Em congresso, servidores debatem sobre trabalho nos legislativos

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2014 17h45, última modificação 27/09/2021 11h00

Direcionado a funcionários e vereadores dos legislativos municipais de todo o Estado, foi aberto, na tarde desta quinta-feira (16), o XXI Congresso da ASCAM (Associação dos Servidores de Câmaras Municipais do Paraná). O evento, que vai até o dia 18, é realizado no auditório do Hotel Nacional INN, próximo ao legislativo de Curitiba. Entre os temas abordados no congresso estão aposentadoria e previdência, novas tecnologias para o plenário, conduta dos agentes públicos e a atuação do Ministério Público, além do gerenciamento de procedimentos legislativos integrado ao site das câmaras municipais.

Durante a abertura do congresso, o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), enfatizou a necessidade de equilibrar a relação entre os agentes políticos e os servidores públicos. “O mundo mudou e isso exige que muitas decisões sejam tomadas, no entanto, não é possível criar regras específicas para cada pessoa. Muitas transformações aconteceram na Câmara de Curitiba, por exemplo, e isso só foi possível pela qualidade dos nossos servidores”, enfatizou Salamuni.

Para o presidente da ASCAM, Juarez Rodrigues, a associação buscar auxiliar ao máximo os servidores públicos a desenvolver melhor o seu trabalho. “As câmaras do interior do Estado apresentam realidades muito diferentes. Nosso objetivo é levar conhecimento aos servidores para que possam assessorar de maneira mais eficiente os vereadores”, revela Rodrigues.

Quem falou sobre o papel do servidor público, como agente diretamente ligado ao atendimento da população, foi a sub-procuradora geral do Ministério Público do Paraná, Samia Bonavides. Para a jurista, é necessário que todos os cidadãos, e não somente os servidores públicos, tenham consciência do seu papel transformador na sociedade. “As pessoas precisam se sentir como parte de um processo de transformação. Só assim o Brasil deixará para trás algumas de suas mazelas sociais”, afirmou Samia.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (FENALEGIS), Antonio Carlos Lima Junior; o procurador do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Gabriel Guy Léger; e a presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba, (SindiCâmara), Magali Antunes.