Dia da Mulher será celebrado com sessão solene nesta quarta

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 06/03/2023 15h55, última modificação 06/03/2023 15h55
No dia 8, às 19h30, a CMC homenageará 12 mulheres que têm se destacado nas suas áreas de atuação.
Dia da Mulher será celebrado com sessão solene nesta quarta

A sessão solene acontecerá no Palácio Rio Branco, sede da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove a tradicional sessão solene em comemoração à data. Ao todo, 12 mulheres curitibanas serão homenageadas pela bancada feminina do Legislativo, hoje composta pelas vereadoras Amália Tortato (Novo), Giórgia Prates – Mandata Preta (PT), Maria Leticia (PV), Noemia Rocha (MDB), Professora Josete (PT) e Sargento Tania Guerreiro (União). A solenidade será às 19h30, no Palácio Rio Branco.

A data internacional foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970 e simboliza a luta histórica das mulheres pela igualdade de gênero – o ano de 1975 foi declarado pela entidade como o Ano Internacional das Mulheres. Na solenidade da próxima quarta, a bancada feminina da CMC vai agraciar 12 mulheres por sua atuação na cidade – cada vereadora pode indicar duas homenageadas. Das seis parlamentares, apenas Amália Tortato fez indicações, mas Indiara Barbosa, vereadora licenciada do Novo, fará homenagens.

Na sessão solene, portanto, serão agraciadas: Adriana Ortêncio, teóloga e pastora sênior da igreja Alcance Curitiba (indicada por Sargento Tânia Guerreiro); Amanda Medeiros Dias, médica especializada em Pediatria e Psiquiatria Infantil (escolhida por Maria Leticia); Bernardete Cosme da Silva, artesã e economista (indicada por Professora Josete); Carlinda Pereira de Almeida, conhecida como Carla da Tiradentes, liderança comunitária (indicada por Giórgia Prates); Cleise de Lima, empreendedora (escolhida por Indiara Barbosa); Eliane Magalhães, pastora sênior da Comunidade Cristã de Curitiba (nomeada por Noemia Rocha).

Também serão homenageadas: Haidê Maria de Jesus, ativista de Direitos Humanos (Giorgia Prates);
Ligia de Oliveira Klein, especialista em Neuropsicopedagogia Institucional Clínica e Hospitalar (Tânia Guerreiro); Lucimar Aparecida de Oliveira, missionária e fundadora do Ministério Assembleia de Deus Rocha Eterna (Noemia Rocha); Mônica Balestieri Berlitz, empresária, idealizadora do Clube Da Alice (Indiara Barbosa); Roselaine Mendes Ferreira, liderança feminina das catadoras de materiais recicláveis (Maria Leticia); Tatyana Scheila Friedrich, professor de Direito Internacional da UFPR (Josete).

Semana da Mulher
A solenidade faz parte da programação da “Semana Pró-Mulher: el@s no centro do debate público”, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher da CMC. A abertura dos eventos aconteceu nesta segunda-feira (6) com a cerimônia de batismo da Escola do Legislativo, que ganhou o nome da primeira vereadora eleita por Curitiba, Maria Olympia Carneiro Mochel. Familiares da ex-parlamentar, que foi a mulher mais jovem eleita para a CMC, aos 21 anos de idade, em 1947, participaram da solenidade, realizada no Palácio Rio Branco.

Amanhã (7), acontece uma roda de conversa com especialistas em gênero e fisiologia, às 16h, no auditório da CMC. Ainda na quarta, durante a Tribuna Livre, a Defensoria Pública do Paraná apresenta dados recentes sobre a violência contra a mulher no estado. Na quinta (9), o auditório recebe uma palestra sobre combate à importunação sexual. Fechando as atividades, na sexta (10), a Procuradoria da Mulher da CMC realiza uma panfletagem no centro da cidade.

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o
Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será às 19h30, na quarta. Todas as sessões solenes da Câmara Municipal de Curitiba serão transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2023.