Em sessão solene, Câmara de Curitiba entrega o Prêmio Mérito Esportivo 2024

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 05/04/2024 17h30, última modificação 05/04/2024 17h34
Para homenageados, o esporte, além de transformar as vidas, também é um mecanismo de ajuda numa sociedade dominada pelo estresse.
Em sessão solene, Câmara de Curitiba entrega o Prêmio Mérito Esportivo 2024

Prêmio Mérito Esportivo 2024 foi entregue em sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Curitiba nesta quinta-feira (4). (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu a entrega do Prêmio Mérito Esportivo 2024. A cerimônia teve a presidência do vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Casa. Além dele, a mesa foi composta pelos seguintes vereadores: Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente; Mauro Bobato (PP) terceiro-secretário; Leonidas Dias (Pode), quarto-secretário; Osias Moraes (PRTB), primeiro-secretário; Tico Kuzma (PSD), líder do governo; Serginho do Posto (PSD), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização.

Também participaram da sessão os vereadores Alexandre Leprevost (União); Bruno Pessuti (Pode); Ezequias Barros (PRD); Herivelto Oliveira (Cidadania); Hernani (Republicanos); Jornalista Márcio Barros (PSD); Marcos Vieira (PDT); Nori Seto (PP); Oscalino do Povo (PP); Pastor Marciano Alves (Republicanos); Pier Petruzziello (PP); Professor Euler (MDB); Rodrigo Braga Reis (sem partido); Sidnei Toaldo (PRD); Toninho da Farmácia (PSD) e Zezinho do Sabará (sem partido). A cerimônia contou com a presença de Elias Evangelista, vereador na cidade de Igarapé (MG).

Assista a sessão solene no canal da CMC no YouTube

 

Premiados têm histórias de superação

O vereador Jornalista Márcio Barros pronunciou a saudação oficial da Câmara aos 25 homenageados com o Prêmio Mérito Esportivo 2024, honraria que foi instituída no ano de 1991. “Hoje é uma noite especial, na qual nos reunimos para celebrar o esporte, que é algo que vai além das competições ou troféus. Essa premiação também é uma forma de reconhecer histórias de superação, dedicação e resiliência que acontecem todos os dias. Seja dentro da quadra, do campo ou do tatame, ou mesmo atrás de uma mesa, fazendo o planejamento para que alguém atinja seus objetivos”, afirmou o parlamentar. Para Barros, o prêmio é o reconhecimento do esforço daqueles que, em suas comunidades, estão fazendo a diferença por meio de suas ações.

Os homenageados dessa noite personificam o verdadeiro espírito do esporte, nos inspirando a trabalhar juntos para construir um mundo mais justo e solidário”, afirmou o Márcio Barros. De acordo com o vereador, o esporte não conhece fronteiras. “Ele une pessoas ensinando valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. Mas, mais importante do que isso, o esporte oferece oportunidades, transformando a sociedade”, disse. No entendimento de Barros, os benefícios da prática esportiva dizem respeito não apenas a oportunidades oferecidas a jovens em situação de vulnerabilidade, mas também a adultos que precisam sair do sedentarismo. “Mesmo que a pessoa não se torne um atleta, praticando esportes ela vai se tornar um cidadão melhor”, concluiu.

Esporte: meio de transformação social e de combate ao stress

Rodrigo Ferla Martins, coordenador nacional e head coach da Seleção Brasileira de Parataekwondo, agradeceu em nome dos homenageados. Para ele, a homenagem é o reconhecimento ao esforço e à dedicação de pessoas que vivem o esporte e que abriram mão de muitas coisas para abraçar a profissão. “Durante meus 32 anos de prática do taekwondo, posso afirmar que o esporte foi minha escola na vida, na qual aprendi lições que até hoje carrego”, afirmou. Para o homenageado, o esporte é uma importante mecanismo de educação, contribuindo na formação de crianças e adolescentes. “Essa é a razão pela qual o poder público deve incentivar a prática do esporte para toda a população. O esporte não é só um meio de transformação social. Ele também representa ajuda em uma sociedade dominada pela ansiedade e pelo estresse, sem falar nas doenças associadas ao sedentarismo e ao sobrepeso”, comentou o homenageado, que encerrou sua fala destacando a importância do paradesporto.

Veja as imagens da cerimônia no Flickr da CMC

04/04/2024 - Sessão Solene - Prêmio Mérito Esportivo

 

Homenageados

 

NEY HONÓRIO DOS SANTOS (Jornalista Márcio Barros)
Foi jogador profissional do Colorado, jogou no Paraná Clube, entre outros, e encerrou sua carreira profissional na Sociedade Esportiva do Gama, no Distrito Federal. Se tornou empresário de jogadores de futebol, treinador do Rio Branco Sport Club e gerente de futebol do Itumbiara Goiás. Atuou na Secretaria de Esportes do Governo do Paraná, mais diretamente junto à Central Única das Favelas – CUFA, levando as finais da Taça das Favelas ao Couto Pereira, ao Capanema e ao campo do Athlético Paranaense.

JORGE DA SILVA (Alexandre Leprevost)
Por conta do sedentarismo, decidiu criar o hábito de fazer caminhadas diárias no parque e seu filho o ajudou a melhorar seu condicionamento. Aos 60 anos, participou de sua primeira prova de 10 km e, desde então, tornou-se atleta e participou de diversas corridas. Participou da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, em 2022. Com mais de 70 anos, o maratonista acumula cerca de 300 medalhas de participações em provas, além de vários troféus, sendo motivo de admiração e orgulho para muitas pessoas.

ADRIANO CORREIA CLARO (Ezequias Barros)
Ex-futebolista, iniciou sua carreira no Coritiba, conquistando dois campeonatos paranaenses. Foi contratado pelo Sevilla, da Espanha, onde jogou por quase seis anos. Jogou também no Barcelona, conquistando 16 títulos. Passou pelo Besiktas, da Turquia, pelo Athletico Paranaense e pelo Eupen, time da Primeira Divisão da Bélgica. Também foi Campeão Mundial Sub-20 em 2003 com a Seleção Brasileira e convocado para a Copa América de 2004 e de 2011.

MARCOS ANTÔNIO FERREIRA (Rodrigo Reis)
Deu início à carreira de atleta aos sete anos de idade, treinando karatê. Dos 12 aos 18 anos, jogou futebol nas categorias de base do Clube Athletico Paranaense. Em 2000, deu início aos treinos de jiu-jitsu. Foi multicampeão paranense de jiu-jitsu por 20 vezes e quatro vezes campeão de muay thai. Em 2016, ganhou sua primeira competição de muay thai, o Sul-Brasileiro. Em 2023, foi campeão por seis vezes, com títulos Sul-Americano BJJ (com e sem kimono), Sul Brasileiro (com e sem kimono) e Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship (com e sem kimono).

ALEX SANDRO FIGUEIREDO (Mauro Bobato)
Conhecido como Alex Sorocaba, é ex-jogador de futebol profissional e atleta amador. Iniciou em 1999 no União Barbarense. Foi campeão paulista de juniores pelo Tanabi. No Roma de Barueri, se destacou por marcar o gol da vitória na final da Taça São Paulo. Atuou em diversos clubes brasileiros, como Corinthians e Paraná, e também em times internacionais. Encerrou sua carreira profissional, mas continua ativo como atleta amador, participando da Copa Suburbana, contribuindo com o Vila Fanny e Vila Torres.

DAVID DOS SANTOS FORTES (Oscalino do Povo)
Conhecido como Jamaica, desde criança sonhava em ser jogador de futebol, mas pelas dificuldades em se profissionalizar, acabou abrindo mão do seu sonho. Em 2019, criou a equipe amadora Fim de Carreira Futebol Clube. Atualmente, trabalha no setor de vendas e é CEO de futebol. Seu destaque é em virtude de seu compromisso e de sua dedicação ao futebol e à promoção de valores éticos e morais.

DIONE D’AGOSTINI CHILLEMI (Sergio R. B. Balaguer – Serginho do Posto)
É educadora física e competidora de atletismo. Atua como professora desde 1993 e também como técnica em diversas competições, como da equipe feminina no Campeonato Sul-Americano Sub-20 em Bogotá, em 2023. Como atleta, representou o Brasil no time de revezamento feminino nos Mundiais de 1998, na Coreia do Sul, e em 2005, no Canadá, no time de meia maratona. Foi condecorada com a medalha de prata com a Seleção Feminina do Paraná na Gymnasiade, em 2002.

EDSON CARLOS DE OLIVEIRA (Noemia Rocha)

Profissional de Educação Física e fundador/presidente da Associação de Artes Marciais Karatê Shubu-Dô, com mais de 24 mil alunos matriculados. Há 42 anos à frente do estilo, ostenta a graduação de grão-mestre 12° grau, mestre em Karatê Katá estilo Shubu-Do-Ryu e mestre em Karatê Shubu-Dô. Deu aulas de defesa pessoal na Polícia Civil, Cope e Rotam. Foi presidente do Conselho Comunitário de Segurança, professor do Curso Técnico de Segurança Patrimonial (UFPR) e proprietário do CPAM (Curso Profissionalizante de Arte Marcial).

EDUARDO SAÇAKI, O JAPONÊS VOADOR (Nori Seto)
Iniciou a carreira aos 13 anos na motovelocidade, migrando para o motocross em 1984. O apelido Japonês Voador surgiu pela facilidade em executar saltos altos. Foi o primeiro paranaense a conquistar o Campeonato Brasileiro de Motocross, em 1989. Desde 2020, trabalha na Secretaria de Esporte do Paraná, como coordenador dos esportes a motor. Foi pentacampeão brasileiro de Super Cross, hexa campeão brasileiro de Arena Cross e bicampeão latino-americano de Super Cross de Praia. É um dos maiores nomes desse esporte no Brasil e no mundo.

FERNANDO AUGUSTO NOVAES (Marcos Vieira)
Graduado em Educação Física e Pilates, tem vasta experiência profissional, atuando em academias do município e gerindo o seu próprio espaço de saúde e incentivo ao esporte, o Estúdio FN Fitness. Tem formação complementar em treinamento funcional, saúde e atividade física, musculação e gestão de pessoas. Sempre que possível, atua como voluntário em projetos que desenvolvem atividades físicas com idosos. Sua meta de vida é melhorar a saúde da população através da prática esportiva.

GABRIELA MORAES (Tico Kuzma)
É esgrimista desde os 14 anos, quando iniciou em um projeto gratuito da SMELJ. Seu talento era tanto que rapidamente já estava competindo profissionalmente, como integrante do time do Círculo Militar do Paraná. Desde então, ganhou diversos torneios e chegou a ser vice-campeã brasileira pela Seleção Brasileira de Esgrima. Em 2023, conquistou o primeiro lugar na categoria Sabre Juvenil e o segundo lugar na categoria Espada Juvenil na segunda etapa do Circuito Paranaense de Esgrima – Cadete e Juvenil.

GERALDO MARIANO DE SOUSA (Zezinho Sabará)
Mestre de capoeira, pratica o esporte há 37 anos. Ministra aulas e realiza apresentações em creches, igrejas, escolas, entre outros espaços públicos há 27 anos. Em 1996, fundou seu próprio grupo de capoeira: a Academia de Capoeira Barigui, que acolheu pelo menos 12 alunos em situação de vulnerabilidade social, praticando capoeira gratuitamente. Proporciona acesso a um esporte que faz parte da cultura brasileira, ensinando seus fundamentos e a importância em ser disciplinado.

HANNELYZE WAGNER (Professor Euler)
É atleta campeã brasileira de hipismo. Já conquistou diversos títulos, dentre eles: pentacampeã Paranaense de Hipismo, tricampeã brasileira por equipes e individual e campeã do ranking estadual por seis anos consecutivos. Atualmente, é líder do ranking estadual da Federação Paranaense e do ranking nacional da Confederação Brasileira. É apoiada pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Curitiba, e pratica o esporte com muita disciplina e dedicação.

IRYNA ILYASHENKO (Hernani)
Nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, dedica sua vida à ginástica desde que veio para o Brasil em 1999, quando assumiu, como treinadora, a Seleção Brasileira Feminina, posto que ocupa até hoje. Foi treinadora de atletas de destaque, como Daiane dos Santos, Daniele Hypólito e a curitibana Júlia Soares. Como treinadora da seleção, disputou todas as Olimpíadas de 2000 até 2016, chegando à incrível marca de oito finais olímpicas, 16 campeonatos mundiais e oito pan-americanos. Tem forte ligação com Curitiba, pois também é treinadora do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná.

JOSÉ CARLOS FARINHAKI (Leonidas Dias)
Teve uma grande história pelo Clube Athletico Paranaense. Iniciou na diretoria das categorias de base nos anos 1970, conquistando cinco títulos em dois anos. Assumiu a diretoria de futebol profissional, sendo campeão em 1983, 1985 e 1988. Assumiu a presidência do clube em 1990, conquistando o Campeonato Paranaense, o segundo lugar do Campeonato Brasileiro da Série B e finalizou as obras do Estádio Joaquim Américo em 1993. Tornou-se diretor de Futebol e hoje gerencia a carreira de jogadores profissionais, revelando jogadores para clubes nacionais e internacionais.

JOSÉ VILSON DE ARAÚJO (Pastor Marciano Alves)
Praticante de futvôlei desde os 20 anos, mudou para Curitiba em 2001, onde montou uma metodologia que mudou e impulsionou o esporte na cidade. Desde 2019, é presidente da Federação Paranaense de Futvôlei. É professor e treinador do Centro de Futvôlei Pé na Areia. Em quadra teve destaque conquistando títulos estaduais e sul-brasileiros, se tornando uma referência no país. Mais de 10 de seus alunos já foram campeões brasileiros.

JULIANA CRISTINA DA LUZ (Giorgia Prates – Mandata Preta)
Começou a jogar futebol na escola com seis anos e aos 10 foi para uma escolinha masculina. Com 13 anos, começou a treinar com meninas e, aos 14, foi para o Novo Mundo Futebol Clube, com o qual ganhou vários títulos. Também já jogou pelo Imperial, onde está há mais de sete anos. Juliana nunca ganhou nada jogando futebol, mas continua treinando bastante para viver a sua paixão e poder acompanhar a caminhada de seus dois filhos que também são apaixonados pelo esporte.

