Dia Mundial do Autismo será celebrado em sessão solene

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Brunno Abati* — publicado 31/03/2023 08h00, última modificação 31/03/2023 08h05
Solenidade será na segunda-feira (3), às 19h30.
Dia Mundial do Autismo será celebrado em sessão solene

Ano passado, a CMC promoveu audiência pública que debateu a inclusão dos autistas na sociedade.(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima segunda-feira (3), às 19h30, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Autismo e à Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é de Pier Petruzziello (PP), conforme requerimento aprovado pelo plenário no dia 15 de março (061.00014.2023). Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

O Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril desde 2007, quando foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Já a semana que marca as ações de conscientização sobre o TEA foi instituída em 2016 (lei municipal 14.809/2016) por iniciativa de Petruzziello. Ambas as datas comemorativas têm o objetivo de combater a discriminação e o preconceito contra quem tem autismo.

O TEA é uma condição de saúde caracterizada por desafios em comportamentos repetitivos na fala, na comunicação não-verbal e, ainda, nas habilidades de socialização. N
a sessão solene, serão homenageadas as associações e os institutos que atendem autistas e suas famílias e trabalham a conscientização da sociedade sobre o tema.

“Como autor da lei que instituiu a semana de conscientização do autismo, fico muito feliz em ver a movimentação acerca do tema em Curitiba. Falar sobre o autismo, conscientizar as pessoas é a nossa maior ferramenta contra o preconceito. Meu trabalho na causa começou com essa lei de 2016 e, hoje, tenho muito ainda a fazer, mas também agradecer àqueles que caminham ao meu lado nesse trabalho”, destaca Pier Petruzziello.

Entre as instituições que serão homenageadas estão Instituto Anjo Azul, AAMPARA (Associação de Atendimento e Apoio ao Autista), Instituto Ico Project - Canal Autismo, ABRAÇA (Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas), Projeto TEAtecendo Redes, Ambulatório Enccantar, ONDA (Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, ACAAUT (Associação Convivendo e Aprendendo com o Autismo), APAAC (Associação de Pais e Amigos do Autismo), AFAPI (Associação de Famílias Autistas de Pinhais), AKA (Associação Kasa do Autista), Falando de Autismo e Mundo de Yasmin.


Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade será transmitida na segunda-feira, 3 de abril, às 19h30, pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba