Demonstração técnica prepara novos vereadores para sessões online da CMC

por José Lázaro Jr. — publicado 28/01/2021 18h11, última modificação 28/01/2021 18h11
O presidente Tico Kuzma (Pros) e a primeira-secretária, Flávia Francischini (PSL), simularam as etapas de uma sessão comum, que eram explicadas aos novos vereadores.
Demonstração técnica prepara novos vereadores para sessões online da CMC

Sessão simulada explicou aos novos vereadores as etapas e os procedimentos da videoconferência. Foto: Carlos Costa/CMC)

Por iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Departamento de Processo Legislativo (Deprole) fez uma demonstração técnica, nesta quinta-feira (28), sobre o funcionamento das sessões plenárias da CMC por videoconferência. O presidente Tico Kuzma (Pros) e a primeira-secretária, Flávia Francischini (PSL), simularam as etapas de uma sessão comum, enquanto a servidora Izabela Marchiorato as explicava aos novos parlamentares o funcionamento dos mecanismos de registro de presença, de votação e de manifestação.

“Em razão da pandemia do novo coronavírus, estendemos a realização das sessões por videoconferência até o final de fevereiro, para evitar o contágio na CMC. No final do mês, reuniremos os vereadores para avaliar esse protocolo sanitário”, explicou Kuzma aos vereadores, informando a eles que na próxima segunda-feira (1º), regimentalmente, não são votados projetos. Os debates em plenário serão retomados na terça e quarta, “com uma pauta leve”, adiantou o presidente da CMC, “para que todos possam se ambientar com o ambiente de participação e de votação”.

Diferente da legislatura anterior, quando o arquivamento compulsório de todas as proposições “travou” a CMC por mais de um mês, uma mudança recente no Regimento Interno solucionou o problema ao manter os projetos do Executivo e dos vereadores reeleitos em tramitação. A medida “salvou” do arquivamento 165 projetos de lei, dos quais 96 estão aptos à discussão em plenário – a pauta de terça e quarta ainda não foi divulgada, mas estará disponível no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

“Outro informe aos vereadores é que a Mesa irá retomar a realização das Tribunas Livres, às quartas-feiras, para discutir temas importantes para a cidade diretamente com a sociedade civil, convidando seus representantes para conversarem conosco dentro da sessão plenária”, disse Tico Kuzma. A demonstração ocorreu sem sobressaltos, chegando a ter momentos descontraídos, como a simulação de debate entre Denian Couto (Pode) e Renato Freitas (PT), “que com certeza acontecerá nas sessões”, brincou o último.

A primeira sessão plenária da 18ª legislatura acontece nesta segunda-feira (1º), às 9h, com transmissão nas redes sociais da CMC (YouTube, Facebook e Twitter).