FCC abriu sindicância para localizar obras de arte do acervo

por Assessoria Comunicação publicado 13/10/2014 11h55, última modificação 27/09/2021 10h54

A Prefeitura de Curitiba abriu sindicância para localizar 34 das 9.731 obras de arte do acervo municipal, que não foram encontradas durante levantamento realizado em 2013 pela Fundação Cultural. Essa foi a resposta do Executivo a pedido de informações protocolado pelo vereador Professor Galdino (PSDB), após a própria administração cogitar o desaparecimento das peças em notícia publicada no portal da prefeitura na internet (062.00163.2014).

A resposta da prefeitura foi protocolada no dia 31 de julho junto ao Legislativo e explica que a sindicância é uma ação conjunta entre a Fundação Cultural de Curitiba e  a Procuradoria Geral do Município, atualmente na fase de juntada de documentação. O acervo de obras de arte da cidade está distribuído em nove grandes coleções, dispostas nos museus da Gravura, Fotografia, Arte Sacra e Museu Municipal de Arte.

Em seu requerimento, o vereador Professor Galdino perguntava quais seriam as obras de arte desaparecidas (acompanhadas de informações adicionais como data da criação, autor e valor estimado). Ele também questionava sobre a recuperação dessas obras e em quais locais elas estavam, caso tivessem sido encontradas posteriormente. Na resposta dada em julho, o Executivo atestou a existência da sindicância mas não forneceu informações complementares.

Centro de Criatividade
Também no dia 31 de julho foi protocolada a resposta da prefeitura a pedido de informações da vereadora Julieta Reis (DEM) sobre a possibilidade da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) ocupar o espaço do Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço (062.00183.2014).

A Fundação Cultural de Curitiba se manifestou esclarecendo que “realmente existe o interesse do Governo do Estado em viabilizar uma parceria com o Município para a ocupação do espaço em questão, porém até o momento nada foi definido ou firmado”. Em seu requerimento, Julieta Reis indagava se essa medida, caso verdadeira, seria adotada por meio de convênio, permuta ou concessão.