Procurador de Justiça recebe Cidadania Honorária

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 10/11/2025 17h55, última modificação 10/11/2025 22h33
No Palácio Rio Branco, o procurador de Justiça, Eliezer Gomes da Silva, recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba.
Procurador de Justiça recebe Cidadania Honorária

Eliezer Gomes da Silva é homenageado por vereadores da Câmara de Curitiba e procuradores do Ministério Público do Paraná. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta última sexta-feira (7), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma Sessão Solene, no Palácio Rio Branco, para a entrega de Cidadania Honorária ao procurador de Justiça Eliezer Gomes da Silva. A iniciativa foi do vereador Marcos Vieira (PDT) e contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, de representantes do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Ministério Público do Paraná (MPPR), além de familiares e alunos de Eliezer da Silva. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Legislativo (061.00066.2025). 

“Quando entendi toda a sua trajetória [do procurador Eliezer Gomes da Silva], pude ver o quanto esse homem tem lutado por Curitiba desde que saiu do Rio de Janeiro e veio para o Paraná. Esta homenagem é em reconhecimento à notável trajetória profissional e sua relevante contribuição ao estado do Paraná e em especial a cidade de Curitiba com tamanho acervo acadêmico. A sua atuação no Ministério Público do Paraná e na área acadêmica tem sido de grande impacto, promovendo avanços significativos no sistema judiciário e na formação de novos profissionais do direito”, discursou Marcos Vieira. 

Para Eliezer da Silva, a entrega da honraria significa um marco em sua trajetória de vida. “Eu fico feliz de ver vários alunos, procuradores, membros do MPPR, meus familiares e demais presentes. Sempre que eu posso ter contato com a população mais nova, eu reafirmo o papel do Ministério Público de representar o povo. Se não fosse o MPPR, nós certamente não teríamos um terço dos direitos constitucionais. Tenho orgulho de ter escolhido atuar no MPPR. Sou procurador por causa do Estado do Paraná e por causa de Curitiba. Recebo esse reconhecimento com muito orgulho”, discursou o procurador de Justiça. 

História de Eliezer Gomes da Silva é reconhecida por profissionais do MPPR

“Expresso aqui meu sentimento institucional. Curitiba hoje reconhece a história de Eliezer Gomes da Silva, um exemplo de homem, um padrão de magistrado, de professor e de jurista, um modelo de pessoa humana”, disse Gilberto Giacoia, ex-procurador-geral de Justiça do Paraná. Em complemento, Mariana Seifert Bazzo, procuradora do MPPR, disse que “todos nós podemos reconhecer uma dessas raríssimas pessoas que só nos surpreende positivamente ao longo de décadas, e o Eliezer é esse tipo de pessoa”. 

Para o procurador do MPPR, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Eliezer construiu sua carreira como um defensor da população em situação de vulnerabilidade social. “A observação que eu faço é para dizer que esse avanço institucional não é produto da natureza das coisas, não é produto do acaso. Esse avanço se dá a partir da dedicação e competência de procuradores e suas realizações. E nesse contexto, a minha fala é para dizer que o Eliezer contribuiu de maneira extraordinária para a construção desse Ministério Público, que, hoje, orgulha todos nós”, discursou Sotto Maior Neto. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques