Dia da Consciência Negra será comemorado com sessão solene na CMC

por José Lázaro Jr — publicado 18/11/2020 17h36, última modificação 18/11/2020 17h36
Pelo segundo ano consecutivo, a CMC realiza sessão solene em respeito ao Dia da Consciência Negra.
Dia da Consciência Negra será comemorado com sessão solene na CMC

Homenagem é organizada por Herivelto Oliveira, com a chancela do plenário da CMC (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na sexta-feira, 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza uma sessão solene para homenagear 20 pessoas cujo protagonismo na sociedade são inspiração na na luta contra o preconceito racial. Chancelada pelo Legislativo (062.00005.2020), a atividade é organizada pelo mandato do vereador reeleito Herivelto Oliveira (Cidadania), que convidou todos os parlamentares a participarem da cerimônia.

“Tivemos um recorde de candidatos negros, então homenagearemos alguns, em nome de todos [os que disputaram as eleições]”, comentou brevemente Herivelto Oliveira, na sessão desta quarta (18). Na relação, por exemplo, está Carol Dartora (PT), a primeira mulher negra eleita para a CMC. Evento semelhante foi realizado pelo vereador em 2019, quando reuniu em plenário negros de destaque no empreendedorismo e no mercado de trabalho (confira aqui).

A data é uma alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e está no calendário oficial do país, graças à lei federal 12.519/2011. Contudo, para ser feriado municipal, dependeria de uma norma local. Em 2013, a Câmara de Curitiba aprovou a instituição desse dia de reflexão na capital do Paraná (lei 14.224/2013), mas a iniciativa foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR).