Frente Parlamentar Condominial de Curitiba cria Conselho Consultivo

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/11/2023 18h00, última modificação 10/11/2023 09h16
Conselho Consultivo atuará como um órgão externo de assessoramento da Frente Parlamentar Condominial da CMC.
Frente Parlamentar Condominial de Curitiba cria Conselho Consultivo

Frente Parlamentar Condominial da Câmara de Curitiba e seu Conselho Consultivo se reuniram na manhã desta quinta-feira. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a primeira reunião do Conselho Consultivo de Entidades da Frente Parlamentar Condominial. O grupo foi criado com o objetivo de apoiar os trabalhos dos vereadores, sugerir a adoção de políticas públicas e a criação de leis para solucionar problemas relacionados à infraestrutura e à administração dos condomínios da cidade.

Ou seja, a ideia é que o Conselho Consultivo de Entidades atue como um órgão externo de assessoramento, proporcionando “mais maturidade e qualidade para os trabalhos”, cita o documento que formaliza sua criação. Durante a reunião desta manhã, o vereador Osias Moraes (Republicanos), que preside a Frente Parlamentar Condominial, falou sobre as atividades já desenvolvidas pelo grupo de trabalho, instalado há quase três meses.

Uma dessas iniciativas é o projeto de lei que obrigaria a realização de inspeções periódicas nos condomínios, a cada cinco anos (saiba mais). Protocolada por Moraes Osias Moraes, a proposta tem a coautoria dos vereadores Ezequias Barros (PMB), vice-presidente da frente parlamentar, Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Rodrigo Reis (União) e Sargento Tânia Guerreiro (União). O texto deve ser avaliado, nas próximas semanas, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

“Nossa ideia [da frente parlamentar] é exatamente esta, levantar a discussão sobre a necessidade dos condomínios”, pontuou Moraes. O Conselho Consultivo, acrescentou ele, permitirá “unir forças, de forma que o poder público nos ajude a preencher as lacunas” para a gestão e a manutenção condominial. O vice Ezequias Barros também acompanhou a reunião. "[Os condomínios são] um nicho muito grande hoje da cidade [...] e que precisa ser visto, tornar os problemas visíveis", declarou.

Diretor-executivo do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), João Guido de Castro Campelo convidou todos para o lançamento, no dia 23 de novembro, do Programa Boa Engenharia. “Hoje estamos também trabalhando no Congresso Nacional numa lei de inspeção predial”, comentou Euclesio Manoel Finatti, assessor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Também participaram da reunião o presidente do CREA-PR, Ricardo Toyofuku; a vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), Maria Cristina Toledo; a vice-presidente de Condomínios do Secovi-PR, Maria de Fátima Galvão; a engenheira civil Nilara Piekas, do CREA-RJ; o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR), Wilson Pereira; o vice-presidente Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil), Carlos André Cordeiro; o gerente do Grupo Haganá, André Ferreira; o vice-presidente da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), André Zacarias Queiroz; e Heros Holub Sandano, membro da Comissão de Estudos da Frente Parlamentar Condominial.