Festival LGBTI+, internet segura e mais notas do dia 7 de agosto

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 07/08/2023 12h10, última modificação 07/08/2023 14h49
Pronunciamentos, requerimentos, registros, visitas à Câmara de Curitiba e outros conteúdos do plenário.
Festival LGBTI+, internet segura e mais notas do dia 7 de agosto

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 7 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Festival LGBTI+*
O Festival LGBTI+ de Curitiba, realizado no ultimo sábado (5), foi criticado em plenário pelo vereador Eder Borges (PP). Enquanto a Prefeitura não pode pagar de maneira adequada os guardas municipais e professores do município, paga e patrocina festa LGBTI+”, disse o parlamentar.  “O Estado bancando uma festa imprópria, com presença de crianças. Esse tipo de evento é inadequado e de péssimo gosto”, criticou Borges. O evento foi promovido pela Assessoria de Políticas para a Diversidade Sexual (ADS) e teve apoio da Fundação Cultural e do Instituto Municipal de Turismo.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Internet segura*
Osias Moraes (Republicanos) ocupou a tribuna da CMC para parabenizar a Secretaria Municipal de Educação e agradecer a secretária Maria Sílvia Bacila. “Com muito orgulho destaco a importância de uma lei que está vigente e em pratica no município desde 2019”, disse o parlamentar, em referência à norma 15.173/2018, de sua autoria, que criou a Semana da Internet Segura. “O ambiente online deve ser explorado de forma segura e ética. É de extrema importância assegurar que as interações virtuais aconteçam com segurança, e a prevenção é a melhor forma para evitarmos situações de risco”, disse Moraes.

Internet segura II*
Destaco ainda que hoje (7) temos o início da edição 2023 da Semana da Internet Segura para promover a conscientização de estudantes e professores sobre o uso responsável desta tecnologia digital”, acrescentou Osias Moraes. Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Secretaria de Educação conduz essa semana onde serão abordados temas relevantes como privacidade, cyberbullying e discursos de ódio na internet.

Agradecimento*
Zezinho Sabará (União) agradeceu à Prefeitura o trabalho que vem sendo realizado nos bairros de Curitiba. “Nossas reivindicações têm sido atendidas”, elogiou o parlamentar, que deu como exemplo a contenção de enchentes, serviços de limpeza e de melhoria viária, entre outras solicitações. “Para que um time vá bem, devemos realizar cobranças, mas temos que reconhecer quando as obras são realizadas e entregues”, finalizou.

Anexação de documentos I*
A Bancada do PT solicitou a anexação de documento (005.00106.2022pedindo tramitação regular de projeto de lei que veda o uso de arquitetura hostil nos espaços livres de uso público urbano na CCJ e em plenário (045.00100.2023).

Anexação de documentos II*
A vereadora Maria Leticia (PV) anexou documento em atendimento ao parecer da Comissão de Constituição e Justiça (045.00043.2023). De sua iniciativa, o documento visa dar prosseguimento ao trâmite do projeto de lei que dispõe sobre o compartilhamento de bicicletas em vias e logradouros públicos de Curitiba (005.00247.2021).

Lombada e imóvel*
Dois requerimentos do vereador Nori Seto (PP) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre os motivos da remoção de lombada que ficava em frente à Escola Joana Raksa, no bairro Caximba (062.00595.2023); enquanto o segundo pede o detalhamento da destinação de terreno público sob a indicação fiscal 99030034, no bairro de Santa Felicidade (062.00596.2023).

Reforma UPAs*
Informações sobre a existência de projeto para reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boqueirão, bem como os critérios estabelecidos para determinar as reformas e melhorias nas demais UPAs fazem parte do pedido do vereador Marcelo Fachinello (Pode) à Prefeitura de Curitiba (062.00597.2023).

Taxação de aplicativos*
A existência de cobrança de taxas e/ou tarifas pagas pelas empresas de transporte de passageiros e entrega de alimentos por aplicativos, bem como a destinação dos valores arrecadados fazem parte do pedido de informações do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) encaminhado à Prefeitura de Curitiba (062.00598.2023).

Asfalto*
O vereador Mauro Ignácio (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a implantação de asfalto em trecho da rua Saldanha Marinho, no bairro Seminário (062.00594.2023).

Coautoria de preposição*
Protocolado pedido de ingresso (414.00059.2023) do vereador Bruno Pessuti (Pode) na autoria do projeto de lei que determina o fornecimento de dieta especial para pessoas com doença celíaca, permitindo ainda a entrada desses alimentos para pacientes internados em hospitais e estabelecimentos de saúde de Curitiba (005.00112.2020).

Registro da sessão*
O aniversário do ex-governador Paulo Cruz Pimentel, comemorado nesta segunda-feira (7), foi lembrado em plenário, pelo vereador Bruno Pessuti (Pode).

Visita*
A Câmara de Curitiba recebeu, para uma visita ao Palácio Rio Branco e demais instalações, um grupo formado por alunos do Colégio do Bosque Mananciais, acompanhado pelo coordenador Luiz Ernesto. O grupo foi recepcionado pela Escola do Legislativo.

Minuto de silêncio*
O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) lamentou em plenário o falecimento da atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos, ocorrido nesta segunda-feira (7). Em sua homenagem, o plenário observou um minuto de silêncio, que também registrou o passamento de Antonia Maria Giocomite Corsato (registrado por Oscalino do Povo, do PP), do quiropata Pedro da Costa (Tito Zeglin, PDT), do empresário Reinaldo Bussato (Leonidas Dias, Solidariedade) e de Marisete Aifelder Kovalhuk (Sidnei Toaldo, Patriota).

Nota de pesar*
Mauro Ignácio (União) manifestou seu pesar pelo falecimento de Vagner Fernandes da Silva, aos 60 anos, ocorrido no último sábado (5) (078.00036.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques