Das escolas à vacinação de imigrantes, CMC segue no combate à covid-19

por José Lázaro Jr. — publicado 05/10/2021 18h08, última modificação 05/10/2021 18h08
Indicação de ato administrativo ou de gestão aprovada pelo plenário será enviada à prefeitura como sugestão.
Das escolas à vacinação de imigrantes, CMC segue no combate à covid-19

Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas, presencial e por videoconferência. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Para garantir que não haja mais pessoas dentro das escolas que as estritamente necessária, no momento em que a capital do Paraná retomou as aulas presenciais, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (5), uma sugestão ao Executivo para que os docentes cumpram a hora-atividade em home office, sem se deslocarem até as escolas. A indicação de ato administrativo é da Professora Josete (PT) e teve o apoio, em plenário, de Nori Seto (PP), presidente da Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas (203.00458.2021).

“A hora-atividade é o momento em que os professores planejam as aulas e geralmente há a concentração dessas horas num único dia, no qual eles vão para a escola e fazem lá seu trabalho. O que pedimos é que na pandemia os profissionais possam realizar isso em casa, para garantir a segurança de todos no ambiente escolar”, explica a vereadora Professora Josete. Ela entende que, apesar da redução de contaminações e de mortes, a retomada da atividade enquanto o vírus ainda circula pode provocar nova subida dos casos no fim do ano.

“Levamos esse questionamento à Secretaria Municipal de Educação”, adiantou Nori Seto, explicando em seguida que a prefeitura colocou como entrave para a medida o fato que é no dia da hora-atividade que muitos pais e membros da comunidade escolar procuram os professores para conversar. Contudo, o presidente da Frente Parlamentar disse apoiar a ideia. Outra sugestão alinhada às preocupações com a pandemia em Curitiba, relacionada aos imigrantes, foi apresentada por Carol Dartora (PT) e acatada pelo plenário em votação simbólica. 

Carol Dartora pede que a prefeitura passa a aceitar, para fins de vacinação contra a covid-19, além da Carteira Nacional de Estrangeiro e de Migrante, outros documentos que comprovam a situação de migração dessas pessoas. Ela lista como opções, além dessas carteiras, mesmo se vencidas, o Protocolo de Solicitação de Refúgio e o passaporte do país de origem “ainda que esteja sem o carimbo de entrada”. Também sugere a dispensa de apresentação de comprovante de residência para vacinação de imigrantes e refugiados em Curitiba (203.00475.2021).

Sugestões ao Executivo
Outras duas sugestões à Prefeitura de Curitiba foram debatidas hoje em plenário. João da 5 Irmãos (PSL) defendeu que um semáforo no cruzamento da rua Eunice Bettini Bartoszeck com a rua Sargento Luiz Gonzaga Martins Ribas, no bairro Uberaba, seria benéfica para a comunidade (203.00467.2021). “É uma área com escolas, comércio e posto de saúde”, lembrou. O vereador destacou que a demanda surgiu graças ao seu “gabinete móvel”, no qual recebeu o pedido da comunidade.

Na mesma linha de demanda localizada, Toninho da Farmácia (DEM) reforça a requisição para que a Urbs verifique a criação de uma linha alternativa de ônibus, ligando o Terminal do Tatuquara ao Terminal do Pinheirinho, “pois isso facilitaria muito para quem vai até o centro da cidade” (203.00469.2021).

Foram aprovadas mais indicações ao Executivo, por votação simbólica, mas sem discussão em plenário. É o que aconteceu com o pedido de Marcelo Fachinello (PSC) para que a Prefeitura de Curitiba libere a realização, na categoria de evento-teste, da Corrida de Rua da Santa Casa de Curitiba (203.00460.2021) e com a sugestão de Pier Petruzziello (PTB) para que haja equiparação dos benefícios pagos pelo Executivo a atletas e paratletas (203.00462.2021).

Mauro Bobato (Pode) sugere ao Executivo a implantação de programa similar ao “Aprender Valor”, do Banco Central do Brasil (203.00464.2021), e Marcos Vieira (PDT) requer a construção de pistas de skate no Umbará (203.00465.2021) e na praça Jardim Natal (203.00466.2021). João da 5 Irmãos (PSL) sugere a construção de uma rotatória no bairro Uberaba (203.00468.2021) e Leonidas Dias (Solidariedade) intercede pela reabertura do bosque Reinhard Maack (203.00473.2021).

Também recebeu a chancela do plenário a indicação do Professor Euler (PSD) para que sejam retiradas as correntes que impedem usuários do transporte de ocuparem os assentos frontais dos ônibus (203.00470.2021), a sugestão de Mauro Bobato (Pode) para que pessoas que perderam a vacinação por terem contraído covid-19 tenham prioridade na imunização (203.00472.2021). Por fim, Dalton Borba (PDT) pede que a CMC instale fraldário e sala de amamentação nas suas instalações (203.00461.2021).

Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los e submetidas ao plenário. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.

Todas as sessões plenárias da CMC são transmitidas pelas redes sociais do Legislativo – YouTube, Facebook e Twitter.