Demandas do Fala Curitiba “largam na frente” no cumprimento do PPA

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/05/2023 12h30, última modificação 09/05/2023 13h49
Técnicos do Imap apresentaram aos vereadores o andamento dos produtos, metas e indicadores do Plano Plurianual 2022-2025.
Demandas do Fala Curitiba “largam na frente” no cumprimento do PPA

Presidente e técnicos do Imap apresentaram relatório de metas do PPA 2022-2025 na CMC. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Dos 373 produtos que a Prefeitura de Curitiba planeja entregar à população até 2025, 46 já foram implementados, mostrou, nesta terça-feira (9), o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Técnicos do Imap apresentaram o relatório do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), durante uma audiência pública, coordenada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. A atividade foi transmitida ao vivo no canal da CMC no YouTube e ocupou o horário da sessão plenária na manhã de hoje.

“A gente tem um instrumento muito importante de relacionamento com a comunidade, que é o Fala Curitiba. Muitas das coisas que a gente vê já como produto implementado advêm do Fala Curitiba”, constatou a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos. Ela deu como exemplos desses produtos requisitados pela população, durante a fase de elaboração das peças orçamentárias, a inauguração da academia de ginástica na Rua da Cidadania do Pinheirinho e a remoção de 40 toneladas de entulho do Ribeirão dos Padilhas.

Produtos, metas e indicadores

Quem abriu as falas foi o presidente do Imap,  Alexandre Matschinske, que, além da diretora de planejamento, veio à CMC acompanhado de Karen de Almeida, Dayana Halnich e Maíra Cabral, da equipe técnica do instituto. Ele destacou que a audiência pública é uma inovação exigida pelo Legislativo, que incluiu a obrigação da prestação de contas anual do cumprimento do PPA na lei 15.926/2021. “A lei não determina uma forma específica para o PPA, então cada gestão o realiza de uma forma própria”, explicou.

“É feita uma construção com o Imap [dos produtos, metas e indicadores do PPA], então nós sentamos com as secretarias para a construção do plano [de ação], e elas assumem os compromissos com essas metas. Daí o instituto faz o acompanhamento para ver se, ano a ano, acontece a evolução necessária para que as metas sejam atingidas até o final da gestão. Os indicadores têm um papel muito importante nesse trabalho, porque é por meio deles que nós conseguimos monitorar a efetividade dos programas e projetos”, explicou Matschinske. 

“[Isto que apresentamos hoje] são percentuais muito diferentes dos que a gente apresentou no final do ano passado aqui, pois era um relatório de quatro anos de gestão. Neste, é apenas o primeiro ano do PPA, logo é natural que as coisas estejam ainda no início, começando. Ainda temos três anos para entregar tudo que foi proposto, mas a maioria está em andamento, com algumas já entregues. Os dados são do final de 2022”, contextualizou Adriane dos Santos.

Andamento do PPA 

Com 161 páginas, o PPA 2022-2025 define os programas-chave da Prefeitura de Curitiba pelos próximos anos, marcados pelo aguardado retorno à normalidade após a pandemia da Covid-19. O PPA está construído em três eixos (solidariedade, responsabilidade e sustentabilidade), que se dividem em nove áreas de ação. Os programas Viva Curitiba que Não Dorme, Viva Curitiba Cidadã e Viva Curitiba Saudável são ligados às áreas de saúde, educação, segurança, habitação, segurança alimentar e nutricional, esporte e lazer, assistência social e cultura.

O Viva Curitiba Tecnológica, Viva uma Nova Curitiba e Viva Curitiba Mais Ágil referem-se à requalificação de espaços urbanos, acessibilidade, transporte, trânsito, empreendedorismo, estruturação como polo turístico e integração metropolitana. O Viva Curitiba Transparente trata de políticas públicas, transparência, melhoria da gestão, facilitação do processo decisório, fortalecimento da democracia e direitos dos cidadãos e servidores.

Programa

Objetivo

Produtos

Concluídos

Em andamento

Viva Curitiba que Não Dorme 

Aperfeiçoar os serviços prestados pela Prefeitura, integrando tecnologia na busca da efetivação dos direitos, da inclusão na sociedade, do acesso a política do trabalho e de redução dos índices de criminalidade.

32

8 (25%)

24 (75%)

Viva Curitiba Cidadã

Aprimorar políticas públicas, ampliando, modernizando e buscando sempre novas soluções dos serviços prestados pela Prefeitura, visando a constante melhoria da qualidade de vida do cidadão e aplicando o princípio da equidade, garantido assim, o direito a condição de pertencimento de uma pessoa à comunidade nas áreas da Habitação, Educação, Cultura,Segurança Alimentar e Nutricional e Esporte e Lazer

91

12 (13%)

79 (87%)

Viva Curitiba Saudável

Aperfeiçoar os serviços prestados pelo SUS curitibano integrando tecnologia e humanização na atenção à saúde, permitindo melhoria no cuidado e nos indicadores de saúde da população.

12

0

12 (100%)

Viva Curitiba Tecnológica

Prospectar, desenvolver e fomentar inovações e o empreendedorismo locais, visando soluções sustentáveis, criativas e conectadas, com visão metropolitana, e foco na excelência do atendimento à população para a consolidação de uma cidade inteligente, resiliente e humana.

32

1 (3%)

31 (97%)

Viva Uma Nova Curitiba 

Promover o desenvolvimento sustentável e ordenado da cidade dando continuidade aos processos de manutenção e recuperação urbana e fortalecê-la como destino turístico.

99

12 (12%)

87 (88%)



Viva Curitiba Mais Ágil

Promover o transporte público de Curitiba, modernizar os eixos de transporte e ampliar a oferta de opções de deslocamento por meio da mobilidade ativa, consolidando Curitiba como uma cidade de deslocamento eficiente, ágil, seguro e sustentável.

84

9 (11%)

75 (89%)

Viva Curitiba Transparente

Buscar a efetividade das políticas públicas de maneira comprometida, pautando-se no planejamento, controle, responsabilidade e transparência, que já fazem parte da gestão da cidade, com equilíbrio financeiro, respeitando os princípios básicos da prudência no manuseio da coisa pública, e, também, proporcionando a eficiência na prestação dos serviços públicos e na busca da satisfação dos cidadãos

23

4 (17%)

19 (83%)

 

Entenda o que é o PPA

O orçamento municipal é construído com base no PPA, que tem validade de quatro anos. Ele é sempre votado nos primeiros doze meses de cada gestão e tem validade até o ano posterior à eleição seguinte, para evitar “furo” no planejamento da cidade. O PPA é um controle adicional dado à população de que a Prefeitura de Curitiba não dará guinadas bruscas na administração da cidade.

O PPA funciona de forma coordenada com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). É que, mesmo que a Lei de Diretrizes Orçamentárias não seja o orçamento da cidade, é nela que está fixada a relação de metas físicas para a Prefeitura de Curitiba do ano seguinte. A LDO fixa limites à LOA, antecipando à população com o que a Prefeitura de Curitiba planeja gastar os recursos públicos. E as metas da LDO se reportam àquelas contidas no Plano Plurianual.

A Comissão de Economia é presidida por Serginho do Posto (União), sendo composta por Indiara Barbosa (Novo), vice, Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos) e Professora Josete (PT). Depois que foi concluída a apresentação, houve um segundo momento, com perguntas dos vereadores à equipe do Imap (consulte aqui).