Dia do Rock no calendário de Curitiba já pode ser votado em plenário

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 31/10/2023 12h40, última modificação 31/10/2023 14h06
Projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Educação.
Dia do Rock no calendário de Curitiba já pode ser votado em plenário

A reunião da Comissão de Educação é quinzenal e acontece na Sala das Comissões da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer reuniu-se nesta segunda-feira (30) para deliberar sobre três projetos de lei e duas indicações ao título de Cidadania Honorária de Curitiba. Destaque da pauta, a matéria que institui o “Dia do Rock” no calendário oficial já pode ser votada no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A agenda foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

A proposta sugere que o Dia do Rock seja celebrado em Curitiba, anualmente, em 13 de julho – data que remete ao icônico concerto beneficente "Live Aid" de 1985, realizado simultaneamente nos estádios de Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia. Esse evento reuniu algumas das maiores estrelas do rock da época, como Queen, U2, Led Zeppelin e David Bowie, para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O dia se tornou um marco na história da música e, desde então, é celebrado como o Dia do Rock.

A data foi sugerida por Alexandre Leprevost (Solidariedade). Esse estilo musical é conhecido pela sua diversidade e, para celebrar o Dia do Rock, fãs ao redor do mundo organizam eventos, shows ao vivo, festivais e atividades para homenagear suas bandas e músicos favoritos. Muitas estações de rádio também dedicam o dia inteiro à reprodução de clássicos do rock e de novas faixas de artistas contemporâneos. Na Comissão de Educação, a relatoria favorável ficou a cargo de Nori Seto (PP). Agora, a matéria já pode ser incluída na ordem do dia, para dois turnos de votação. 

Outras iniciativas aprovadas pela Comissão de Educação

Duas denominações de logradouros públicos foram acatadas pelo colegiado nesta reunião. Uma das homenageadas para nomear uma via pública de Curitiba é Izabel Tulio Benato, moradora de Santa Felicidade, falecida em 1989 (008.00003.2023, com substitutivo geral 031.00063.2023). A outra é Zenite Pereira da Costa, moradora da Cidade Industrial de Curitiba e que faleceu em 2014 (009.00011.2023, com substitutivo 031.00072.2023). Os autores dos projetos são de Sidnei Toaldo (Patriota) e Toninho da Farmácia (União). Os relatores foram, respectivamente, Nori Seto e Sidnei Toaldo. 

Outra homenagem, proposta por Toaldo e relatada favoravelmente por Seto, refere-se ao projeto de decreto legislativo que concede a Cidadania Honorária de Curitiba a Beatriz Spindler de Oliveira Leite (115.00008.2023). Promotora do Ministério Público do Paraná (MPPR), ela é coordenadora nacional da Comissão Permanente da Educação (Copeduc), que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. 

Já a Cidadania Honorária ao ex-deputado federal Fernando Francischini (115.00005.2023) não obteve maioria de votos e seguirá para votação em plenário sem parecer da Comissão de Educação. A iniciativa é de Rodrigo Reis (União) e foi relatada por Professora Josete (PT), que apresentou voto contráriosob o argumento de que o ex-parlamentar não está apto a receber tal homenagem. No entanto, apenas ela e Marcos Vieira (PDT) foram favoráveis ao seu parecer. Sem o apoio de Amália Tortato (Novo) e Sidnei Toaldo, não houve maioria de votos. 

O que faz a Comissão de Educação?

A função do colegiado é votar matérias e propor debates atinentes à educação em geral, desenvolvimento do turismo, cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico, diversões e espetáculos públicos, práticas esportivas e de lazer, datas comemorativas, homenagens cívicas e denominações de logradouros públicos. A Educação é presidida por Marcos Vieira. Além de Professora Josete, Amália Tortato e Nori Seto, também tem Sidnei Toaldo como membro. As reuniões ordinárias são quinzenais, às segundas-feiras, às 14h.