Carlos Vereza e presidente da OAB-PR serão cidadãos honorários de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 18/11/2020 17h46, última modificação 18/11/2020 17h46
menagens foram propostas pelos vereadores Alex Rato e Dalton Borba. Amos os projetos retornam à pauta da próxima segunda (23), em segundo turno.
Carlos Vereza e presidente da OAB-PR  serão cidadãos honorários de Curitiba

Dalton Borba relatou a trajetória do advogado Cássio Telles à frente da OAB e outras entidades ligadas ao Direito. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Três dos quatro projetos de lei que estavam na pauta da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foram aprovados em primeiro turno nesta quarta-feira (18). Dois deles são homenagens ao ator, cineasta e diretor Carlos Vereza e ao presidente ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB-PR), Cássio Lisandro Telles. Se as propostas forem acatadas em segunda votação na semana que vem, ambos se tornarão cidadãos honorários da capital. 


De iniciativa de Dalton Borba (PDT), a Cidadania Honorária de Curitiba a Cássio Telles recebeu 31 votos “sim”, unanimidade em plenário (006.00010.2020). Natural de Pato Branco, sudoeste do estado, ele é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Foi presidente da subseção da OAB da sua cidade natal entre 2004 e 2006; coordenador regional da Comissão de Estágio e Exame de Ordem; vice-presidente da OAB Paraná da gestão 2013/2015.

“De 2016 a 2018 foi conselheiro federal da OAB e vice-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, lançando as Caravanas das Prerrogativas, que percorreram todo o Brasil buscando esclarecer que as prerrogativas dos advogados são, na verdade, garantias para os cidadãos. Em novembro de 2018 foi eleito para presidir a OAB Paraná no triênio 2019/2021, com 68% dos votos válidos”, destacou o autor da homenagem. 

Carlos Vereza

A iniciativa que destaca a trajetória do ator e diretor Carlos Alberto Vereza de Almeida (006.00028.2019) também foi aprovada 32 votos “sim”. Conhecido nacionalmente como Carlos Vereza, ele é ator, diretor, escritor, cineasta e conferencista brasileiro. Natural do Rio de Janeiro (RJ), o homenageado iniciou a carreira em 1959 na extinta TV Tupi. “Convidado pelo dramaturgo Dias Gomes, ingressou em 1969 na Rede Globo, tendo participado, até o momento, de mais de 50 programas, entre novelas e minisséries”, completa o autor da homenagem, vereador Alex Rato (Patriota), na justificativa do texto. 

Além de mais de 30 filmes na carreira, Carlos Vereza soma inúmeros prêmios na TV, no teatro e no cinema e foi indicado, recentemente, ao Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema de Madri pela direção e atuação no filme “O Trampo” (2019). Ele já recebeu as comendas Medalha Pedro Ernesto, Medalha Tiradentes e Medalha Oswaldo Cruz; e publicou os livros Efeito Especial, Meu Fatal Lado Esquerdo e Iscariotes - A Outra Face.

Denominação 

Com 2 abstenções e 25 votos “sim”, foi aprovada a denominação de Marcelo Tersi para um dos logradouros públicos da cidade (009.00019.2020). A matéria é de iniciativa de Zezinho Sabará (DEM). Falecido no último mês aos 43 anos, vítima de complicações da covid-19, ele era policial penal. “Ele contraiu a doença porque, mesmo sabendo do risco em que estava colocando sua própria vida, não deixou de exercer sua função pública para garantir a segurança da população”, destacou o autor da homenagem, na justificativa do projeto.

Adiamento

Para que a Prefeitura de Curitiba possa tomar conhecimento do substitutivo geral (031.00057.2020) apresentado nesta terça-feira (17) à proposta que determina à administração pública municipal, às autarquias e às fundações, a contratação de jovens aprendizes (005.00101.2018), Felipe Braga Côrtes (PSD) pediu o adiamento da votação, em primeiro turno, por quatro sessões plenárias. Com isso, o texto retorna à pauta da sessão plenária do dia 30 de novembro.