Em sessão solene, Gilberto Giacoia recebe a Cidadania Honorária de Curitiba

por João Cândido Martins — publicado 09/12/2021 16h48, última modificação 09/12/2021 16h48
Procurador-geral de Justiça, Giacoia disse ver a homenagem da CMC como uma distinção a si e também ao trabalho promovido pelo Ministério Público do Paraná.
Em sessão solene, Gilberto Giacoia recebe a Cidadania Honorária de Curitiba

Ao centro, Gilberto Giacoia recebe o título de cidadão honorário de Curitiba em sessão solene no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu a Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), nesta quarta-feira (8), a cidadania honorária da capital do Paraná. A iniciativa foi do vereador Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito na Casa e a cerimônia teve a condução do vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara. A homenagem foi aprovada pelo plenário da CMC no início de novembro (006.00014.2021), sendo sancionada pelo prefeito Rafael Greca, resultando na lei municipal 15.909/2021.

- Confira no álbum da CMC no Flickr o registro fotográfico da sessão solene no Palácio Rio Branco
- O registro completo da sessão solene, em vídeo, está disponível no canal da CMC no YouTube

Além do presidente da CMC, e do proponente da homenagem, compondo a mesa do evento estavam Darci Piana, vice-governador do Paraná; Eduardo Pimentel Slaviero, vice-prefeito de Curitiba; Fábio Camargo, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); e Tito de Campos Paula, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). “Giacoia é um exemplo para todos, em particular, os jovens”, disse Tico Kuzma, afirmando que o Legislativo da capital defende um MP-PR independente e atuante.

Trajetória profissional
Em sua fala, o vereador Pier Petruzziello, proponente da homenagem, fez uma síntese da trajetória acadêmica e profissional de Gilberto Giacoia. O procurador homenageado nasceu na cidade de Ribeirão Claro (PR) e se formou em Direito pela Faculdade Estadual do Norte Pioneiro. Cursou especialização em metodologia do ensino superior na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se tornou doutor em direito penal pela Universidade de São Paulo (USP). “Além disso”, observou Petruzziello, “o homenageado é pós-doutor pelas universidades de Coimbra e de Barcelona (onde foi professor na graduação e na pós-graduação).” Seu ingresso no Ministério Público do Paraná se deu em 1980.

De acordo com Petruzziello, o homenageado atuou nas cidades de Bandeirantes, Cambará, Umuarama, Ponta Grossa e Londrina, entre outras. Em 1998, venceu a eleição para procurador-geral de Justiça, cargo que também ocupou em 2012, 2014 e, pela quarta vez, em 2020. Giacoia trabalhou pela Lei Orgânica do MP-PR; inaugurou a nova sub-sede do MP-PR, a chamada “casa rosada”, prédio histórico na avenida Marechal Floriano que foi reformado para abrigar o Memorial do MP-PR e alguns centros de apoio às promotorias de justiça. Integrou a comissão para adaptar o Ministério Público às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal e deu início às reformas em um prédio na Marechal Hermes, para a instalação da nova sede do MP-PR.

Petruzziello lembrou de uma frase do romance “Os irmãos Karamázov”, do escritor Fiódor Dostoiévski: “se Deus não existisse, tudo seria permitido”. Pier disse que mencionou o escritor russo para realçar o fato que Giacoia é um homem de fé, criado com caráter, ética e prontidão cívica pelos pais Osvaldo e Ana. Tais valores, disse o parlamentar, ele nutre com sua esposa Lair Antonia e com seus filhos Mariana, Osvaldo Giacoia e Gilberto.

Segundo o vereador, o homenageado, enquanto foi procurador-geral de Justiça, colocou a instituição à frente de qualquer ambição pessoal. “Nosso homenageado é um cidadão do mundo que deixou sua marca de excelência pelas dezenas de cidades que passou pelo Brasil e também no exterior. Uma das personagens mais importantes da história recente de Curitiba, contribuindo para coletividade em termos intelectuais, jurídicos e culturais”, justificou.

