Fernando Klinger é eleito presidente da CCJ da Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/02/2025 17h45, última modificação 18/02/2025 10h02
Tiago Zeglin foi conduzido à vice-presidência. Primeira comissão a ser instalada, CCJ é a comissão mais importante da Câmara de Curitiba.
Fernando Klinger é eleito presidente da CCJ da Câmara de Curitiba

Formada por nove vereadores, a Comissão de Constituição e Justiça é a única que pode arquivar os projetos. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Nesta segunda-feira (17), após a sessão plenária, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu início às reuniões de instalação dos colegiados temáticos da da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Os vereadores elegeram Fernando Klinger (PL) presidente da CCJ e Tiago Zeglin (MDB) vice-presidente.

Publicitário e gestor público, Klinger está no primeiro mandato como vereador de Curitiba e foi candidato único à presidência daquela que é considerada a comissão mais importante do Legislativo Municipal. Advogado e empresário, Zeglin também assumiu a cadeira pela primeira vez e não teve concorrência na disputa à vice-presidência. Ambos tiveram 8 votos positivos e 1 abstenção.

Klinger defendeu que os membros do colegiado permanente precisam dar celeridade ao trâmite das propostas. “Que a gente possa ter uma CCJ efetiva naquilo que a gente precisa resolver, [...] a responsabilidade está sobre nós [...], então a gente tem que ter essa celeridade e avançar tanto para o Município quanto para a própria Casa.” 

Os vereadores também decidiram manter as agendas ordinárias da Comissão de Constituição e Justiça nas terças-feiras, às 14 horas. Já quando a pauta não for extensa, a reunião poderá ser antecipada para depois da sessão plenária. Até o novo presidente ser eleito, a reunião foi conduzida por Toninho da Farmácia (PSD), o membro da CCJ com mais tempo de vereança. 

O colegiado temático é o único com a prerrogativa de arquivar projetos de lei sob a análise da Câmara de Curitiba. Além de Klinger, Zeglin e Toninho, a CCJ reúne, em 2025, os vereadores Camilla Gonda (PSB), Da Costa (União), Jasson Goulart (Republicanos), Lórens Nogueira (PP), Rafaela Lupion (PSD) e Rodrigo Marcial (Novo).