Gilmar Mendes, Athletiba e mais notas do dia 9 de maio

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 09/05/2023 14h45, última modificação 09/05/2023 17h29
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Gilmar Mendes, Athletiba e mais notas do dia 9 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 9 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Gilmar Mendes I*
Indiara Barbosa (Novo) usou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (9), para criticar as declarações do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em entrevista ao programa Roda Viva na última segunda-feira (8). Na oportunidade, Mendes criticou a Operação Lava Jato e o senador Sérgio Moro (União). “Curitiba gerou Bolsonaro e tem o germe do fascismo”, disse o ministro. Para a vereadora Indiara, este tipo de comentário deve ser tratado como “preconceituoso e generalista”. “Nós, enquanto Câmara, não podemos permitir esse tipo de absurdo. Repudio essa fala em relação em nossa cidade”, declarou.

Gilmar Mendes II*
Além de Indiara Barbosa, os vereadores Pier Petruzziello (PP), Eder Borges (PP) e Rodrigo Braga Reis (União) criticaram a fala de Gilmar Mendes sobre Curitiba. Todos prometeram voltar ao assunto nesta quarta-feira (10), quando deverão ser votadas moções de protesto contra o ministro do STF. Indiara Barbosa anunciou que ela e Marcelo Fachinello (PSC), presidente da CMC, estão preparando um requerimento e que os parlamentares podem coassinar a proposição; Reis já cadastrou outro, individual, no qual chama Mendes de "persona non grata" (413.00003.2023). 

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Visitas*
Ainda durante a sua fala, a vereadora Indiara destacou que realizou visitas, no último final de semana, a grandes projetos sociais que são realizados em Curitiba. “Tive a oportunidade de presenciar e prestigiar a Virada Social, organizada pela Associação Beneficente Curitibana, a qual coordena o Projeto Educa, no qual fui voluntária” destacou a parlamentar. Outros destaques citados por Indiara foram o tradicional churrasco de domingo do Pequeno Cotolengo e o Projeto Aprova, coordenado pela Gerar, organização social sem fins lucrativos.

Torcida única*
Pier Petruzziello (PP) se posicionou contra o clássico Athletiba de domingo (13), às 18h30, na Arena da Baixada, com torcida única. "Torcida única é a derrota do poder público. Torcida única não é o caminho para combater a violência", declarou o parlamentar. Devido aos acontecimentos do Athletiba disputado no dia 16 de fevereiro, quando as torcidas trocaram agressões entre si nas arquibancadas do Couto Pereira, os confrontos seguintes seriam disputados no modelo de torcida única como forma de punição aos clubes. A recomendação  do formato partiu da Polícia Civil e do Ministério Público. “Não tem cabimento algum esse tipo de situação. O poder público com essa determinação mostra sua incapacidade”, destacou. 

Transporte público*
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) encaminhou pedido de informações à Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre o transporte público. Ela quer saber qual será a fonte dos recursos para a aquisição de 70 ônibus elétricos para o município, bem como o impacto estimado da compra na tarifa técnica do transporte coletivo (062.00310.2023). 

Locatário*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Professor Euler (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a quantidade de imóveis em que o executivo figura na condição de locatário. O parlamentar solicita ainda o valor mensal pago a título de locação de cada um destes imóveis bem como a respectiva finalidade a que se destinam (062.00311.2023).

Segurança*
As ações e medidas preventivas adotadas para conter assaltos no bairro Bigorrilho, além de levantamento contendo os índices de assaltos registrados na região fazem parte do pedido de informações do vereador Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba (062.00312.2023).

Visita em plenário*
O vereador Tito Zeglin (PDT) registrou a presença em plenário de Ana Moro, presidente estadual do PDT, recepcionada pelos vereadores do partido.

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Leônidas Dias (Solidariedade), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Jurandir Vicente Soares, aos 86 anos, conhecido como alfaiate. Também foi incluído na homenagem, a pedido da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), o nome de David Miranda, ex-deputado federal. O falecimento da cantora Rita Lee, também foi lamentado em plenário por Pier Petruziello (PP).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques