Expoente da cultura, Lúcia Camargo ganha homenagem póstuma da Câmara

por José Lázaro Jr — publicado 11/11/2020 15h55, última modificação 11/11/2020 16h11
Dos cinco projetos na pauta, três foram aprovados. Oxigenoterapia em casas de repouso será votada em dezembro.
Expoente da cultura, Lúcia Camargo ganha homenagem póstuma da Câmara

Em razão da pandemia do novo coronavírus, sessões plenárias da CMC seguem sendo realizadas de forma remota, pela internet. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por unanimidade, os vereadores da capital do Paraná, nesta quarta-feira (11), aprovaram a indicação para que um logradouro público da cidade receba o nome de Lúcia Maria Glück Camargo. A homenagem póstuma é uma iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM) e recebeu 30 votos favoráveis, em primeiro turno, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A proposição (009.00010.2020) foi o destaque da Ordem do Dia hoje.

Jornalista e pedagoga de formação, Lúcia Camargo foi diretora da Fundação Cultural de Curitiba, secretária de Cultura do Paraná e, morando fora do estado há 20 anos, presidiu o Instituto Cultural Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e atuou na direção artística e técnica do Teatro Municipal de São Paulo. “Ela estava sempre aqui, pois foi curadora do Festival de Teatro de Curitiba. [A denominação] é uma homenagem de todos os artistas da cidade”, comentou Julieta Reis, que leu o currículo de Lúcia Camargo em plenário. Serginho do Posto (DEM) apoiou a homenagem.

Também em primeiro turno, os vereadores acataram, com 29 votos favoráveis, a concessão de declaração de utilidade pública para a Associação Educar com Amor (014.00018.2020). Segundo a propositora, Noemia Rocha (MDB), a entidade trabalha na formação de crianças e adolescentes da Região Sul, nos bairros Sítio Cercado e Ganchinho. “[A cidade] depende da sociedade civil no trabalho social”, afirmou a parlamentar, justificando que a Educar com Amor faz jus ao seu nome no tratamento dado aos jovens atendidos.

Em segundo turno, com 31 votos, foi ratificada declaração de utilidade pública para a Associação Mundo para Todo Mundo (014.00059.2019).Iniciativa é do vereador Paulo Rink (PL). Constava na pauta, mas teve a votação adiada, a sugestão para que o ator Carlos Alberto Vereza de Almeida receba a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00028.2019). Com o autor, Alex Rato (Patriota) ausente na hora da votação, o projeto teve a análise transferida para a próxima sessão, na segunda-feira que vem (16).

Oxigenoterapia

Por 13 votos a 9 foi adiada a votação, marcada para hoje, da proposta que obriga clínicas, unidades e residências geriátricas sediadas na capital a manterem equipamentos destinados à oxigenoterapia (005.00331.2017). Por sugestão do líder do Executivo na CMC, Pier Petruzziello (PTB), a proposta será avaliada, em primeiro turno, no início de dezembro. A propositora, Maria Leticia (PV), protestou. Para ela, a postergação “foi uma medida equivocada”, feita “sem diálogo com a autora”.