Dia da Consciência Negra: Câmara de Curitiba realiza sessões solenes

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 20/11/2023 14h55, última modificação 20/11/2023 15h14
A data de 20 de novembro é uma referência a Zumbi dos Palmares. Diferente de outras cidades brasileiras, o Dia da Consciência Negra não é feriado em Curitiba.
Dia da Consciência Negra: Câmara de Curitiba realiza sessões solenes

Parlamentares discutem a criação da Política Municipal Vini Jr., de combate ao racismo, à discriminação racial e a outras formas de intolerância étnica nos estádios, ginásios e arenas esportivas de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

No dia 20 de novembro é celebrado em todo o país o Dia Nacional da Consciência Negra, em alusão à morte de Zumbi dos Palmares. Em razão da data, a vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (20), para ressaltar a importância do dia na luta contra o racismo no Brasil. Há doze anos, graças a lei federal 12.519/2011, proposta pela senadora Serys Slhessarenko (PSB -MT), a data faz parte do calendário oficial do Brasil.

Zumbi dos Palmares foi assassinado em 1695. E a importância do dia 20 de novembro está no reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira, na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial. A comunidade negra sempre resistiu. Onde houve escravidão, houve também resistência. A humanidade sempre foi uma qualidade do povo negro. Ela permanecia tanto na tristeza do que lhes era arrancado, quanto no desejo de escapar do inferno criado pelos outros”, disse Giorgia Prates. 

“Nós precisamos sempre falar da resistência do povo preto? Sim, precisamos porque ainda somos submetidos a um cotidiano de violências, ao verdadeiro genocídio, à perseguição das nossas religiões de matriz africana, ao cárcere em massa, aos apelidos pejorativos, à violência sobretudo contra os corpos dos jovens negros, à tentativa de apagamento étnico”, afirmou Giorgia. Feriado em outras cidades brasileiras, a Câmara de Curitiba aprovou a instituição desse dia de reflexão na capital do Paraná (lei 14.224/2013), mas a iniciativa foi barrada na Justiça Estadual, a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR).

Mês da Consciência Negra: confira a agenda da Câmara de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba tem promovido diversos debates em novembro em razão da celebração do Mês da Consciência Negra. Com o tema "Microfone aberto: negritude e educação”, o seminário de iniciativa da Mandata Preta debateu os desafios para o enfrentamento do racismo nas instituições de ensino.

Já em plenário, dois projetos de lei foram discutidos e votados pelos vereadores e vereadoras: a inclusão da Marcha do Orgulho Crespo no calendário oficial de Curitiba e a criação da Política Municipal Vini Jr., de combate ao racismo, à discriminação racial e a outras formas de intolerância étnica nos estádios, ginásios e arenas esportivas da capital paranaense.

Ainda durante a semana, duas solenidades da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vão celebrar o mês da Consciência Negra. No dia 20,  acontece a comemoração do Dia da Consciência Negra, em sessão solene realizada às 19h, no Palácio Rio Branco, conforme requerimento do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), aprovado pelo plenário no dia 17 de outubro (061.00066.2023);  E no dia 21, terça-feira, por iniciativa de Giorgia Prates (061.00076.2023), será realizada na CMC a solenidade “Ubuntu - celebração da cultura negra em Curitiba”. O objetivo é reunir, em um só lugar, diferentes vertentes, como samba, poesia, capoeira e hip-hop.

*Noticia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques