Frente Parlamentar do Carnaval de Curitiba elege presidente e vice

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/05/2023 13h30, última modificação 10/05/2023 15h07
O grupo será conduzido por Angelo Vanhoni, presidente, e por Alexandre Leprevost, vice.
Frente Parlamentar do Carnaval de Curitiba elege presidente e vice

A Frente Parlamentar do Carnaval da Câmara de Curitiba se reuniu na Presidência, após a sessão plenária. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em reunião nesta quarta-feira (10), após a sessão plenária, a Frente Parlamentar do Samba, do Carnaval e das Políticas Culturais elegeu Angelo Vanhoni (PT) e Alexandre Leprevost (Solidariedade) como presidente e vice, respectivamente. O requerimento para a criação do grupo suprapartidário foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no fim de abril, com a ideia de fortalecer o Carnaval da cidade.

Vanhoni propôs que seja formado um grupo de trabalho e que os vereadores agendem, na primeira quinzena de junho, em data a ser definida, uma reunião com as escolas de samba da capital. Lembrando que a primeira agremiação de Curitiba foi fundada na década de 1940, o presidente da frente reforçou que a proposta é “buscar políticas mais permanentes de apoio à cultura popular”, dialogando com as escolas, os blocos e o Executivo. “Nós temos tradição, nós temos história”, afirmou ele.

Leprevost disse já ter debatido com as escolas de samba mudanças para “revolucionar” o Carnaval de Curitiba. O parlamentar se comprometeu a apresentar as sugestões na próxima reunião da frente parlamentar. Mais novo integrante da frente, Rodrigo Reis (União) propôs que os bares de samba sejam incluídos na discussão. O vereador solicitou o ingresso no grupo nesta semana, por meio de requerimento (414.00045.2023).

Além de Vanhoni, Leprevost e Reis, a Frente Parlamentar do Samba, do Carnaval e das Políticas Culturais é formada por Beto Moraes (PSD), Dalton Borba (PDT), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), João da 5 Irmãos (União), Maria Leticia (PV), Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (PP) e Professora Josete (PT).

A Câmara de Curitiba atualmente conta com dez frentes parlamentares ativas (confira). Regulamentados pelo ato 3/2013, da Mesa Diretora da Câmara de Curitiba, os grupos são suprapartidários e devem ter a atuação voltada para um tema específico, de interesse da cidade. O número mínimo de membros, para o registro da frente, é de dez vereadores.