Câmara reconhece destaques da cultura e da educação

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 27/04/2023 08h30, última modificação 27/04/2023 08h36
Liderança religiosa também recebeu homenagem em plenário durante esta semana.
Câmara reconhece destaques da cultura e da educação

Poeta Alvaro Posselt é conhecido por haicais espalhados por Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão dessa terça-feira (25), o professor e poeta Alvaro Posselt. “Estou aqui hoje para homenagear uma das estrelas da literatura curitibana”, enalteceu Tito Zeglin (PDT), autor da proposta de votos de congratulações e aplausos ao artista, por conta de sua dedicação cultural à capital paranaense (077.00144.2023).

Alvaro Posselt com vereadores“Nas entrelinhas destas linhas, só há entrelinhas”, disse o vereador, declamando versos do poeta homenageado. “Nascido em 1971, é um dos principais nomes curitibanos quando tratamos de haicais e minicontos. Entre seus 10 volumes já publicados, está a obra 'Tão breve quanto o agora', que contém o icônico haicai 'Curitiba não nos poupa; Ontem tomei sorvete; Hoje tomo sopa'”, relatou Zeglin.

O parlamentar contou que Posselt tem como objetivo tornar Curitiba a capital do haicai, sendo “possível encontrar alguns de seus poemas pela cidade, expostos em vitrais. Em 2018, o poeta curitibano transformou a própria casa num espaço cultural. “Vejam que exemplo lindo que o nosso homenageado passa para todos nós. A Casa Posselt é um recanto para conectar-se com a natureza e ser inspirado por ela, para criar toda e qualquer forma de arte”, elogiou Zeglin.

Leprevost com Escola de sambaA cultura curitibana também esteve em pauta na sessão dessa quarta-feira (26), quando o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) realizou a entrega de votos de congratulações e aplausos à Escola Acadêmicos da Realeza. Conforme a proposição, a homenagem reconhece "seus 25 anos no desfile do Carnaval de Curitiba e também o vice-campeonato, conquistado neste ano de 2023” (077.00148.2023).

“Além das participações nos desfiles, a escola vem contribuindo com outros eventos culturais do município e também oferece gratuitamente oficinas de música e de arte para a comunidade”, relatou Leprevost. O diploma foi entregue ao presidente da Acadêmicos da Realeza, Paulo Roberto Scheneumann; aos passistas Edineia Arruda da Cruz e Jurandir Matheus; e a William Caudas, da comissão de frente da agremiação carnavalesca.

Escola Paradesportiva com FachinelloDestaque da educação
Outra entrega de votos de congratulações e aplausos foi realizada, na manhã da última segunda-feira (24), à Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira. O vereador Marcelo Fachinello (PSC), autor da proposta, frisou que o equipamento público é uma “referência em competições paradesportivas no nosso município e também em nível estadual” (077.00182.2023).

Os estudantes participaram dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), nas modalidades Golf-7 e Futsal, e também representaram o município nos Jogos Escolares do Estado do Paraná. Fachinello ressaltou que, por trás do excelente desempenho da equipe, existem muitas dificuldades "enfrentadas pelos alunos, pela diretora e pelas professoras, porque há escassez de recursos, principalmente, na aquisição dos uniformes e materiais para serem usados nas competições e também a falta de equipamentos específicos para o paradesporto, para que sejam realizados os treinos”.

Apesar disso, “por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, conseguiram se cadastrar e obter a verba destinada para os projetos esportivos da escola”, explicou o propositor. Fachinello falou, ainda, da importância do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, que, nesse ano, teve 500 projetos cadastrados. A homenagem foi entregue à diretora da escola, Simoni dos Reis Lima, à coordenadora administrativa, Fátima Bergas, e às professoras Teresa Cristina Puerto e Clarice Modesto Gazolla.

Rodrigo Reis e padre MiguelNa mesma manhã, Rodrigo Reis (União) entregou os votos de congratulações, de sua autoria, ao padre Phellype Thiago Martins, cujo nome religioso é padre Miguel, da Igreja Ortodoxa (077.00166.2023). O homenageado, segundo ele, “desempenha um importante papel de evangelização em Fazenda Rio Grande e um trabalho social em Curitiba, preparando-se para, em breve, inaugurar um Santuário em Curitiba para conjuntar com o trabalho social e político já desempenhado”.

“A Igreja Ortodoxa tem origem apostólica, através do apóstolo São Tomé. Estabelecida oficialmente a sede no Peru há 10 anos, ela busca fazer um trabalho evangelizador e social, valorizando, assim, as famílias mais vulneráveis que necessitam de auxílio, ajuda e socorro da igreja”, complementou Reis.

Requerimentos aprovados
A Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos, ao longo das sessões plenárias da semana. Na última terça (25), o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) defendeu sua homenagem ao cantor e compositor Roberto Carlos (077.00224.2023). “O compositor Roberto Carlos completou, no dia 19, seus 82 anos de vida. Quero parabenizar e dizer que ele estará aqui no dia 9 de maio”, declarou o parlamentar.

As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba