Educação, inverno, acidente e mais notas do dia 19 de abril

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 19/04/2023 13h20, última modificação 19/04/2023 15h27
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Educação, inverno, acidente e mais notas do dia 19 de abril

Notas da sessão plenária do dia 19 de abril. (Arte: Arquivo/CMC)

Presidente do Conselho
Nesta quarta-feira (19), o plenário da CMC ratificou, em segundo turno, a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba à Maria Júlia Trevizan. Primeira presidente do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, a homenagem para ela é uma iniciativa do vereador Serginho do Posto (União), que destacou a trajetória profissional de pioneirismo dela na área, desde a formação na primeira turma de psicologia da PUC-PR (006.00020.2022).

Educação I*
Sidnei Toaldo (Patriota) utilizou a tribuna do plenário para parabenizar a Prefeitura de Curitiba pelas melhorias realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil União das Vilas, no bairro São Braz. “Tive a oportunidade de participar, junto aos vereadores Nori Seto (PP) e Mauro Ignácio (União), da ampliação do CMEI, na regional de Santa Felicidade”, acrescentou ao tema. A revitalização possibilita abrigar mais duas turmas de berçário e uma de maternal, aumentando, assim, o número de crianças atendidas de 162 para 209. “Quanto é importante para a cidade a ampliação deste espaço. Curitiba necessita de mais escolas, e a Prefeitura tem olhado atentamente para essa demanda”, celebrou Toaldo.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Educação II*
Ainda durante a sua fala no pequeno expediente, o vereador Sidnei Toaldo citou uma confusão entre o pai de um estudante e o diretor da escola estadual, no bairro São Braz. “ Lamentavelmente, por uma questão de reunião com os pais, referente à obrigatoriedade de uso do uniforme, o diretor responsável foi coagido e quase agredido”, disse. A reunião com os pais de alunos visava ao regramento de uso do uniforme para maior segurança da instituição.

Inverno*
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) ressaltou as ações da Fundação de Ação Social (FAS) com a chegada do frio. “As ações de acolhimento para o inverno começam a ser realizadas no dia 15 de maio, mas em virtude dessa previsão de frio intenso para os próximos dias, o serviço de abordagem será antecipado”, informou o parlamentar. A partir desta quarta-feira (19) até o próximo sábado (23) a FAS disponibilizará um total de 1.407 vagas para acolhimento de pessoas em condição de rua. “A população pode ajudar a proteger essas pessoas em situação de rua. É só entrar em contato com a Central 156, sempre que avistarem alguém nessa condição”, pediu Barros.

Acidente*
Pronunciamento do vereador Oscalino do Povo (PP) citou o grave acidente na noite da ultima segunda-feira (17), no bairro Fanny. “Infelizmente a imprudência no trânsito vitimou uma jovem de 20 anos”, lamentou. “Estamos constantemente conversando com as autoridades para que ações no trânsito da região sejam tomadas. A travessia na região é muito perigosa, é necessário que redutores de velocidade sejam instalados nas ruas do Fanny”, pediu o parlamentar.

Indicação de líderes*
Requerimento da bancada do partido União Brasil indica Rodrigo Braga Reis (União) para ocupar vaga na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Curitiba (019.00041.2023). Ele assume o lugar antes ocupado por Beto Moraes (PSD), que informou a desistência para participar da referida Comissão Permanente (019.00040.2023).

Passarela*
Dois requerimentos do vereador Mauro Ignácio pedem informações sobre os registros de ocorrências atendidas entre os anos de 2022 e 2023, na passarela ecológica, situada na BR 277, entre a entrada do parque Barigui e a J. Malucelli, no bairro Mossunguê. O primeiro direcionado à Prefeitura de Curitiba (062.00264.2023) e o segundo ao Comando geral da Polícia Militar do Paraná (074.00015.2023).

Escola Municipal*
Dalton Borba (PDT) questiona a Secretaria Municipal de Educação sobre a propriedade do imóvel onde hoje está situada a Escola Municipal Vila Torres, bairro Prado Velho. O parlamentar ainda questiona os mecanismos de segurança existentes na instituição de ensino (062.00265.2023).

Licença-prêmio*
Informações sobre a quantidade de liberações de licenças-prêmio para profissionais da educação, no período de janeiro de 2022 até abril de 2023, fazem parte do pedido da vereadora Professora Josete (PT) à Prefeitura de Curitiba (062.00266.2023).

Autismo*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Marcos Vieira (PDT) questiona a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde sobre o número de crianças autistas registradas na regional Bairro Novo, e também sobre o registro de quantas delas aguardam atendimento neurológico. O parlamentar alega que as informações são necessárias para a criação de políticas públicas voltadas aos portadores do espectro autista e a suas famílias (062.00267.2023).

Registro em plenário*
João da 5 Irmãos (União) informou que, devido a viagem de urgência, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude Carlos Eduardo Pijak Jr. não pôde estar presente para participar da Tribuna Livre de hoje (17).

Visita ao plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Rodrigo Braga Reis (União), do coronel Lanes Randal Prates Marques, Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques