Frente da Segurança das Escolas visitou unidade Vila Torres

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 15/05/2023 18h35, última modificação 26/07/2023 11h37
Os vereadores de Curitiba verificaram as condições de infraestrutura e de segurança da escola municipal.
Frente da Segurança das Escolas visitou unidade Vila Torres

Os vereadores foram acompanhados pela diretora da unidade e pelo chefe do Núcleo Regional de Educação Matriz. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e da Segurança das Escolas Municipais deu início, na tarde dessa segunda-feira (15), às visitas com o objetivo de acompanhar e de fiscalizar as condições dos equipamentos públicos da Secretaria Municipal da Educação (SME). Com a participação de 9 dos 17 integrantes do grupo suprapartidário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), instalado no fim de abril, a atividade inaugural foi realizada na Escola Municipal Vila Torres. No local, estudam cerca de 400 alunos, entre turmas do 1ª ao 5ª ano, sendo seis delas em período integral, além de duas turmas de classe especial, e uma turma, à noite, de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apesar dos recentes ataques a estabelecimentos de ensino, como a tragédia em Blumenau (SC), tenham deixado o país em alerta, a diretora da escola, Monica Jacobs Korte, disse que a segurança dos alunos e dos funcionários sempre foi uma preocupação. “Segurança é tudo”, declarou. “A gente tem uma boa parceria com a comunidade.”

O local, afirmou, conta com câmeras de videomonitoramento e com campainhas e os portões são mantidos fechados durante os horários das aulas. O portão dos fundos, explicou, só é aberto no fim da tarde, para a retirada do lixo. “Enquanto escola, enquanto verba que a gente recebe, temos feito o melhor possível para nossos estudantes”, pontuou Monica.

Chefe do Núcleo Regional de Educação Matriz, Pedro Rodrigo de Andrade também acompanhou a visita. Para ele, uma ação importante para a promoção da segurança nas escolas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), é a que os gestores de cada estabelecimento realizem os simulados do  Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir (CPP), desenvolvido desde 2005. Ainda de acordo com ele, outras medidas têm sido adotadas, como o reforço nas rondas da Guarda Municipal. “O Estado fardado, querendo ou não, faz a diferença”, disse ele.

Questionário e novas visitas

A diretora da Escola Municipal Vila Torres respondeu a um questionário, que será aplicado em todas as visitas. As respostas levantadas em cada unidade vão embasar os encaminhamentos da frente parlamentar. As perguntas contemplam, por exemplo, a necessidade de obras emergenciais, as medidas adicionais de segurança, a capacitação dos funcionários para identificar casos de abusos, as situações em que tenha sido necessário acionar a Guarda Municipal ou a Polícia Militar e a assistência para alunos com deficiência.

Presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e da Segurança das Escolas Municipais, Nori Seto (PP) reforçou que a ideia “não é apontar o dedo”, e sim identificar em quais pontos o Município pode avançar. No caso da escola visitada nessa segunda, o vereador ponderou que “existem alguns pontos vulneráveis”, como o terreno vizinho ao imóvel, pelo qual já tentaram forçar o portão da unidade. No entanto, ele frisou que “os muros são altos” e que existem três sistemas de segurança: próprio, do Programa Muralha Digital e de empresa terceirizada da Prefeitura de Curitiba.

“A gente sabe que é uma unidade que foi adaptada. Ela não foi construída para ser uma escola, que, em breve, deve mudar a localização”, ponderou a vice-presidente do grupo de trabalho, Amália Tortato (Novo). Ela lembrou que em breve o estabelecimento deve ser transferido para um terreno próximo dali, de propriedade do Município, mas indicou que existem “alguns pontos de melhoria, alguns pontos que nos preocuparam em relação à segurança”. “E esperamos que, em breve, os alunos possam estar numa unidade adequada, em nova localização, feita especialmente pra ser uma escola”, salientou a parlamentar.

Tortato lembrou, ainda, das atividades da Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas, que, entre 2021 e 2022, vistoriou 275 das 426 da SME, com foco na segurança dos protocolos sanitários contra a disseminação da covid-19. Apesar de a prioridade ser a fiscalização das unidades em que ainda não estiveram, o novo grupo de trabalho, caso acionado, poderá retornar às instituições já vistoriadas. As visitas técnicas devem ser solicitadas por meio do e-mail frentecmcescolas@gmail.com.

Além de Seto e de Tortato, a visita foi acompanhada por Indiara Barbosa (Novo), Mauro Bobato (Pode), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Professora Josete (PT), Rodrigo Reis (União), Sargento Tânia Guerreiro (União) e Sidnei Toaldo (Patriota). A frente parlamentar também reúne Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (PP) e Zezinho Sabará (União).

>> Clique na imagem abaixo e confira, no Fickr da CMC, mais fotos da visita inaugural da frente parlamentar:

15/05/2023 - Visita inaugural da Frente Parlamentar da Segurança das Escolas Municipais


*
Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba