Estatuto do Torcedor deve ser instrumento para Copa

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2010 16h15, última modificação 01/07/2021 09h33
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), afirmou que as novas medidas que passam a ser cumpridas de acordo com o Estatuto do Torcedor, como o cadastramento dos membros das torcidas organizadas, que deve começar nas próximas semanas em Curitiba, são fundamentais para a realização da próxima Copa do Mundo de 2014, que terá a capital como uma de suas sedes.
“Precisamos demonstrar que estamos preparados para receber os jogos do mundial, repassando para o mundo todo uma imagem de civilidade”, destacou o vereador, que também preside a comissão responsável pela organização da próxima Copa em Curitiba.
Segundo Mario Celso, também é fundamental a implantação dos Juizados do Torcedor. A instituição deverá ter competência criminal e civil pelo que poderá aplicar penas a quem cometa infrações nas praças esportivas e decidir sobre questões de direito do consumidor, por exemplo, irregularidades na venda de ingressos.
O líder ainda informou que no início do ano que vem serão promovidas campanhas para destacar o papel, direitos e deveres dos torcedores. As campanhas de caráter educativo serão realizadas nos meios de comunicação de massa, através do Ministério dos Esportes e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Ao mesmo tempo em que avançamos com as obras de infraestrutura na cidade, a modernização da Arena da Baixada e o treinamento dos setores de serviço que terão mais envolvimento com a competição, precisamos deixar as torcidas preparadas para a grande disputa e, antes mesmo de 2014, demonstrar que o futebol brasileiro e, em especial, o paranaense, é motivo de confraternização, não de violência”, defendeu o vereador.
Para Mario Celso, é importante saber que a competição, que será realizada em menos de quatro anos, tem reflexos antes e depois de sua realização para as cidades e o país em que foi realizada. “Basta ver o que aconteceu com a África do Sul, que mudou sua imagem diante do mundo, enquanto suas cidades melhoraram, com um grande legado sendo deixado. Nós esperamos que ocorra o mesmo no Brasil e, em especial, com Curitiba”, concluiu.