Em sessão solene, Câmara de Curitiba homenageia 19 mulheres

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 11/03/2024 14h30, última modificação 13/03/2024 09h17
Força de vontade, resiliência e sororidade foram fatores mencionados pelo vereador Herivelto Oliveira como necessários na luta das mulheres pela garantia de seus direitos.
Em sessão solene, Câmara de Curitiba homenageia 19 mulheres

Dezenove mulheres foram homenageadas por iniciativa do vereador Herivelto Oliveira, em alusão à passagem do Dia Internacional da Mulher. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Na última sexta-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Foi o terceiro evento da semana que abordou o tema e, na visão do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), propositor da homenagem, é saudável o fato de a Câmara abrir espaço para que tantas mulheres sejam homenageadas. “Todos esses eventos dão visibilidade e possibilitam o debate das muitas questões que envolvem a realidade das mulheres, como a busca por igualdade salarial e o combate à violência doméstica”, disse o parlamentar.

Também compuseram a mesa três diretoras da CMC: Jussana Marques, diretora de Apoio às Comissões, Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação Social, e Larissa Carrera Baginski, diretora de Recursos Humanos.

Assista à solenidade no canal da CMC no YouTube


“Mulheres guerreiras que nunca desistiram de seus sonhos”

“Vocês são fantásticas”, disse o vereador Herivelto Oliveira, ao iniciar sua saudação às homenageadas. “Aqui nós temos mulheres sonhadoras, mulheres lutadoras e realizadoras. Mesmo não tendo lugar de fala, consigo identificar muitas dores enfrentadas pelas mulheres, como ter de lidar com o machismo, a desigualdade salarial, a violência doméstica, o assédio sexual e o desafio de conciliar carreira com vida pessoal”. Ele lembrou que foi jornalista por 38 anos e, durante este período, teve a oportunidade de testemunhar a força e a resiliência das mulheres. “Narrei em muitas reportagens a rotina de mulheres guerreiras que nunca desistiram de seus sonhos e quebraram barreiras em áreas tradicionalmente vistas como masculinas, inclusive na liderança de empresas ou comunidades. Muitas mulheres lutando por seus direitos e pelos direitos de outras mulheres”, afirmou o vereador.

O vereador destacou a entrevista que ele fez com uma líder de uma comunidade carente que enfrentou o desafio de criar os filhos e ajudar as pessoas da comunidade. “Ela nunca desistiu dos sonhos. Foi uma entrevista que me marcou, pois evidenciou a força e a determinação das mulheres, mesmo diante das adversidades”, disse Herivelto. Ele ressaltou a importância do aumento do número de mulheres entre os vereadores. “Atualmente, na Câmara, 65% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Nosso gabinete também segue esse padrão, sendo que, dos 11 assessores, sete são mulheres”. O parlamentar também frisou a relevância de se entender o Dia Internacional da Mulher sob o ponto de vista da questão racial. Para ele, no futuro, haverá uma presença expressiva de mulheres negras nas atividades mais diversas. 

Ponto em comum entre as homenageadas: trabalhos de doação

Fabíula Bona Passini, diretora do Festival de Curitiba, que falou em nome das homenageadas, ressaltou como ponto comum entre todas as indicadas o fato de que prestam trabalhos de doação. “São mulheres que dedicam suas vidas aos outros, seja nas artes, na assistência social, no empreendedorismo, na cidadania e nas ações sociais. Todas dedicam seus tempos a transformar as vidas das comunidades e construir futuros possíveis”, disse. Para ela, a data também enseja reflexão. “O Dia Internacional da Mulher representa uma luta que se trava de forma coletiva. Uma luta pela consciência da liberdade de ser o que se é”, concluiu.

Patricia Tressoldi, diretora da Comunicação Social da CMC, salientou a quantidade de trajetórias de  mulheres que ganham visibilidade por meio das homenagens promovidas pela Câmara e pelos vereadores. Ela contou que trabalhou em diversos veículos de comunicação do estado, sempre na liderança de equipes. Quando veio a maternidade, sentiu que seria necessário reavaliar seus conceitos. “Foi quando surgiu a possibilidade de atuar na diretoria de comunicação da Câmara. Quem me incentivou a aceitar o desfio foi a Jussana Marques, que já havia passado pelos mesmos questionamentos. Só mulheres entendem mulheres, e eu destaco a ideia de sororidade, pois só assim as mulheres vão poder construir um mundo mais justo para as mulheres que ainda virão”, finalizou Patricia. 

Veja as fotos do evento no Flickr da Câmara ou clicando no banner abaixo

08/03/2024 - Sessão Solene de Homenagens - Dia Internacional da Mulher

Lista das homenageadas

CULTURA

Fabíula Bona Passini
Xanxerense apaixonada pela arte desde criança, emerge como uma figura proeminente na cena cultural da cidade como diretora do Festival de Teatro de Curitiba e gestora de projetos culturais na Parnaxx. Seu vínculo com o festival começou em 2009: no início, como apoio de bilheteria, posteriormente na coordenação de produção e, desde 2019, na direção geral do festival, em parceria com Leandro Knopfholz.

Mara Fontoura
Reconhecida como cantora, compositora, escritora, arte-educadora e produtora cultural. É membro importante do Grupo Nymphas, um grupo vocal feminino formado em 1978, considerado um patrimônio cultural da cidade. Com um repertório de mais de 600 composições, mais de 200 das quais foram gravadas por diversos artistas e grupos, Mara concentra seu trabalho na composição para o público infantil. Sua contribuição para a música vai além: ela também tem uma longa história de produção musical para teatro, CDs educacionais e outros projetos. Desde 1988, é sócia da Gramofone Produtora Cultural, uma empresa comprometida com a produção de conteúdo para crianças.

Mariana Basso (Anna Lary)
Conhecida pelo nome artístico de Anna Lary, é aluna do Colégio Estadual do Paraná. Mariana participou de vários eventos na cidade, surpreendendo pela segurança e afinação quando canta, apesar da jovem idade. Com a experiência de se apresentar em concertos de Natal do Colégio Estadual do Paraná, é uma promessa para a MPB.

Nicole Vanoni
Coreógrafa e produtora cultural paranaense, é uma das mais expressivas empreendedoras culturais da atualidade. Busca uma visão contemporânea e ousada no modo de fazer e produzir dança. É formada em Educação Física pela PUC-PR, tem pós-graduação em Dança e Educação pelo Isepe e em Linguagem e Poética da Dança pela Furb. É diretora artística e fundadora da Curitiba Cia de Dança, na qual atua como bailarina e diretora-geral e vem recebendo prêmios e indicações nos principais editais do Brasil. Em 2019, iniciou uma parceria com o Natal Luz dos Pinhais de Curitiba, com o clássico "O Quebra Nozes" nas Ruínas de São Francisco. Durante a pandemia, inovou com o sistema drive-in para apresentações, com seis sessões lotadas na pedreira Paulo Leminski, em Curitiba.  

AÇÃO SOCIAL

Edina Paixão da Silva Santos
Presidente da ONG Coração Acolhedor, que atende crianças com aulas de contraturno e com refeições para crianças carentes. Ajuda famílias da Vila Icaraí, no bairro Uberaba, em Curitiba, organizando projetos de futebol feminino. Carinhosamente, é conhecida como “Tia Edina".

Ilana Coutinho de Alencar
Residente em Curitiba há seis anos, é idealizadora do projeto Ondda do Bem, que atua com ONGs em projetos como Café com Amor, Nossa Revolução é o Amor, Gastromotiva, Panelão Solidário, Propósito Seja Luz e Mesa Solidária. Luta pela erradicação da fome, pelo consumo consciente, em favor do antirrascismo, no combate às desigualdades sociais e na valorização dos direitos das minorias. É chefe ecológica, engenheira de alimentos, consultora e colunista.

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO 

Pietra Silvestri
Atriz, influenciadora e modelo que desafia estereótipos e promove a inclusão com paixão e determinação. Como a primeira mulher brasileira com síndrome de Down a conquistar o registro profissional de atriz, ela demonstra talento e dedicação em sua carreira artística, além de inspirar outros com a mensagem de que não existem limites para realizar os sonhos. Pietra é uma defensora incansável da inclusão e da diversidade. Sua participação como mesária voluntária nas eleições gerais de 2022, onde utilizou sua fluência em Libras para auxiliar eleitores surdos, é um exemplo de compromisso com a cidadania e a igualdade. Pelas redes sociais, usa seu alcance para desafiar mitos sobre a Síndrome de Down e promover a importância do voto e da participação política de todos os cidadãos. É uma inspiração não apenas para aqueles com deficiência, mas para todos que buscam superar obstáculos e criar um mundo mais inclusivo e justo.

Rafaella Castillo
Professora e intérprete de libras, faz parte do time que ampliou a acessibilidade às sessões e reuniões da Câmara Municipal. Atua na CMC desde fevereiro de 2020. Graduada em Letras Libras (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Letras Libras (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). CEO e professora no curso Sinalize Comigo. Também atua como tradutora e intérprete de libras em vídeos corporativos na Quíron Educação.

CIDADANIA

Haiara Mathias Fernandes Coelho
Homenageada em reconhecimento à sua bravura ao expor e enfrentar o caso de discriminação racial que sofreu. Estudante de Medicina Veterinária, teve a coragem de denunciar colegas que a discriminaram em um grupo de uma universidade de Curitiba. Ela relatou que, em março de 2023, obteve conhecimento de que fotos suas foram tiradas sem consentimento e compartilhadas em novembro de 2022. Um processo foi iniciado para investigar o incidente, e a jovem aguarda o desenrolar do caso com determinação e coragem.

EMPREENDEDORISMO

Doralice de Mello
Figura constante nas feiras livres de Curitiba há quase 60 anos, oferecendo flores de alta qualidade para os moradores da cidade. Além de ser um exemplo de sucesso para outras empreendedoras locais, sua dedicação incansável merece reconhecimento e celebração, sendo um pilar fundamental para o bem-estar da cidade de Curitiba.

Hilde Silvana Pontes
Profissional de destaque na área de tecnologia educacional, com vasta experiência e contribuições significativas para o campo da educação à distância (EaD) e ambientes virtuais de aprendizagem. Tem mais de 24 anos de experiência em EaD e 10 anos específicos em Design Instrucional. Sill, como é chamada, é a idealizadora da Mamytech, uma comunidade exclusivamente dedicada a meninas e mulheres, com foco na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que prioriza o desenvolvimento técnico e pedagógico de projetos utilizando software livre e aberto, como Moodle e H5P. Seu lema “Conectar, acolher, abraçar, ensinar, cocriar e crescer” reflete o compromisso de um ambiente inclusivo e de apoio mútuo. A comunidade Mamytech surgiu em 2021, em resposta à crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologia após a pandemia da covid-19. Antes de fundar a empresa TODRAW, acumulou experiência em gestão de projetos em EaD em diversas instituições renomadas, incluindo a Fiep, Sebrae, IEL, Senai e Sesi. A TODRAW oferece uma gama de serviços, como criação, instalação e customização de ambientes Moodle, consultoria em EaD e inovação em ambientes virtuais de aprendizagem, além de orientação e avaliação de trabalhos científicos e acadêmicos.

Marcia Milczuk
Empreendedora que transformou a paixão por coelhos em um negócio bem-sucedido. Em meio à crise da pandemia, deixou a profissão para abrir a Casinha dos Coelhos em sua própria casa. Rapidamente, tornou-se referência no segmento de pet exótico e, em menos de um ano, já teve faturamento positivo. Hoje, além de uma loja física, ela emprega pessoas para atender à demanda crescente. Marcia adotou seu primeiro coelho em 2016 e logo se apaixonou, tornando-se conhecida como “a louca dos coelhos”. Esse amor a levou a criar a Casinha dos Coelhos em Curitiba, oferecendo uma variedade de produtos para esses animais, como feno, ração, casinhas e até mesmo roupas. Durante a pandemia, viu a oportunidade de expandir seu negócio, percebendo a dificuldade dos tutores em encontrar produtos específicos para seus pets. Com um atendimento diferenciado e um foco em ajudar os clientes com suas dúvidas sobre os animais menos comuns, como os coelhos, Marcia conseguiu fidelizar a clientela.

GRANDES EVENTOS

Caroline Uniga
Mestranda em Comunicação e especialista em Marketing de Comunicação e Eventos. Coordenadora do núcleo de feiras e congressos da Air Promo, Carol é produtora responsável pelo Smart City Expo Curitiba (evento que levou Curitiba para Barcelona, onde recebeu o Prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo), pelo Congresso Internacional de Felicidade, pelo Festival Internacional de Felicidade e pelo Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública.

Lisy Anne Monteiro (Lica Monteiro)
Lica, como é conhecida, é sócia da Agência Air Promo. Criativa e responsável por natais e eventos na cidade, é de uma criatividade incrível. Formada em Publicidade e Propaganda. Tem especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens, MBA em Planejamento de Gestão e Negócios e Comunicação Audiovisual. Começou como estagiária de comunicação no Museu Alfredo Andersen, na Secretaria da Cultura, seguindo depois para o Museu Oscar Niemeyer. Atuou por 10 anos como assistente de marketing no Grupo Positivo, chegando até a gerência do marketing educacional em escolas e universidades. Fundou uma empresa de comunicação visual em parceria com a Air Promo, da qual atualmente é sócia, trabalhando com atendimento, planejamento e gestão.

INOVAÇÃO E EVENTOS

Iolanda Viola
Head de Inovação e Diretora do Viasoft Connect. Engenheira, piloto e diretora do evento Viasoft Connect. Formada em Engenharia de Alimentos, com pós-graduação em Mercado Financeiro e Banking. Também é jurada no programa Desafio de Sucesso, da Rede Record.

SAÚDE

Gizelle Cristiane de Souza dos Santos
Profissional de Educação Física, Recreação e Lazer. Bacharel em Lazer e Recreação, com especialização em Gestão Escolar. Desde sua formação, em 2002, tem desempenhado um papel essencial na promoção do bem-estar físico e emocional de alunos. Atualmente, é professora no Colégio Estadual Santa Cândida e gerente na Gijica Festas, organizando eventos e atividades recreativas para crianças e adultos. Além disso, coordena o Espaço da Criança no Santa Mônica Clube de Campo, desenvolvendo atividades lúdicas para os pequenos. Em 2023/2024, assumiu o papel de Coordenadora Geral do Projeto Show de Verão da Associação da Vila Militar, promovendo atividades físicas e de lazer para a comunidade local. Como professora universitária, contribui para a formação de novos profissionais de Educação Física.

Izabela Neves Freitas
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1998, destaca-se como psicóloga clínica, especializada em Abordagem Sistêmica. Seu trabalho abrange atendimento individual, familiar, de casais e grupos. Como personal coach, oferece uma parceria de apoio para seus clientes, ajudando-os a alcançar objetivos, otimizando resultados e melhorando a performance pessoal. Com abordagem focada no desenvolvimento da capacidade de realização de clientes, mesmo diante de desafios aparentemente impossíveis, é uma fonte de motivação. Além disso, como terapeuta do luto, oferece um espaço seguro para os enlutados expressarem seus sentimentos após a perda de entes queridos, empregos ou relacionamentos, ajudando-as a reconstruir a vida com novo significado. Sua jornada pessoal, marcada pela perda precoce dos pais e da irmã, impulsionou o compromisso em encontrar significado no sofrimento.

Nádia Almeida
Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (1983). Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Hansenologia. Atualmente, é chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe. É orientadora em Dermatologia Pediátrica da residência das instituições: UFPR, PUC-PR e Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.

SERVIÇO PÚBLICO 

Claudia Franscisca Silvano
Nasceu em São Paulo e veio para Curitiba ainda criança. No Procon desde a década de 1990, hoje é diretora do órgão. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Administração e Planejamento da Escola Pública no Brasil pela UFPR e graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Especialista em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).