Motivo de orgulho para os paranaenses
Para o vice-prefeito Eduardo Pimentel, Giacoia é um homem público à frente de seu tempo, competente, inovador, sensível e um dos homens mais cultos do nosso estado. “Sua trajetória é motivo de orgulho para todos os paranaenses”, afirmou Pimentel. Ele também destacou que Giacoia tem prestado um grande apoio à cidade, principalmente no entendimento de questões administrativas que eram inéditas até a pandemia. O vice-prefeito lembrou que seu avô, o ex-governador Paulo Pimentel, foi um dos responsáveis pela edição do Estatuto do MP-PR. Ainda segundo Pimentel, a Constituição de 1988 atribuiu ao MP-PR independência administrativa e financeira, um fato inspirado na Carta de Curitiba, documento emitido durante o Congresso Nacional do MP-PR, realizado na capital do estado em 1986.

Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná, disse que sempre teve respeito e amizade por Giacoia, a quem sempre consultou nas questões relativas à Federação do Comércio. “Ao consultarmos Giacoia, pode ser que ele não traga a solução definitiva para o problema, mas com certeza, saímos com mais embasamento para buscar alternativas”. Ainda segundo o vice-governador, o homenageado é um “homem sério, responsável e tranquilo, com a tranquilidade de quem tem a consciência limpa de quem faz o melhor por Curitiba, pelo Paraná e pelo Brasil”.

Agradecimento
“Tenho a altivez e o orgulho de, entre a leitura de Leminski e a adoração dos gregos, entoar em alto e bom som um brado de amor à Curitiba. Um brado ao transpor os umbrais desse histórico Palácio Rio Branco para receber o título que me é outorgado pelo generosidade da edilidade curitibana”, afirmou o homenageado Gilberto Giacoia. Ele também agradeceu ao prefeito Rafael Greca, que sugeriu a Petruzziello a proposição da homenagem. 

“Greca, cuja presença é uma marca registrada de amor à Curitiba, sempre ao lado da sua companheira Margarita, presente a este evento, que é jornalista, poeta, literata e que traduz o espírito da mulher curitibana”, agradeceu Giacoia. Para o homenageado, tornar-se cidadão honorário de Curitiba é como sentir com a perspectiva dos que aqui nasceram o perfume da flor de lis ou a fragrância dos ipês e araucárias que aqui florescem. 

Giacoia destacou o relacionamento republicano que sempre procurou manter com as autoridades governamentais. “Nesse sentido, acredito que esta homenagem é uma distinção merecida ao MP-PR”, declarou. De acordo com o homenageado, o Ministério Público trava uma luta renhida pela construção progressiva de um país mais honesto e mais justo, em conformidade com os valores morais e garantidor da saúde do tecido social. “Sempre lutamos por um MP-PR pujante, corajoso e destemido”, afirmou. Ele finalizou lembrando uma frase do escritor argentino José Ingenieros: “ser digno não é pedir o que se merece nem aceitar o imerecido”.

Além destas autoridades, a sessão solene também teve a presença do vereador Alexandre Leprevost, (Solidariedade), 1º vice-presidente da Câmara; vereador Mauro Bobatto (Pode), presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI; Luis Cláudio Romanelli, deputado estadual, representando o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano; Olenka Lins, sub-defensora pública geral, representando André Ribeiro Giamberadino, defensor público geral do Paraná; desembargador Luis César Nicolau, corregedor geral da Justiça do Paraná; Cristiano Holtz, secretário municipal de finanças; Márcio Nunes, secretário estadual de desenvolvimento sustentável e do turismo do estado do Paraná; vereador Serginho do Posto (DEM), membro da Comissão de Economia e Finanças e ex-presidente da Câmara; Beto Preto, secretário estadual de saúde.