Dia da Bíblia é comemorado pela Câmara Municipal de Curitiba

por João Candido — publicado 14/12/2021 15h39, última modificação 14/12/2021 15h39
Comemoração da data no segundo domingo do mês de dezembro teve suas origens na Inglaterra, após a Reforma Protestante
Dia da Bíblia é comemorado pela Câmara Municipal de Curitiba

| Evento em comemoração ao Dia da Bíblia foi proposto pela vereadora Noemia Rocha e contou com a participação de religiosos que exaltaram a matéria, classificando-a como “Livro dos Livros”. (Foto:Rofrigo Fonseca )

Nessa sexta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) comemorou a Dia da Bíblia. O evento foi promovido pelo Legislativo em associação com a Sociedade Bíblica do Brasil. A iniciativa foi da vereadora Noemia Rocha (MDB), para quem é importante que se celebre o “livro dos livros” em um espaço de poder. “O salmista diz que a palavra da Bíblia é lâmpada para os pés. Quem não precisa de luz nos dias atuais?”, indagou a parlamentar, que presidiu a mesa.
Compareceram ao evento o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba; Jonas Lindner, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil, Pastor Flávio Sauer, presidente do Núcleo Pastoral de Curitiba; coronel Machado, do Corpo de Bombeiros; o coronel Beckett, representando o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira e o major Fábio, diretor administrativo da igreja Assembleia de Deus

Para o pastor Jonas Lindner, da Assembleia de Deus, não é por acaso que o Dia da Bíblia seja comemorado próximo ao natal. “A palavra sagrada diz que o verbo se fez carne e, na prática, foi o que aconteceu: a vinda de Jesus estava prevista desde há muito, mas com seu nascimento, a figura imaginada de Jesus se fez carne, isto é, começou a andar entre nós”, explicou o pastor. No Brasil, o Dia da Bíblia passa a ser comemorada de forma regular e sistemática em 1948, quando alguns jovens religiosos se reúnem em São Paulo, no bairro Ipiranga, com o intuito de proporcionar, nas palavras do pastor, “um alento e um refrigério para o país”.
Em um vídeo institucional, o reverendo Assis Pereira lembrou de uma cena protagonizada por seu pai que, na já era ligado à Associação desde a fundação da entidade. Pereira testemunhou seu pai contribuindo com dinheiro, que era entregue aos religiosos em companhia dos nomes dos 4 filhos. Ao término do ato, o pai de Pereira disse que o dinheiro seria empregado na “Causa da Bíblia”. A cena impressionou tanto o orador que ele resolveu dedicar-se ao tema, tornando-se um religioso evangélico.
Em 1966 a Sociedade Bíblica teve seu caráter filantrópico reconhecido. Em 2001, a data passou a ser comemorada em âmbito nacional. “Creio que todos nós devemos agradecer, pois a propagação da palavra pode ser feita sem qualquer restrição. A palavra de Deus é eficaz e salva vidas”, concluiu.

Wagner Tadeu dos Santos Gaby, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba, iniciou sua fala exaltando a Bíblia, dizendo que trata-se do livro que contém a mente de Deus. “Além de ser um guia espiritual, a Bíblia traz muitas promessas. São 7487 ao todo. Só no Salmo 37, há mais de 40 promessas”, disse o pastor. Para ele, ainda é necessário pôr em prática os ensinamentos de Deus.

De acordo com o pastor Gaby, era o que fazia o jurista Rui Barbosa no Brasil do início do século XX. Segundo o religioso, Rui, em algum momento teria dito que a Bíblia deve estar na base das pilhas de livros, pois é ela quem sustenta todo o peso dos demais livros. Se ela não estiver na base, certamente a pilha não se sustentará. “Este é um dos motivos pelos quais a Bíblia deve estar em nossos corações e guiar nossos passos”, afirmou Gaby.

O presidente da Assembleia de Deus no Paraná mencionou quantas vezes certas palavras são citadas na Biblia. Alegria, por exemplo, aparece 151 vezes e o verbo alegrar, 223. Por outro lado, alegre, só pode ser lida 29 vezes em todos os textos bíblicos. Alegremente, 3. “Júbilo aparece na Bíblia em 63 momentos e a palavra regozijar, 61”. De acordo com o religioso, o livro mais apropriado pra se iniciar na leitura dda Bíblia é o Evangelho de São João, que mostra um pouco do relacionamento entre jesus e os apóstolos.