Em 2º turno, CMC confirma Semana da Prevenção de Acidentes com Crianças

por José Lázaro Jr. — publicado 07/04/2021 16h25, última modificação 07/04/2021 16h54
Projetos confirmados nesta quarta-feira seguem para análise do Executivo e, com a sanção do prefeito, passarão a ser leis após publicação no Diário Oficial do Município.
Em 2º turno, CMC confirma Semana da Prevenção de Acidentes com Crianças

Na imagem, Professora Josete, durante sessão por videconferência da CMC. (Foto: Reprodução/Youtube CMC)

Repetindo a votação da véspera, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmaram, nesta quarta-feira (7), em segundo turno, a criação da Semana da Prevenção de Acidentes com Crianças, a ser realizada anualmente, na última semana de agosto, e a inserção da atividade no calendário oficial de eventos da capital do Paraná. Foram 30 votos favoráveis, 4 contrários e 1 abstenção ao projeto de lei da vereadora Professora Josete (PT).

Hoje, em plenário, ela agradeceu o apoio dado ao projeto (005.00186.2020), frisando que “90% dos acidentes domésticos podem ser evitados”. A ideia é que, nessa data, sejam realizados alertas à população sobre a ocorrência de acidentes através da promoção de ações, palestras, eventos, audiências públicas. As atividades deverão ser promovidas pelo poder público, em parceria com a iniciativa privada, em especial nas escolas, universidades, unidades de saúde, organizações não governamentais e veículos de comunicação.

Com a aprovação na CMC, agora o projeto só depende da sanção do Executivo, e consequente publicação no Diário Oficial do Município, para virar lei em Curitiba. Contudo, o prefeito pode se opor a trechos da matéria (“veto parcial”) ou a todo o conteúdo (“veto total” ou “veto integral”). Nestes casos, o projeto volta para a Câmara de Curitiba e os vereadores decidem, votando em plenário, se querem “derrubar os vetos” (recuperando o texto original) ou mantê-los, concordando com o Executivo.

Utilidade pública
Também foi confirmada, pelo plenário, em segundo turno, com 27 votos favoráveis, 5 contrários e 3 abstenções, a declaração de utilidade pública municipal à Loja Simbólica União Curitibana nº 112, jurisdicionada à Grande Loja do Paraná (014.00012.2020), de iniciativa do ex-vereador Bruno Pessuti (PSD) e de Mauro Bobato (Pode). Apesar do debate na véspera sobre o enquadramento da associação nos critérios da lei municipal 117/2020, a maioria dos vereadores concordaram em conceder o título à loja maçônica. O documento é exigido pelo Poder Público para a realização de convênios, por exemplo.

Missa de sétimo dia
Nesta quarta, os vereadores de Curitiba aprovaram um ajuste no projeto que concede, “in memoriam”, à ex-vereadora Dona Lourdes, o título de cidadã honorária da capital (006.00002.2021). Ela faleceu na última quinta-feira (1º), em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral), aos 93 anos de idade. Até o ano passado, por quatro mandatos consecutivos, foi parlamentar na CMC, sem faltar às sessões e participando de todas as atividades. O vereador Mauro Ignácio (DEM) informou que a missa de sétimo dia ocorrerá hoje, às 19 horas, por videoconferência. Para participar, basta acessar o link pelo Facebook da Paróquia do Santa Quitéria.