Frente Parlamentar dos Taxistas de Curitiba é lançada na Câmara

por Nicole Thessing* | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/10/2023 08h25, última modificação 20/10/2023 09h34
Formada por 11 vereadores de Curitiba, a Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas vai ampliar o debate de reivindicações da categoria.
Frente Parlamentar dos Taxistas de Curitiba é lançada na Câmara

Taxistas autônomos e de cooperativas de Curitiba participaram do lançamento da frente parlamentar da CMC. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na tarde desta quinta-feira (19), no auditório do Anexo 2 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas. O grupo suprapartidário é formado por 11 parlamentares, com Alexandre Leprevost (Solidariedade) na presidência, Mauro Bobato (Pode) na vice-presidência, e Nori Seto (PP) na função de primeiro-secretário. A iniciativa atende à demanda apresentada pelo secretário-geral do Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditáxi-PR), Luiz Carlos Malaquias. 

Instalação Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas

Leprevost explicou que o objetivo dos vereadores é “tratar da defesa dos direitos e garantias dos taxistas de Curitiba". “Nós estamos instituindo um importante canal de diálogo e deliberação no âmbito da Câmara Municipal e da Prefeitura de Curitiba. Queremos trazer as reivindicações e discutir futuras ações. Temos muitas pautas para avançar, como, por exemplo, o acompanhamento da elaboração da nova legislação do serviço de táxi, que será apresentada em breve pelo Executivo”, declarou.

“Sabemos dos desafios significativos da concorrência dos aplicativos de transporte, da necessidade de regulamentações para garantir a qualidade, a segurança dos serviços e o fortalecimento da categoria”, reconheceu Alexandre Leprevost.  

Taxistas na CMCO vice-presidente Mauro Bobato destacou a importância dos taxistas para a cidade e elogiou Leprevost: “Ele vai nos direcionar para um caminho que seja confortável para vocês trabalharem, para que tenham mais qualidade para prestar esse serviço que é de suma importância. Acho que a gente está num período de testar a mobilidade urbana de Curitiba e vocês fazem parte desse sistema”. Já o primeiro-secretário Nori Seto refletiu que “o táxi vai além da questão de um serviço, cria uma verdadeira relação de amizade”. “Isso demonstra o quanto o serviço de táxi é seguro, confiável, sério, organizado e importante para a nossa cidade”, finalizou.

Alessandro Alves, gestor da Urbs, salientou que, justamente pela importância e relevância do serviço, é que ele é "regulamentado e fiscalizado com mais rigor, tornando o táxi a forma de transporte individual mais segura e que garante maior segurança à população que utiliza o modal”.

“Esta categoria está muito agradecida com esse lançamento da Frente Parlamentar”, declarou o presidente do Sinditaxi-PR, Djalma Rodrigues. “Agora, tenho certeza que nós vamos ser cada vez mais fortes”, complementou. Presidente da Radiotáxi Faixa Vermelha, Edegard Borges de Oliveira frisou a confiança da categoria no trabalho do presidente da frente: “Compramos a sua missão, enchemos você [Alexandre Leprevost] de demandas, propostas, pedidos”.

Anderson de Souza Barros, presidente da Radiotaxi Mega Táxi; Júlio Roberto Barbosa, presidente da Radiotaxi Capital; e André Charão, representante dos taxistas autônomos, também participaram do lançamento da frente parlamentar. Além de Leprevost, Bobato e Seto, a Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas reúne os vereadores Beto Moraes (PSD), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Leonidas Dias (Solidariedade), Mauro Ignácio (União), Noemia Rocha (MDB), Pier Petruzziello (PP) e Serginho do Posto (União). 

O que são as frentes parlamentares?

Elas são grupos suprapartidários, formados por pelo menos dez vereadores, com a atuação voltada a um tema específico, de interesse da cidade. O funcionamento das frentes parlamentares é regulamentado pelo ato 3/2013 da Mesa Diretora Câmara de Curitiba, que veda, por exemplo, a “contratação de pessoal, fornecimento de diárias, passagens aéreas e demais despesas”. As frentes têm direito a solicitar o espaço físico do Legislativo, desde que não haja interferência nas sessões plenárias e nas reuniões de comissões. Para consultar os grupos em atividade, clique aqui.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato