Criação de curso de Fonoaudiologia na UFPR tem apoio da Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 27/04/2022 16h55, última modificação 28/04/2022 09h01
Moção de apoio foi apresentada pelo vereador Professor Euler e aprovada, em votação simbólica, na sessão plenária desta quarta-feira.
Criação de curso de Fonoaudiologia na UFPR tem apoio da Câmara de Curitiba

A demanda do Conselho Profissional de Fonoaudiologia foi trazida para a CMC pelo Professor Euler. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Atendendo a uma solicitação do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Crefono), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta quarta-feira (27), uma moção de apoio à criação de um curso de Fonoaudiologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A sugestão partiu do vereador Professor Euler (MDB), que a discutiu pessoalmente com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, que encorajou o parlamentar a buscar o apoio da CMC à proposta.

“[Ricardo Marcelo, reitor da UFPR] disse que a UFPR tem interesse na implantação do curso de Fonoaudiologia no futuro, porque no momento não há recurso financeiro no orçamento para isso”, relatou Euler, concordando que a medida implica mais espaço físico, docentes e estruturas de apoio. “A moção de apoio ajuda a dar força a esse pedido [do Crefono]. A UFPR tem atualmente quase todos os cursos possíveis, mas ainda não o de Fonoaudiologia”, opinou o parlamentar.

Levada à votação simbólica, a moção de apoio (416.00005.2022) foi aprovada pela Câmara de Curitiba. O requerimento será convertido em ofício e enviado à UFPR, para registro da manifestação do acolhimento da demanda do conselho profissional pelo Legislativo. Em Curitiba, somente a Tuiuti oferece o curso de Fonoaudiologia e, entre as universidades públicas do Paraná, segundo o Crefono, apenas a Unicentro - Irati - tem turmas para a formação especializada desses profissionais.