MARIA NATALINA DE CARVALHO (Herivelto Oliveira)
Conhecida como Idalina, é professora de Capoeira e História. Teve seu primeiro contato com a capoeira em 1987. Participou dos Jogos Sul Brasileiros, de 2003 a 2023, e dos Jogos Mundiais Abadá Capoeira. Desenvolveu um forte trabalho como coordenadora do Projeto Claridade Noturna. Ministrou aulas no Graciosa Country Club, no Clube Ícaro, no Colégio Marista Santa Maria, no Clube da Gente Boa Vista e na Rua da Cidadania do Cajuru, onde até hoje dá aulas gratuitas de capoeira para crianças.

NATASHA PADILHA FERREIRA (Marcelo Fachinello)
É titular da Seleção Brasileira de Judô, sendo a primeira paranaense a participar de competições do circuito mundial representando o Estado do Paraná. Foi convocada para o Campeonato Mundial e Mundial Masters no ano de 2023. Ganhou medalha de bronze no Grand Slam de Tel Aviv, sendo a atual número 31 do ranking mundial. Tem ainda três medalhas do circuito mundial pelas categorias de base, um título pan-americano, três títulos sul-americanos e cinco títulos brasileiros. Foi campeã da Seletiva Olímpica Paris 2024.

NELSON DOS SANTOS (Toninho da Farmácia)
Entrou para o mundo do fisiculturismo há 15 anos, esporte ao qual se dedica diariamente, com o compromisso de cuidar da saúde. Através das suas conquistas, quer levar incentivo a mais pessoas fazendo-as conhecer os benefícios de ser um atleta bodybuilder. Atualmente pratica jiu-jitsu, esporte que o faz ter vivências incríveis e autoconhecimento, o que o torna cada vez mais aperfeiçoado como ser humano.

RAUL OSIECKI (Bruno Pessuti)
Professor titular do curso de Educação Física da UFPR. Possui mestrado e doutorado em Fisiologia do Exercício. Atua principalmente no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de desempenho esportivo, atividade física e saúde. Possui mais de 110 artigos científicos publicados em revistas científicas especializadas. Foi técnico da Seleção Brasileira Paralímpica de Atletismo de Deficientes Visuais, e na Paralimpíada de Seul, trazendo sete medalhas. Atuou como fisiologista por mais de 15 anos no Clube Athletico Paranaense e no Coritiba Futebol Clube. Atualmente, é professor e coordena inúmeros projetos de pesquisa e extensão na UFPR.

RICHARD WELLINGTON SANTANNA (Osias Moraes)
Em 2011, obteve sua formação como professor de capoeira. Iniciou um projeto com aulas sem nenhum custo destinadas a crianças do bairro Santa Cândida. Desempenhou atividades na Comunidade Escola no Bairro Alto e no Santa Cândida. Atualmente, além da supervisão de aulas, está engajado em um novo empreendimento direcionado a trabalhar com crianças e adolescentes no bairro Atuba.

RODRIGO FERLA MARTINS (Pier Petruzziello)
Coordenador nacional e head coach da Seleção Brasileira de Parataekwondo desde 2017, é amplamente reconhecido como um dos maiores nomes desta modalidade de paradesporto. Foi treinador da seleção campeã dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio e dos Jogos Parapan-Americanos. É responsável, desde 2008, pela Academia Rodrigo Ferla de Taekwondo em Curitiba, contando com mais de 10 atletas classificados para a Seleção Brasileira. A Federação Mundial de Taekwondo o consagrou como o melhor técnico Paralímpico de 2021.

UBALDO PAOLINI JÚNIOR (Tito Zeglin)
Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Recursos Humanos e especialista em Remuneração. É presidente da Associação União Capão Raso FC, clube de futebol amador de Curitiba. Junto com seus pares da diretoria do clube, desenvolve um projeto social chamado Além das Quatro Linhas, com escolinha de futebol, atendimento psicológico, jurídico, assistência social, recursos humanos e aulas de informática gratuita às crianças do entorno do campo da associação.

KAUÊ DE CARVALHO BRITO (Sidnei Toaldo)
Representado por seu pai, Paulo Sérgio Brito. É atleta de jiu-jitsu, com uma trajetória repleta de conquistas. Alguns títulos conquistados foram: campeão Sul-Americano, 15 campeonatos paranaenses, segundo lugar no Sul-Brasileiro e terceiro lugar no Brasileiro de jiu-jitsu. Suas redes sociais ganharam relevância e alcance, abrindo oportunidades para novas parcerias e impulsionando sua carreira. Suas conquistas refletem os anos de comprometimento, determinação e paixão pelo esporte.