Dom Peruzzo pede apoio dos vereadores a projetos sociais e ao Corpus Christi

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 13/11/2023 12h15, última modificação 13/11/2023 14h12
Arcebispo metropolitano de Curitiba visitou a Câmara de Curitiba e apresentou projetos aptos a emendas parlamentares.
Dom Peruzzo pede apoio dos vereadores a projetos sociais e ao Corpus Christi

Dom Peruzzo destacou a importância dos projetos sociais da igreja para Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita de Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba. O religioso foi recebido por parlamentares e apresentou ao grupo o planejamento das celebrações do Corpus Christi 2024, pedindo o apoio da CMC ao evento. A data, que remete à Quinta-Feira Santa, consta no calendário católico desde o século 13. 

“Peço ajuda para as celebrações e o orçamento que tudo isso implica. Não precisamos apenas de escolas, de saúde e de alimentos. Precisamos também de celebração. O abraço em um ambiente familiar é tão importante quanto o pão. Se faltar um, os dois se esvaziam”, lembrou Dom Perruzzo.

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) destinaram para o Corpus Christi, em 2023, emendas que somaram R$ 375 mil (308.00868.2022 e 308.00335.2022). O evento faz parte do calendário oficial da cidade, oficializado pela lei 15.219/2018, bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, por meio da norma 19.466/2018.

Dirigindo-se aos parlamentares, o bispo católico saudou e agradeceu toda a cordialidade recebida em visitas à Câmara de Curitiba. “Sempre que venho a esta Casa, eu encontro uma receptividade que me faz questionar se eu sou como os vereadores e vereadoras, tão cordial quanto são eles comigo”, destacou Dom Peruzzo.

Arcebispo de Curitiba pediu apoio a projetos sociais ligados à igreja

Além do Corpus Christi, o arcebispo de Curitiba pediu apoio aos projetos sociais ligados à igreja. Ele deu como exemplo a Associação Casas do Servo (CSS), que acolhe dependentes químicos em recuperação e pessoas buscando a superação do alcoolismo. “Não somente essa, mas diversas outras entidades e projetos sociais necessitam de aporte de recursos”, salientou.

Os vereadores têm prazo para apresentação de emendas parlamentares, que, neste ano, está prevista para acontecer de 14 a 21 de novembro. Durante esses dias, o projeto da Lei Orçamentária Anual constará na pauta de votações. A CMC tem até 20 de dezembro para aprovar o orçamento da capital do Paraná

Da Arquidiocese de Curitiba, além de Dom José Antônio Peruzo, acompanharam a visita o padre Juarez Rangel; o diácono Sidnei Lemes; e Cristiane Dobena e Alison Fonteles, da coordenação do Corpus Christi.

Coordenador do Asilo São Vicente também visitou hoje a CMC 

O vereador Tico Kuzma (PSD) destacou ainda a visita em plenário do padre José Aparecido, coordenador do Asilo São Vicente de Paulo, que veio pedir renovação do apoio da CMC à instituição que é referência nacional no atendimento e na promoção da qualidade de vida e no resgate à dignidade da pessoa idosa.

Transparência orçamentária

Desde 2005, os vereadores e vereadoras têm uma cota individual para emendas ao Orçamento. Ela é viabilizada mediante acordo com o Executivo, o qual autoriza o remanejamento da rubrica “reserva de contingência” – que não é destinada a nenhum órgão ou projeto específico, pois não detalha onde os recursos serão aplicados, servindo para garantir o equilíbrio das contas públicas em situações imprevistas.

A CMC dá ampla publicidade às emendas parlamentares, coletivas e individuais, desde 2014. A divulgação das emendas individuais segue a ordem alfabética dos vereadores. O relatório completo com as 913 emendas incluídas no orçamento de 2023 está disponível no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) ou aqui. A execução das emendas depende da autorização do prefeito Rafael Greca.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques