Festival da Parmegiana pode entrar no Calendário
Com o Festival da Parmegiana, o prato poderá valorizar o turismo gastronômico de Curitiba. (Foto: Pexels/Banco de Imagem)
Com o objetivo de valorizar a gastronomia local e fomentar o turismo na cidade, o vereador Tico Kuzma (PSD) apresentou na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que pretende incluir no Calendário Oficial de Eventos o “Festival da Parmegiana”. O evento seria realizado anualmente, no mês de maio, nos bares e estabelecimentos de Curitiba (005.00427.2025).
“Criado em 2023, o Festival da Parmegiana teve em sua primeira edição a participação de 22 restaurantes curitibanos. Em 2024, o número subiu para 30 estabelecimentos, consolidando o evento como uma nova tradição gastronômica da capital. Estima-se que o festival movimente cerca de R$ 1,5 milhão em produtos no ramo da alimentação, comprovando seu impacto econômico positivo”, explicou Tico Kuzma.
Tico Kuzma defende que, com o aumento do movimento nos restaurantes durante eventos comemorativos, o Festival da Parmegiana é uma forma de incluir degustações, workshops culinários e promoções especiais na rotina dos bares e restaurantes da cidade.
“A oficialização do evento contribuirá para facilitar o relacionamento entre os organizadores e o poder público, fortalecendo o setor gastronômico curitibano e ajudando a consolidar Curitiba como referência nacional em turismo gastronômico”, reconheceu Kuzma.
Protocolado no dia 23 de maio, o projeto aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a lei começa a partir da publicação no Diário Oficial do Município.
Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
