Curitiba pode ganhar Rota Gastronômica Sem Glúten na segunda-feira

por José Lázaro Jr. — publicado 13/11/2020 09h11, última modificação 13/11/2020 09h11
Com cinco projetos na pauta, em primeiro turno também serão votadas homenagens ao autor Carlos Vereza e ao empresário Luiz Bonamin.
Curitiba pode ganhar Rota Gastronômica Sem Glúten na segunda-feira

Restaurantes e demais estabelecimentos da Rota Gastronômica da Comida sem Glúten seriam credencidos pela Associação dos Celíacos do Paraná. (Foto: Canva)

Reunir os estabelecimentos comerciais credenciados pela Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar) numa rota gastronômica chancelada pelo poder público, dentro de uma política municipal de incentivo à alimentação saudável. É a proposta que os vereadores votarão, nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O projeto de lei (005.00134.2020) foi apresentado por Bruno Pessuti (Pode) em julho deste ano e passou pelas comissões de Constituição e Justiça, de Turismo e de Saúde antes de vir ao plenário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença celíaca atinge 1% da população mundial, sendo caracterizada por uma reação imunológica exagerada a uma proteína comum em produtos com cereais. As pessoas com doença celíaca, ao ingerirem esses alimentos, sofrem com inchaço do intestino e diarreia, resultando numa má absorção de nutrientes que pode levar à anemia. “Outros países possuem um turismo gastronômico forte para celíacos, como é o caso de Espanha, Áustria, Alemanha e França”, aponta Bruno Pessuti.

Também serão votados, em primeiro turno, a sugestão para que o ator Carlos Alberto Vereza de Almeida receba a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00028.2019), proposta por Alex Rato (Patriota), e a homenagem póstuma a Luiz Bonamin (009.00017.2019), protocolada por Pier Petruzziello (PTB), com a indicação para que ele denomine um logradouro público na cidade. Bonamim foi empresário do ramo das auto peças e dirigente da Sociedade Morgenau.

Segundos turnos
Em segundo turno, os vereadores votam para confirmar a homenagem póstuma à Lúcia Camargo, que marcou época na cena cultural do Paraná (009.00010.2020). Por iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM), o nome da ex-diretora da Fundação Cultural de Curitiba e ex-secretária estadual de Cultura do Paraná poderá denominar um logradouro público na cidade. Também precisa de ratificação a concessão da declaração de utilidade pública à Associação Educar com Amor (014.00018.2020), requerida por Noemia Rocha (MDB). Ambas as proposições foram debatidas em plenário semana passada, na primeira apreciação dos vereadores.

Na CMC, a lista com os projetos que serão votados em plenário pelos vereadores é chamada de Ordem do Dia. Confira a de segunda, de terça e de quarta-feira. Até a publicação desta notícia apenas um requerimento registrado para discussão na Segunda Parte da Ordem do Dia, tratando de justificativa de ausência, mas outros podem ser acrescentados até o início da sessão plenária.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).