Em sua 7ª edição, Inspirações Curitibanas premia 25 mulheres

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 16/12/2022 16h45, última modificação 16/12/2022 16h43
Na mesma quinta-feira (15), a CMC também promoveu a entrega de votos de congratulações e aplausos.
Em sua 7ª edição, Inspirações Curitibanas premia 25 mulheres

Na noite do dia 15, a CMC promoveu uma sessão solene para a 7ª edição do prêmio Inspirações Curitibanas, de iniciativa de Maria Leticia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Dois eventos solenes foram promovidos pela Câmara Municipal de Curitiba na quinta-feira (15) desta semana. Um deles foi a 7ª edição de Inspirações Curitibanas, iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), realizada à noite, e que homenageou 25 mulheres. O outro evento foi uma entrega de votos de congratulações e aplausos a personalidades indicadas pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), realizada no período da tarde.

Assista as sessões solenes no Canal da Câmara no Youtube.

Inspirações Curitibanas

Maria Leticia disse estar feliz pela realização da 7ª edição do prêmio Inspirações Curitibanas. “A alegria imensa de estar aqui neste plenário, com mulheres incríveis como vocês, enche o meu coração de alegria”, disse a parlamentar. De acordo com ela, a premiação é um reconhecimento para mulheres que, com garra e determinação diária, têm demonstrado que é possível escrever uma nova história na cidade de Curitiba. “Elas mostram que é possível fazer diferente, pois, nós mulheres, sempre encontramos uma forma de reinvenção.”

A mesa foi composta pela cantora Jeanine Matias, pela advogada Mariana Lopes, pela cientista política Laira Rocha, e pela atriz, dramaturga e professora e oratória e ética Pagu Leal.

Maria Leticia explicou que a premiação não objetiva somente a celebração mas, também, uma reparação histórica: “Nós, mulheres, conhecemos as dificuldades do cotidiano e enfrentamos, em alguns casos, salários menores do que os homens que executam as mesmas tarefas e somos assediadas pelo simples fato de estarmos andando pela via pública. Simples assim”. De acordo com ela, desde o início de seu mandato, mais de 150 mulheres foram homenageadas. “Mulheres que enfrentam acúmulos de tarefas e milhares de outras dificuldades que precisam ser transpostas. Quando uma mulher vence, é porque se esforçou muito”, concluiu.

Também se manifestaram as componentes da mesa, todas já homenageadas com o prêmio Inspirações Curitibanas em edições anteriores. Mariana Lopes, advogada e mestra em Políticas Públicas, congratulou as homenageadas e agradeceu à vereadora Maria Leticia pelo convite para o evento. “É uma felicidade poder integrar esse rol de mulheres inspiradoras”, disse ela. A atriz e dramaturga Pagu Leal, que também é professora de oratória e ética, falou sobre seu projeto em parceria com o mandato da vereadora Maria Leticia, que trata da conscientização das mulheres sobre o adoecimento psíquico feminino resultante das pressões estéticas.

Laira Rocha, cientista política, pertence ao Coletivo Cássia, grupo que, há cinco anos, constrói espaços seguros e promove políticas públicas para mulheres lésbicas e mulheres bissexuais. Laira declarou que sua satisfação em participar dessa homenagem está ligada ao respeito e inspiração pela história das mulheres que a antecederam. “Como é bom encontrar uma vereadora como Maria Leticia, que usa uma camiseta com os dizeres ‘Lute como uma sapatão’. E também ver a cidade de Curitiba aprovar um projeto de lei que combate o lesbocídio”, comentou a cientista política, que ainda lembrou dois casos de crimes desse gênero: as mortes de Ana Paula Campestrini (2021) e Luana Barbosa (2016).

Também se pronunciou a médica Amanda Medeiros, que trabalha com canabidiol no tratamento de crianças atípicas. “Trata-se de um medicamento que pode ser utilizado em casos de autismo, paralisia cerebral, mas é necessário lutar contra o preconceito”, revelou a médica. Para Amanda Medeiros, a ciência e o conhecimento são os caminhos mais razoáveis na orientação dos avanços na sociedade. A cantora Jeanine Matias agradeceu pelo convite para participar do evento e enalteceu a importância de uma homenagem como o Inspirações Curitibanas. “É uma premiação que ajuda a entender o papel das mulheres em uma sociedade em que muitas tarefas ainda são pensadas como específicas para homens ou para mulheres. Fico feliz com o empenho da vereadora Maria Leticia e de sua equipe, que são pessoas que sabem por que estão lutando”, concluiu.

Homenageadas

Cris de Souza Venção de Almeida, professora municipal da educação infantil

Helena Queiroz Morais, fisioterapeuta

Rosilda de Paula Brozosky, assistente social

Vanilde dos Santos Chaves, bombeira civil

Ana Cristina Groxco, enfermeira

Cristiane de Souza Serafim, enfermeira

Isabel Cristina de Souza, enfermeira

Neliane da Silva Bueno, assistente social

Sueli Aparecida Wolf (representada por Bruno Wolf), assistente social

Elizabete Moreira da Cruz, médica emergencista

Ketelyn Bobato, enfermeira

Miriam França Levandoski, médica intervencionista

Yaskara Dayene Hermann Macena, enfermeira

Priscila Gadonski Silveira, enfermeira

Ana Carolina Glodzienski Coelho, enfermeira

Giovana Fratin, enfermeira

Kelen Vanessa Marques da Silva, enfermeira

Jacyrene Affonso Zacarias, enfermeira

Rita de Cássia Moura Pagnoncelli, enfermeira

Hellen Luciana Damrat Tchaikovski, enfermeira

Vera Maria Lacombe Miraglia, fundadora da escola Anjo da Guarda

Martha Maria de Oliveira Pegoraro, enfermeira intensivista

Melina Girardi Fachin, professora da UFPR, doutora em Direito Constitucional

Ivanir Irene Dedecek, educadora

Miriam Teresinha Gogolla (representada por Simone Ogassawara), voluntária na ONG Sopa Tia Celina

 

Confira o álbum de fotos do prêmio Inspirações no Flickr da CMC:

 

15/12/2022 - Sessão Solene Inspirações Curitibanas

 

Congratulações e aplausos

À tarde, a Câmara Municipal promoveu uma solenidade para a entrega de votos de congratulações e aplausos indicados pelo vereador Jornalista Márcio Barros. Além dele, compuseram a mesa: Marcos Aurélio Pelegrina, coordenador de ciência e tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná; Luis Paulo Gomes Mascarenhas, coordenador geral da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná; e Franciele Paula Bay, psicóloga e psicanalista.

Em sua saudação aos homenageados, Márcio Barros lembrou a frase atribuída a Paulo de Tarso: “Honra para quem merece honra”. De acordo com o vereador, a frase quer dizer que aqueles que sabem honrar são honrados e merecem honra. “O princípio da honra está vinculado a valores pessoais como honestidade, integridade e caráter, mas também está ligado à admiração e ao respeito, sentimentos que nortearam a escolha de cada um dos homenageados”, afirmou o parlamentar.

Barros esclareceu que a ideia da concessão desses votos de congratulações e aplausos é valorizar as pessoas que se esforçam para fazer a diferença. “Empresários, associações, artistas, empreendedores, comunicadores, cidadãos que contribuíram com alguma ação específica ou contribuem em seus cotidianos com alguma atividade”, afirmou Barros. O vereador, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e membro da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, mencionou iniciativas de seu mandato, como, por exemplo, a sugestão de um programa para a contratação de pessoas em situação de rua por empresas vencedoras em licitações.

O vereador citou o projeto Curitiba Mais Um, que promove a integração de Curitiba com os municípios da Região Metropolitana no que diz respeito ao setor do turismo. Ele ainda lembrou do “Banheiro Família” (lei municipal 15.890/2021), iniciativa de seu mandato para evitar o constrangimento de autistas e responsáveis por pessoas com espectro autista nas situações em que é necessário o uso de um banheiro público. O vereador ainda ressaltou o Plano de Desenvolvimento Agroalimentar Metropolitano, também de sua autoria.

Agradecimento

O agradecimento foi feito por Luis Paulo Gomes Mascarenhas, coordenador geral da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná. Ele disse que buscou a etimologia da palavra congratulação, em latim, “congratulari”. “O prefixo con indica uma ação global que envolve todos. Gratus, a raiz da palavra, é um adjetivo latino que significa agradecer, e lare, se refere ao lar”, explicou. Luis Paulo agradeceu em nome de todos e, ao exaltar o mandato do vereador Jornalista Márcio Barros, o homenageado parafraseou Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua: “Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”.

Homenageados 

Receberam votos de congratulações e aplausos as seguintes pessoas e entidades:

Empresa RH NOSSA, pela prestação de serviço na área de Gestão de Pessoas e Serviços em RH, representada nas pessoas de Rosa Norberto e Clodoaldo Barbosa

Associação Beneficente de Mãos Unidas, pelos serviços voluntários prestados no município de Curitiba, representada por Damar de Cosmos Martins

Produtora Buzz CCS, pelo desempenho na produção do premiado projeto "A Partida Pirata", vencedor de dois Leões de Bronze no Cannes Lions International Festival of Creativity, representada por Lincoln Barela

Centro Automotivo Indy Car, representado por Marcos Affonso Costa

Plataforma de gastronomia Curitiba Honesta, pelo empreendedorismo no município, representada por Nilcea Almeida e Sergio Medeiros

Restaurante Denver Burger e Grill, pelo empreendedorismo em Curitiba, representado por Denise Cristina Rocha Miguel

Diário do Sitio Cercado, por seus 25 anos em serviço da comunidade paranaense, representado por Carlos Souza

Faz Locações, representada por Jorge dos Santos e Alfredo Luiz dos Santos

Hotel Blumenau, por seu mais de 45 anos de história no município, representado por Karla Sottomaior

Servos Store, pelo empreendedorismo, representado por Anderson Finizola Cavalcanti

Almerinda Robalo Sarmento

Carlos Roberto Teles, “o Palhaço Chameguinho” pelos seus 37 anos de carreira profissional

Cristian Meza Lopes, pelo empreendedorismo no município de Curitiba

Psicóloga Franciele Paula Bay, pelo serviço prestado no município

Repórter Iverson Vaz, destaque por mais de 20 anos no jornalismo policial

James Charles da Silva, pelo empreendedorismo em Curitiba

Professora Luciana Cristina Nunes de Faria, pelos serviços prestados na área da educação

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, pelo desempenho na área de desenvolvimento comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de vida

Marcos Aurélio Pelegrina, pelo desempenho nas áreas de geociências, geotecnologia e inovação

Rafael Santos, pelos serviços prestados na execução das políticas do sistema público de trabalho emprego e renda.

 

Confira o álbum de fotos das congratulações e aplausos no Flickr da CMC:

15/12/2002 - Sessão Solene - Entrega de Votos de Congratulações e Aplausos