Empresários e moradores serão ouvidos sobre obra da Câmara nesta quinta

por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 10/11/2025 17h40, última modificação 10/11/2025 17h48
Atividade reunirá comunidade do entorno, servidores da Câmara de Curitiba e especialistas para discutir diretrizes do concurso de arquitetura
Empresários e moradores serão ouvidos sobre obra da Câmara nesta quinta

Atividade coordenada pelo Ippuc integra a fase preparatória ao edital do concurso de arquitetura anunciado pela Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Dentro do projeto “Uma Nova Casa Para os Curitibanos”, na próxima quinta-feira, dia 13 de novembro, das 9h às 17h30, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoverá uma oficina para discutir as diretrizes que orientarão o projeto do Complexo da Nova Sede da CMC. A atividade será realizada no auditório da CMC e é aberta a moradores e empresários do entorno da Câmara, funcionários do Legislativo e demais interessados.

Durante todo o dia, com palestras pela manhã e grupos de trabalho setorizados à tarde, os participantes poderão apresentar suas expectativas para a obra do Complexo da Nova Sede da CMC e fazer sugestões, que têm chance de ser incorporadas ao edital do concurso de arquitetura anunciado no mês passado pelo presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), na presença do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR).

Palestras técnicas das 9h às 12h, grupos de trabalho a partir das 13h30

A abertura da atividade “Uma Nova Casa Para os Curitibanos” será feita pela presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Ana Zornig Jayme, cuja equipe está encarregada da sistematização das diretrizes que irão compor o edital do concurso de arquitetura do Complexo da Nova CMC. Depois, será a vez do presidente da Câmara, Tico Kuzma, falar aos participantes da oficina sobre a expectativa da instituição, que é aliar sustentabilidade, modernização e integração com o entorno histórico da praça Eufrásio Correia.

As apresentações continuam com o arquiteto Washington Fajardo, que fará participação on-line com a palestra “Arquitetura como Agente de Transformação Urbana”, seguida pela exposição da arquiteta Carla Choma, que apresentará o contexto histórico e urbanístico da região. A ideia é que as falas embasem as sugestões que serão debatidas à tarde, durante os grupos temáticos setorizados.

De volta do almoço, às 13h30, os participantes serão divididos em seis grupos temáticos, orientados por mediadores, para construir propostas e recomendações sobre acessibilidade, sustentabilidade, preservação do patrimônio e usos do novo espaço público. As contribuições servirão de subsídio técnico e social para a elaboração do edital do concurso. 

O resultado da oficina será consolidado em relatório técnico que integrará o processo de formulação do edital. A previsão é que as obras do novo complexo legislativo comecem em 2027, conforme o cronograma preliminar já apresentado pela instituição.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques