Facebook da CMC fecha 2014 com mais de mil curtidas

por Assessoria Comunicação publicado 18/12/2014 13h05, última modificação 28/09/2021 09h30

O Facebook da Câmara de Vereadores de Curitiba ultrapassou as mil curtidas em dezembro de 2014. Lançada em março deste ano – em comemoração aos 321 anos da capital paranaense – a página é uma ferramenta de controle social, que possibilita uma interação e proximidade da população com o Legislativo.

Na fanpage, a Assessoria de Comunicação da CMC publica diariamente – de segunda a sexta-feira, exceto feriados, e no horário do expediente – informações sobre as ações legislativas, como projetos aprovados em plenário, leis sancionadas, proposições que deram início ao trâmite, requerimentos à prefeitura; além de reportagens de conteúdo histórico.

Em 8 meses de atividade, a página alcançou 1.024 curtidas (levantamento feito no dia 18 de dezembro), média de 130 por mês. No período, mais de 5 mil pessoas visualizaram alguma publicação da Câmara de Curitiba no Facebook. Do total de fãs, 49% são mulheres e 50% homens. O público é formado por 29% de jovens, com idade entre 13 e 35 anos.

A CMC é seguida por usuários de Portugal, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Suíça e Paraguai. No Brasil, as curtidas não são somente de Curitiba e cidades do interior do Paraná, mas de outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Florianópolis. A página também tem fãs do interior de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

Quanto ao engajamento dos seguidores, de março a dezembro de 2014, mais de 600 pessoas curtiram, comentaram ou compartilharam o conteúdo do Legislativo. Uma das publicações mais visualizadas foi a de 17 de dezembro, sobre a marca das mil curtidas da fanpage. O post teve 81 curtidas, sendo 21 na publicação original, e 12 compartilhamentos. O alcance total foi de 1.239 pessoas (dados levantados até o fechamento desta matéria).

A divulgação do texto histórico sobre as injustiças e crueldades cometidas contra os negros em Curitiba – que marcou o Dia da Consciência Negra – também foi um dos conteúdos mais visualizados no Facebook da CMC até o momento. O post, de 19 de novembro, foi curtido por 89 pessoas (15 na página) e compartilhado por 16. Mais de 1.060 pessoas foram alcançadas pela publicação.

“A presença do Legislativo no Facebook tem o objetivo de fomentar a participação popular nos debates, permitindo com que as informações alcancem o maior número  possível de cidadãos, aumentado a cobrança por melhores resultados no desenvolvimento de Curitiba”, destacou Paulo Salamuni (PV), presidente da Casa no biênio 2013/2014.

Campanhas institucionais
A fanpage ainda é o espaço das campanhas institucionais da Câmara. A primeira, lançada em agosto, foi focada na revisão do Plano Diretor de Curitiba: com a divulgação dos temas e horários das audiências públicas promovidas pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI. Um dos banners de maior alcance foi o do debate sobre a mobilidade urbana, publicado em 1º de agosto, compartilhado por 22 usuários e curtido por 62.

Outra campanha que rendeu muitas visualizações ao Facebook foi a do lançamento do “Nossa Memória” – a seção especial do site institucional, que traz reportagens e outras informações sobre a história da capital paranaense. O primeiro post, de 5 de novembro, foi compartilhado 23 vezes e recebeu 116 curtidas (sendo 15 na página).

Twitter
Este ano, o Twitter da Câmara Municipal conquistou cerca de 2 mil novos seguidores, atingindo a marca de 4.894 (levantamento feito no dia 18 de dezembro). Somente de agosto a dezembro foram quase 800. A conta foi lançada em 2010, com o objetivo de divulgar as notícias institucionais. De lá para cá, deixou de ser ferramenta complementar de comunicação para se transformar em um dos principais meios de prestação de contas e transparência da Casa.

Hoje, um jornalista da instituição “tuíta” ao vivo as sessões plenárias (de segunda a quarta-feira), publicando fotos, debates e resultados das votações em tempo real; além de outras atividades legislativas. Um bom exemplo foi a cobertura das reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo – entre 28 de junho e 28 de novembro de 2013. Trabalho que conquistou um dos três prêmios vencidos pelo setor no 9º Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense.

No @CamaraCuritiba, a Assessoria de Comunicação também divulgou, em tempo real, a oitiva com os 33 concorrentes à lista tríplice para a eleição do ouvidor de Curitiba. A primeira eleição da Mesa Diretora, após o fim da reeleição, foi outra atividade importante que põde ser acompanhada pelos cidadãos via Twitter. Em quatro anos, mais de 21 mil “tweets” já foram publicados.