Empresa Amiga dos Animais e Olavo de Carvalho serão votados na terça

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 31/03/2023 09h57, última modificação 31/03/2023 09h57
Selo enaltece apoio a feiras de adoção de doações ao Banco de Ração. Já a cidadania honorária é uma homenagem “in memoriam” ao filósofo.
Empresa Amiga dos Animais e Olavo de Carvalho serão votados na terça

Dois projetos de lei serão debatidos pela primeira vez em plenário na terça-feira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima terça-feira (4), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reúnem para decidir o destino de dois projetos de lei, que serão votados em primeiro turno, estreando no plenário do Legislativo. O primeiro deles cria o selo “Empresa Amiga dos Animais”, de Tico Kuzma (PSD), e o segundo, proposto por Eder Borges (PP), pede a concessão póstuma da Cidadania Honorária de Curitiba ao filósofo Olavo de Carvalho.

Defesa Animal
A proposta do vereador Tico Kuzma (PSD) é premiar boas práticas de defesa animal com o selo “Empresa Amiga dos Animais”. A iniciativa prevê a concessão da distinção aos negócios que apoiarem medidas em apoio aos animais, principalmente àqueles que colaborarem com o poder público por meio de parcerias (005.00136.2022 com emenda supressiva 033.00026.2022).

Ganharão o selo as pessoas jurídicas que doarem anualmente uma tonelada ao Banco de Ração para Animais de Curitiba, ou disponibilizarem acolhimento transitório aos animais atendidos pelo Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), ou àquelas que divulgarem as campanhas de adoção dos animais acolhidos no Crar, ou aos pet shops que cadastrarem os bichos de estimação de seus clientes no Sistema de Identificação Animal (SIA).

Na mesma semana que a CMC vota a criação do selo “Empresa Amiga dos Animais”, a Prefeitura de Curitiba começa a realizar os encontros que antecedem a realização da Conferência Municipal de Proteção Animal, marcada para acontecer no dia 2 de dezembro, quando serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Proteção Animal. Os delegados que participarão da conferência serão eleitos nessas reuniões regionais prévias.

Cidadania “In Memoriam”
Na terça, a CMC vota a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba, postumamente, ao filósofo Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (005.00308.2021 com substitutivo geral 031.00036.2022). É uma iniciativa do vereador Eder Borges (PP), concedida “in memoriam”, uma vez que o homenageado faleceu enquanto a proposição tramitava na Câmara Municipal. Olavo de Carvalho morreu em Richmond (EUA), em janeiro de 2022, aos 74 anos de idade.

Na justificativa da homenagem, Borges elenca que o filósofo realizou “amplo trabalho acadêmico” e “contribuiu extensivamente para a academia brasileira, sendo grande influência de estudantes curitibanos das áreas do Direito, Ciência Política, Sociologia, Filosofia e História”. No substitutivo, o vereador acrescenta declaração do ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Marcos Domakoski, e testemunhos de 11 ex-alunos, atestando que Olavo lecionou cursos na ACP entre 2000 e 2004. Carvalho morou na cidade nos anos 2000.

Autor de mais de 40 livros, da astrologia à filosofia, Olavo de Carvalho ficou nacionalmente conhecido com o sucesso do livro “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”, um compilado de textos publicados em jornais, e pela vinculação a políticos conservadores do Brasil, com grande influência entre lideranças de direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para isso, contribuíram dois de seus projetos pessoais, o site Mídia Sem Máscara e o Curso Online de Filosofia.

A Câmara de Curitiba já concedeu títulos de cidadania honorária “in memoriam” outras quatro vezes. A primeira Cidadania Honorária “in memoriam” da cidade foi concedida ao urbanista italiano Jorge Wilhelm, que é um dos ideólogos da expansão linear da cidade apoiada no transporte coletivo. Também receberam a homenagem póstuma a artesã Zélia Gomes de Jesus Scholz, o líder comunitário Francisco Antonio Rodrigues e a ex-vereadora de Curitiba Dona Lourdes.

Na terça, a sessão plenária da CMC começa com as votações, em segundo turno, dos projetos aprovados na véspera. As discussões serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Curitiba, ficando depois armazenadas no canal do Legislativo no YouTube.