Deficientes podem ter espaços reservados

por Assessoria Comunicação publicado 03/07/2008 16h50, última modificação 22/06/2021 06h29
O vereador Roberto Hinça (PDT) pretende assegurar acomodação digna aos portadores de deficiências física e motora para assistir a qualquer espetáculo na cidade. O parlamentar sugere a instalação de espaço e assentos reservados em salas de exibições nos cinemas, teatros, circos, casas de espetáculos e similares.
No documento, em tramitação na Câmara de Curitiba, Hinça argumenta que, ao melhorar a acomodação, amenizará o número de incidentes com portadores de necessidades especiais. “Essas pessoas, quando tentam se acomodar em sala de exibição, passam por constrangimentos pela demora e dificuldade de espaço para cadeirantes ou assentos que não os comporta”, diz.
Clientela
Hinça destaca que, com a adequação do espaço, as empresas também poderão obter vantagens financeiras, com o acréscimo da freqüência de nova categoria de clientes nas salas. O parlamentar defende a legalidade da proposta, apontando que “a Constituição federal estabelece que existe competência comum da União, Estados e municípios em matéria de proteção e garantia dos portadores de deficiência. Além disso, temos sempre que legislar para a coletividade, tendo conhecimento das particularidades e limitação da população especial.”