalho, Herivelto Oliveira (Cidadania) relembrou votações importantes para a classe nos últimos anos, em especial durante a pandemia de covid-19.

Como um dos encaminhamentos da reunião, Leprevost propôs uma sugestão à Prefeitura de Curitiba. O pedido é para que o Executivo “antes da elaboração ou alteração de uma legislação específica, crie um canal de diálogo com os setores que serão diretamente impactados”, a exemplo da revisão da lei 13.957/2012, que rege o serviço de táxi na capital, ou da implantação do novo app. A proposição entra na pauta do plenário na próxima semana (205.00127.2024).

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditaxi-PR), Djalma Rodrigues, “a categoria precisa estar atenta à nova lei”. O presidente da Frente Nacional do Táxi (Frenataxi), Erasto Luiz Ribas, defende que o meio de transporte é seguro e confiável, mas que precisa de mais apoio do Executivo. Ele comentou, por exemplo, que um novo aplicativo público precisaria receber investimentos em publicidade.

Representando os taxistas autônomos, André Charão pediu à Urbs a ampliação dos pontos semiprivativos e a fiscalização contra a “pirataria” nos grandes eventos. Segundo ele, o ponto para a parada noturna de táxis na avenida Batel, por exemplo, não é respeitado, dificultando o trabalho da categoria. O presidente da Radiotáxi Faixa Vermelha, Edegard Borges de Oliveira; o diretor da Mega Táxi, Edgard Afonso dos Santos; e o secretário-geral do Sinditaxi-PR, Luiz Carlos Malaquias, também compuseram a mesa dos trabalhos.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas foi instalada em outubro do ano passado. Além de Leprevost e de Oliveira, o grupo suprapartidário reúne os vereadores Mauro Bobato (PP), vice-presidente, Beto Moraes (PSD), Ezequias Barros (PMB), Leonidas Dias (Pode), Mauro Ignácio (PSD), Noemia Rocha (MDB), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP) e Serginho do Posto (PSD). 

Clique na imagem abaixo e confira, no nosso Flickr, os registros da reunião:

04/04/2024 - Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas.