Material gráfico: Câmara de Curitiba alcança 67% de economicidade no pregão

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 31/10/2023 12h05, última modificação 31/10/2023 13h51
Seis gráficas vão dividir o fornecimento de materiais gráficos para a Câmara de Curitiba. Contratos somados dão R$ 167,6 mil.
Material gráfico: Câmara de Curitiba alcança 67% de economicidade no pregão

Dos 34 itens do pregão 8/2023, 32 foram arrematados após o processo de concorrência pública. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Realizada pelo portal de compras do governo federal, a licitação 8/2023 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi homologada no dia 18 de outubro. Depois da competição entre as empresas interessadas em fornecer materiais gráficos à CMC, por meio do Portal de Compras do governo federal, o certame foi encerrado com uma economicidade de 67,61% para o Legislativo. Economicidade é o termo usado para indicar a diferença entre a estimativa de custo e o valor obtido após a concorrência pública.

O pregão 8/2023 para materiais gráficos tinha 34 itens, dos quais 32 tiveram êxito (um foi declarado “fracassado”, ou seja, sem concorrentes, e o outro teve empate, inviabilizando o resultado). A estimativa da CMC, após a pesquisa de mercado, era que esses 32 itens custassem no máximo R$ 517,4 mil, mas a disputa reduziu o valor que o Legislativo desembolsará para R$ 167,6 mil. As vencedoras foram as empresas Gráfica e Editora Almeida, ACS Cut Print Cortes e Impressões Digitais, Optatec Impressão Digital, Polimpressos Serviços Gráficos, Gráfica Alta Definição e Impressoart Editora Gráfica.

O pregão foi realizado pelo sistema de registro de preços (SRP), em que o interessado em fornecer para a administração pública registra formalmente o valor do produto ou do serviço, por um determinado período de tempo, para contratações futuras. Ou seja, a modalidade pode ser comparada a um grande cadastrado de fornecedores, contratados via licitação (saiba mais), nos quais a CMC só pagará por aquilo que efetivamente usar. Os materiais gráficos são usados, por exemplo, no apoio a campanhas de conscientização voltadas aos públicos externo e interno.