Curitiba reconhece data para Dia da Dança de Salão

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 08/05/2023 10h20, última modificação 08/05/2023 10h53
Além de confirmar a revisão da multa para terrenos baldios, o plenário acatou proposições em primeiro turno.
Curitiba reconhece data para Dia da Dança de Salão

O vereador Herivelto Oliveira defendeu a inclusão da data alusiva à dança de salão no calendário oficial de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nessa segunda-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou, em primeiro turno, com o projeto de lei para instituir o 15 de maio como Dia da Dança de Salão. Proposta por Herivelto Oliveira (Cidadania), a data passaria a integrar o calendário oficial de eventos da capital paranaense. A justificativa é fomentar eventos relacionados às danças sociais e ao interesse da população na prática. Com 28 votos positivos e 2 abstenções, a iniciativa retorna à pauta, na próxima terça (9), para a confirmação em plenário (005.00116.2022).

“A dança é uma atividade muito importante na vida das pessoas. Basta que a gente vá a uma festa de 15 anos, a uma festa de casamento, para a gente ver a alegria que as pessoas sentem quando estão dançando a dois, principalmente, que é o caso da dança de salão”, disse o autor. “Mas não é só isso. A dança movimenta o comércio, movimenta a indústria, movimenta o calendário de eventos da cidade”, justificou.

>> Leia também:
Câmara de Curitiba confirma revisão da multa para terrenos baldios

A dança de salão, ou dança social, surgiu na Europa, no século 14, e se popularizou no século 16. Desembarcou no Brasil em 1808, com a vinda na família real. A data escolhida para a celebração, 15 de maio, marca o nascimento da “Grande Dama da Dança de Salão”, Maria Antonietta Guaycurus de Souza.

“[Ela] tornou-se conhecida com mãe e diva da dança brasileira, servindo de inspiração para grades dançarinos, Carlinhos de Jesus e Jaime Arouche”, citou Oliveira. “A cidade ganha em expressão artística, turística, cultural, social e educacional, podendo virar um polo atrativo em diversos segmentos. E ganha também a sociedade curitibana, através de uma atividade que traz muitos benefícios”, finalizou o vereador.

Profissional do Ano

O plenário também acatou, em primeiro turno, com 29 votos “sim” e 2 abstenções, projeto de decreto legislativo assinado pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. A proposição trata de indicações feitas pelos vereadores ao Prêmio Profissional do Ano. A relação traz o nome de 29 pessoas pelo destaque em trabalhos desempenhados nas áreas da indústria, do comércio e de serviços em Curitiba (110.00001.2023). A sessão solene, para a entrega das homenagens, está prevista para a noite do dia 17 de agosto. 

Na quarta (10), outros dois projetos de decretos legislativos, da Comissão de Educação, estarão na pauta, para a análise em primeiro turno. Um deles institui os 28 homenageados na próxima edição do Prêmio Ecologia e Ambientalismo, entre pessoas físicas, organizações sem fins lucrativos e empresas; o outro, as 22 pessoas e entidades que serão contempladas com o Prêmio Papa João Paulo II (respectivamente, 097.00001.2023 e 016.00001.2023). 

Os prêmios conferidos pela CMC, além dos títulos de Vulto Emérito e de Cidadania Honorária, são regulamentados pela lei municipal complementar 109/2018. Os vereadores têm uma data-limite para as indicações aos prêmios, que são analisadas, uma a uma, pela Comissão de Educação. 

Se as proposições atenderem aos critérios legais, são reunidas num projeto de decreto legislativo, de autoria de Educação. Antes da votação em plenário, a iniciativa passa pela análise da Procuradoria Jurídica (Projuris) e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Na quarta, também está previsto, no espaço da Tribuna Livre, debate sobre o Programa Justiça no Bairro, que oferta serviços gratuitos à população (saiba mais). Na terça (9), os espaços da ordem do dia, do grande expediente e das explicações pessoais foram reservados à audiência pública de prestação de contas do cumprimento das metas e dos programas de governo do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 (confira). 

As sessões plenárias começam às 9h e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba