Prorrogadas as inscrições do curso de empreendedorismo

por Pedritta Marihá Garcia e José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 31/03/2023 10h15, última modificação 31/03/2023 09h20
São ofertadas 100 vagas. Parceria é da Escola do Legislativo com o instituto Gerar.
Prorrogadas as inscrições do curso de empreendedorismo

A capacitação é totalmente gratuita e dará direito a certificado. Os empreendedores terão três meses de acompanhamento e consultoria gratuita. (Foto: Canva)

A Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e a organização sem fins lucrativos Gerar prorrogaram as inscrições para o curso de formação de empreendedores. A capacitação integra o Projeto Mega, é totalmente gratuita e terá a duração de 15 dias. Os participantes terão aulas de marketing, precificação de produtos e formas de alavancar ou iniciar um negócio. São 100 vagas ofertadas. As aulas começam no dia 10 de abril. 

Segundo Matheus Gomide, articulador social da Gerar, o curso é voltado para maiores de 18 anos que já têm ou querem abrir seu próprio empreendimento. “É também para quem quer regularizar o seu MEI [sigla para microempreendedor individual]. A gente teve muitos alunos que vendem doces, salgados em seus bairros e querem expandir [o seu negócio]. Já tivemos alunos de 18 anos, tivemos alunos de 60 anos. A intenção é estimular esta pessoas a empreender”, disse. 

As vagas são limitadas a 100 alunos. O início do curso é dia 10 de abril e termina em 2 de maio. As aulas serão realizadas de segunda a sexta, de 9h às 12h, no auditório do Anexo 2 da Câmara. A capacitação é totalmente gratuita e dará direito a certificado. Além disso, os empreendedores terão três meses de acompanhamento e consultoria gratuita. Gomide explicou que, ao final deste período, os inscritos participarão de uma feira de empreendedorismo. 

Queremos atingir do A ao Z: quem faz artesanato, quem faz salgado, quem é manicure, quem tem distribuidora de bebidas. É um curso de formação. O curso é rápido e depois teremos três meses de consultoria gratuita para todos os alunos, de forma individual. Temos um designer que vai desenvolver a logomarca do negócio de forma gratuito e a feira do empreendedor, com todos os alunos e os produtos que eles vendem”, complementou o articulador social. A Gerar ainda vai atuar na criação de uma associação de economia solidária com os participantes. 

Projeto Mega
Aberto a iniciantes e empresários que querem dar uma guinada nos seus negócios, o curso abordará temas como autoconhecimento, realização pessoal, gestão financeira, marketing, estratégia comercial e acesso a programas de microcrédito. Segundo a Gerar, o objetivo é apresentar essas temáticas em um ambiente colaborativo, combinando teoria e exercícios dinâmicos para fixação do conteúdo. Essa será a sétima turma do Mega em Curitiba.

Acrônimo para Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas, o projeto Mega possui uma metodologia de estruturação de novos negócios dividida em quatro etapas, que começa com a definição da comunidade, passa para seminários dos participantes, depois aplica conceitos de gamificação e termina com marketing e branding. 

A Gerar
Criada há 20 anos, a Gerar é responsável por 28% dos aprendizes atualmente empregados em Curitiba e desenvolve outros projetos voltados à comunidade, especialmente na capacitação profissional, reforço escolar e incentivo ao empreendedorismo. Nesta edição do Mega, o Ministério da Cidadania e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva também são parceiros da atividade, ao lado da Câmara Municipal de Curitiba, por meio da Escola do Legislativo.

Pensando no alcance que a CMC possui, o apoio ao curso da Gerar surgiu para oportunizar a mais cidadãos a qualificação e novas oportunidades. A Escola do Legislativo pretende viabilizar esse suporte em prol do desenvolvimento empreendedor da cidade, reforçando a aproximação entra a Câmara e a sociedade conforme prevê um de seus programas de trabalho”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Danielli Wandembruck.

As inscrições para o curso de formação de empreendedores podem ser feitas aqui.